Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1661
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A questão do real no documentário autobiográfico: uma análise comparativa entre os elementos de linguagem presentes nos filmes 33 e Santiago
???metadata.dc.creator???: Fabricio, Fernanda Biazetto Vilar 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Andacht, Fernando
???metadata.dc.contributor.referee1???: Uchôa, Fabio Raddi
???metadata.dc.contributor.referee2???: Baggio, Eduardo Tulio
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tem como objetivo analisar como os filmes 33 (2003), de Kiko Goifman e Santiago (2007), de João Moreira Salles usam do meio de expressão do documentário autobiográfico para representarem uma reflexão não apenas nem centralmente sobre a vida dos autores/diretores mas sobre o próprio gênero fílmico que eles realizam. Com isso, a hipótese que se levanta é de que as técnicas de locução over, as reflexões do autor/diretor, as entrevistas e a escolha do preto e branco, trazem elementos retóricos que reforçam a representação do subgênero do documentário autobiográfico, e com isso salientam o efeito do real barthesiano (1968). Para tanto, o problema aqui exposto é de descrever e analisar com rigor quais são essas técnicas utilizadas e sua contribuição ao efeito semiótico mencionado nos filmes, para saber se elas podem ser consideradas como elementos retóricos centrais desses documentários autobiográficos, e com isso desenvolver a reflexão sobre a representação fílmica do real, uma questão debatida ao longo da história do gênero. Em um primeiro momento, serão usados os conceitos da teoria do documentário de Nichols (2001) e de Ramos (2005), para a abordagem da questão do documentário performático. Também será discutida a questão sobre documentário de busca de Bernardet (1995) e de Renov (2014) com a definição de filme em primeira pessoa, junto com uma reflexão sobre a forma do documentário autobiográfico. Na sequência, foi feito um levantamento dos traços elementos de linguagem apresentados como uma guia de análise dos filmes. Ao final usa-se os dois filmes documentários do corpus como objeto de análise para aprofundar a já tradicional discussão sobre os limites da representação fílmica do real. Para isso, propõe-se uma metodologia qualitativa para analisar os filmes e as formas de expressões de linguagem cinematográfica usadas neles a partir de uma leitura semiótica.
Abstract: The present dissertation aims to analyze how the films 33 (2003), by Kiko Goifman and Santiago (2007), by João Moreira Salles use as a vehicle of expression the autobiographical documentary in order to represent a reflection not only or mainly on the life of the authors / directors of these films, but on the very film genre that they are making. Thus, the hypothesis is that the technique of voice over, the reflections of the author / director, the interviews and the choice of black and white all bring elements that reinforce the effect of the real to these documentaries. The problem that the dissertation tackles is how to describe and analyze systematically the techniques that are used and their contribution to the above-mentioned semiotic effect in the films, to find out if they can be considered as they key rhetorical elements of these autobiographical documentaries , and thus I aim to develop a reflection on the documentary representation of the real, an issue that has been discussed throughout the history of this film genre. At the beginning, I will use the concepts of documentary of Nichols (2001) and of Ramos (2005) regarding the performative documentary, and also the discussion by Bernardet (1995) regarding the quest documentary, and also the concepts of Renov (2014) regarding the definition of first person film and the genre of the autobiographical documentary. Then, I will describe the set of technical aesthetic features, which I will use as a guide for film analysis. Lastly, I intend to use both documentary films as the corpus of my analysis to contribute to the classical debate regarding the representation of the real of this film genre. To attain this purpose, I will make use of a qualitative methodology to analyse the films, with special emphasis on the rhetorical and aesthetic techniques used in them.
Keywords: Documentário
Autobiografia
Efeito do real
Santiago
33
Documentary
Autobiography subgenre
Effect of the real
Theoretical debate
Representation of the real
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Fabricio, Fernanda Biazetto Vilar. A questão do real no documentário autobiográfico: uma análise comparativa entre os elementos de linguagem presentes nos filmes 33 e Santiago. 2019. 156 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1661
Issue Date: 10-Apr-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A QUESTAO DO REAL.pdf3.66 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.