Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1646
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPires, Sílvia Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6883172779996239por
dc.contributor.advisor1Salomé, Josélia Schwanka-
dc.contributor.referee1Silva, Sidney Reinaldo da-
dc.contributor.referee2Amaral Filho, Fausto dos Santos-
dc.date.accessioned2019-05-13T12:24:45Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.citationPires, Sílvia Nunes. Educação e direitos humanos fundamentais: os invisibilizados em Grande Sertão Veredas. 2019. 110 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1646-
dc.description.resumoA proposta desta dissertação é discutir a educação básica no Brasil, no século XXI, sob o olhar dos direitos humanos, correlacionando-o à literatura brasileira de João Guimarães Rosa, no clássico literário Grande Sertão: Veredas. Tratar a educação como um direito humano fundamental a partir da obra Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa é compreender a educação como um direito humano que aborda inquietações, preocupações e as dúvidas que movem o ser humano. Discutiremos a educação e a iniquidade socioeducacional no Brasil: uma questão fundamental de direitos humanos, pautada na Constituição Brasileira e em documentos da área educacional, além de discutirmos a função sociopolítico econômica dos direitos humanos e a criação de declarações que o legitimam e a iniquidade socioeducacional no Brasil.Discutiremos a obra Grande Sertão: Veredas e os seus aspectos referentes à iniquidade socioeducacional brasileira no pós-modernismo e a literatura como função social a partir da obra. Por fim, discutiremos a relação entre os três eixos da pesquisa: Educação, Direitos Humanos e a obra Grande Sertão: Veredas. Discutira educação básica como um direito humano fundamental nas perspectivas dos invisibilizados em Grande Sertão: Veredas é debater sobre questões que envolvem a educação básica brasileira, a literatura como arte, como construção política social, que pode discutir problemas sociais, como a iniquidade socioeducacional que afronta os direitos básicos constitucionais do homem, assim a literatura possibilita diálogos com o leitor e esse interpreta problemas políticos sociais, interpreta visão de mundo e consequentemente pode interferir no contexto em que vivemos, de modo crítico, pois a consciência de um povo surge a partir de ações e nasce de lutas em prol de direitos.por
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to discuss basic education in Brazil, in the 21st century, under the eyes of human rights, correlating it with the Brazilian literature of João Guimarães Rosa, in the literary classic Grande Sertão: Veredas. Treating education as a fundamental human right from the work Grande Sertão: Veredas, by João Guimarães Rosa, is to understand education as a human right that addresses the concerns, concerns and doubts that move the human being. We will discuss education and socio-educational inequality in Brazil: a fundamental human rights issue, based on the Brazilian Constitution and educational documents, as well as discussing the socio-political economic function of human rights and the creation of declarations that legitimize it and socio-educational inequality in Brazil. We will discuss the work Grande Sertão: Veredas and its aspects referring to Brazilian socio-educational inequality in postmodernism and literature as a social function from the work. Finally, we will discuss the relationship between the three axes of the research: Education, Human Rights and the work Grande Sertão: Veredas. To discuss basic education as a fundamental human right in the perspectives of the invisible ones in Grande Sertão: Veredas is to debate about issues involving Brazilian basic education, literature as art, as social political construction, that can discuss social problems, such as socio-educational inequality that it confronts the basic constitutional rights of man, so literature enables dialogues with the reader and interprets social political problems, interprets worldviews and consequently can interfere in the context in which we live, in a critical way, since the conscience of a people arises from of actions and born of struggles for rights.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-05-13T12:24:45Z No. of bitstreams: 1 EDUCACAO E DIREITOS HUMANOS.pdf: 1414617 bytes, checksum: 8d5539e510118f234a85df9b67bb9e42 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-13T12:24:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDUCACAO E DIREITOS HUMANOS.pdf: 1414617 bytes, checksum: 8d5539e510118f234a85df9b67bb9e42 (MD5) Previous issue date: 2019-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDireitos humanospor
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectIniquidade socioeducacionalpor
dc.subjectJoão Guimarães Rosapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHuman rightseng
dc.subjectBrazilian literatureeng
dc.subjectSocio-educational inequalityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação e direitos humanos fundamentais: os invisibilizados em Grande Sertão Veredaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCACAO E DIREITOS HUMANOS.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.