Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1655
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Elaboração e validação de um guia fonoaudiológico para ações de saúde vocal do professor
???metadata.dc.creator???: Aoki, Milena Carla de Siqueira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos , Rosane Sampaio
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Brasolotto , Alcione Ghedini
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gonçalves, Cláudia Giglio de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Marques, Jair Mendes
???metadata.dc.contributor.referee3???: Leite, Ana Paula Dassie
???metadata.dc.contributor.referee4???: Ferreira, Léslie Piccolotto
???metadata.dc.description.resumo???: INTRODUÇÃO: a atuação fonoaudiológica na área de voz possui um foco pertinente às questões da voz do professor. Tanto a prática quanto as pesquisas com essa população apontam um risco vocal elevado de alterações vocais e altos índices de disfonia. Atualmente existem várias ações de saúde vocal do professor, inclusive garantidas por leis. Um exemplo de avanço na área ocorreu em 2018 com a oficialização pelo Ministério da Saúde do Protocolo DVRT - Distúrbio da Voz Relacionado ao Trabalho OBJETIVO: elaborar e validar um guia de conteúdos didáticos para subsidiar as ações de saúde vocal do professor, o qual visa contribuir com as pesquisas na área e preencher a lacuna encontrada na literatura atual, incentivando cada vez mais a prática baseada em evidências. METODOLOGIA: trata-se de um estudo transversal de natureza qualitativa e quantitativa. O instrumento elaborado foi um guia, o qual percorreu três etapas: seleção dos parâmetros, elaboração e validação. A primeira etapa foi realizada por meio de uma pesquisa na literatura científica da área, a qual forneceu os itens que compuseram a primeira versão do guia de conteúdos didáticos. Após elaborado, o guia foi analisado por uma banca de especialistas composta por cinco fonoaudiólogas com experiência na área. Nesse momento foram excluídos dois conteúdos (treinamento auditivo e doenças laríngeas), restando 18 itens na versão consenso do guia. Em seguida foi realizada a etapa destinada à validação, que baseada na psicometria, buscou evidências de validade por meio da análise de um comitê de juízes composto por um outro grupo de cinco fonoaudiólogas com experiência prática e acadêmica na área de voz do professor. Segundo a avaliação do comitê os itens foram considerados claros. A análise estatística constou de vários testes como o IVC (Índice de Validade de Conteúdo) utilizado como critério para seleção ou exclusão dos conteúdos didáticos. Na etapa de elaboração calculou-se o coeficiente de Kappa a fim de verificar a concordância entre os sujeitos, sendo que, como resultado os valores obtidos apontam uma concordância baixa, porém significativa. Na etapa de validação houve o cálculo do IVC novamente e do teste Alfa de Cronbach, o qual confirmou a confiabilidade do guia. RESULTADOS: seguindo a metodologia proposta foi realizada a elaboração e a validação de um guia de conteúdos didáticos para a saúde vocal do professor que foi denominado Guia de Saúde Vocal do Professor (GSVP).
Abstract: NTRODUCTION: Speech-language pathology has a relevant focus on the voice of the teacher. Both practice and research with this population indicate a high vocal risk of vocal changes and high rates of dysphonia. Currently there are several teacher health vocal actions, including those guaranteed by law. An example of progress in the area occurred in 2018 with the Ministry of Health's official approval of the DVRT Protocol - Work-related Voice Disorder OBJECTIVE: to elaborate and validate a didactic content guide to subsidize the vocal health actions of the teacher, which aims to contribute with research in the field and fill the gap found in the current literature, increasingly encouraging evidence-based practice. METHODOLOGY: this is a cross-sectional qualitative and quantitative study. The chosen instrument was a guide, which covered three stages: parameter selection, elaboration and validation. The first stage was accomplished through a research in the scientific literature of the area, which provided the items that composed the first version of the didactic content guide. After elaboration, the guide was analyzed by an expert bank composed of five speech therapists with experience in the area. At that moment two contents (auditory training and laryngeal diseases) were excluded, leaving 18 items in the consensus version of the guide. Next, the validation stage was carried out, based on psychometrics, searching for evidence of validity through the analysis of a committee of judges composed of another group of five speech therapists with practical and academic experience in the area of the teacher's voice. According to the committee's assessment, the items were considered clear. The statistical analysis consisted of several tests such as the IVC (Content Validity Index) used as criterion for selection or exclusion of didactic contents. In the elaboration stage the Kappa coefficient was calculated in order to verify the agreement between the subjects, and, as a result, the values obtained indicate a low but significant agreement. In the validation stage, the IVC was calculated again and the Cronbach Alpha test, which confirmed the reliability of the guide. RESULTS: Following the proposed methodology, a guide was developed for the validation of a didactic content for vocal health of the teacher that was called the Vocational Health Teacher's Guide (GSVP).
Keywords: Voz
Saúde vocal
Treinamento vocal
Guia
Docente
Voice
Vocal health
Voice training
Guide
Teacher
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Distúrbios da Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Distúrbios da Comunicação
Citation: Aoki, Milena Carla de Siqueira. Elaboração e validação de um guia fonoaudiológico para ações de saúde vocal do professor. 2019. 126 f. Tese( Doutorado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1655
Issue Date: 26-Apr-2019
Appears in Collections:DOUTORADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELABORACAO E VALIDACAO.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.