Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1649
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O gabinete do Dr. Tim Burton: estilo e expressionismo alemão em Vincent (1982) e a Noiva Cadáver (2005)
???metadata.dc.creator???: Soares, Anna Claudia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Uchôa, Fábio Raddi
???metadata.dc.contributor.referee1???: Guimarães, Denise Azevedo Duarte
???metadata.dc.contributor.referee2???: Adamatti, Margarida Maria
???metadata.dc.description.resumo???: O cinema expressionista alemão foi influenciado pelo movimento na pintura, no teatro e na literatura. Entre outros elementos importantes, a referida vanguarda europeia abrangeria diversas artes, visitando elementos como a distorção dos espaços e o exagero teatral dos atores, que ficariam conhecidos pelo filme O Gabinete do Dr. Caligari (1920) de Robert Wiene. Estas características do cinema expressionista alemão são perceptíveis em algumas produções do cineasta Tim Burton, principalmente nas animações Vincent (1982) e A Noiva Cadáver (2005), que foram escolhidas como objetos de pesquisa. Neste sentido, o objetivo geral desta dissertação é demonstrar a influência do expressionismo alemão nas animações de Tim Burton selecionadas como objetos de pesquisa. Desta forma, a pesquisa divide-se em algumas etapas: a pesquisa conceitual, análise de filmes e a análise de estilo. Parte-se do estudo do expressionismo alemão e suas características, utilizando-se do estilo aplicado aos filmes de Tim Burton, tendo por base ARGAN (1992); AUMONT (2004), KRACAUER (1985), EISNER (1985), CÁNEPA (2002; 2006; 2016) e SÁNCHEZ-BIOSCA (2004). Em um segundo momento, inclui-se um mapeamento de elementos de estilo, que reverberarão ao longo das análises, tendo em vista uma possível matriz relativa às influências do expressionismo alemão, tomadas em suas repetições nas animações de Tim Burton. Pontua-se também as presenças das questões de animação e musical. Por fim, passa-se à análise das animações (1982; 2005), consideradas representativas da presença do expressionismo alemão e por envolverem um hiato importante de sua obra, entre a consolidação inicial e as obras recentes. Enquanto hipótese de análise, defende-se que o expressionismo se apresenta nas animações (1982; 2005) a partir de três principais elementos narrativos: o rosto como expressividade (exagero teatral), a dramatização do espaço fílmico e a intertextualidade. Como metodologia de pesquisa utiliza-se a noção de análise de estilo dos teóricos Bordwell e Thompson (2013).
Abstract: The German expressionist cinema was influenced by movement in painting, theater and literature. Among other important elements, the aforementioned European avant-garde would cover various arts, visiting elements such as the distortion of spaces and the theatrical exaggeration of the actors, who would gain notoriety after the film The Cabinet of Dr. Caligari (1920) by Robert Wiene. These features of German expressionist cinema are noticeable in some productions of filmmaker Tim Burton, especially in the animations Vincent (1982) and Corpse Bride (2005), which were chosen as research objects. In this sense, the overrall objective of this research is to demonstrate the influence of German expressionism on the selected animations of Tim Burton as research objects. In this way, the research is divided into the following steps: conceptual research, film analysis and style analysis. It begins with the study of German expressionism and its characteristics, using the style applied to Tim Burton's films, based on ARGAN (1992); AUMONT (2004), KRACAUER (1985), EISNER (1985), CÁNEPA (2002; 2006; 2016) and SÁNCHEZ-BIOSCA (2004). In a second moment, it includes a mapping of style elements, which will reverberate throughout the analyzes, in view of a possible matrix concerning the influences of German expressionism, taken in their repetitions in Tim Burton's animations. The presence of animation and musical issues is also assessed. Finally, the analysis of the animations (1982; 2005), both considered representative of the presence of German Expressionism and involving an important hiatus of his work, between initial consolidation and recent works. As an analysis hypothesis, it is argued that the expressionism is presented in animations (1982; 2005) from three main narrative points: the face as expressiveness (theatrical exaggeration), the dramatization of filmic space, and intertextuality. As a research methodology, the notion of style analysis by the theorists Bordwell and Thompson (2013) is used.
Keywords: Tim Burton
Expressionismo alemão
Análise de filmes
Vincent (1982)
A noiva cadáver (2005)
German expressionism
Film analysis
Vincent (1982
Corpse bride (2005
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Soares, Anna Claudia. O gabinete do Dr. Tim Burton: estilo e expressionismo alemão em Vincent (1982) e a Noiva Cadáver (2005). 2019. 134 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1649
Issue Date: 29-Mar-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O GABINETE DO.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.