Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1641
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Luiz Aparecido Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4341259416832398por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee1Jesus Júnior, Armenes de-
dc.contributor.referee2Teixeira, Rosane de Fátima Batista-
dc.contributor.referee3Souza, Maria Antônia de-
dc.contributor.referee4Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.date.accessioned2019-05-08T17:18:34Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.citationSouza, Luiz Aparecido Alves de. Políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica do instituto federal do Paraná (2008-2018): cadeias produtivas e politecnia. 2019. 326 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1641-
dc.description.resumoA presente tese teve como objeto de investigação as políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica. A pesquisa procurou responder sobre as políticas que vêm concorrendo para a formação do professor que trabalha nessa área da educação, tendo em vista os interesses do capital e/ou do trabalho no contexto da reestruturação produtiva. Desse modo, a questão nuclear desta tese é:a que formação têm atendido as políticas de formação de professores da educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Paraná, no contextodas disputas por uma educação polivalente e politécnica? A pesquisa teve tratamento segundoos pressupostos teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético e de procedimentos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e questionário. Para elucidar a problemática e os objetivos, fizemos uma incursão pelas produções acadêmicas; em seguida, analisamos os decretos exarados nos governos FHC (nº 2.208/1997), Lula (nº 5.154/2004) e Dilma (nº 8.268/2014), apontando seus dilemas para a educação profissional e tecnológica bem como os ordenamentos jurídicos institucionais no âmbito do Ministérioda Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), assim como os documentos internos do Instituto Federal do Paraná para captar as políticas determinadas nessa arena. Trabalhamos na análise dos editais de concursos públicos para a docência publicados pelo IFPR (2010-2016) e analisamos o perfil dos professores aprovados nesses editais. Como resultado da pesquisa, evidencia-se que os ordenamentos jurídico-institucionais apontam para a possibilidade da educação profissional e tecnológica nos pressupostos da politecnia, salvaguardando as disputas e os consensos possíveis que esses documentos expressam na relação entre capital e trabalho, que os tornam muitas vezes ambíguos. Os editais de concursos docentes apresentaram estreita relação com as políticas desenvolvimentistas do governo federal no país, nomeadamente com a Política Industrial (FHC, Lula e Dilma), que impuseram o conceito de arranjos produtivos locais (APLs), ou seja, as cadeias produtivas.O estudo realizado possibilita apontar que a tese que se defende é: as políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica têm atendido à polivalência e ambiguamente apontado a politecnia como possibilidade, anunciada, mas não efetivada, e que os professores que responderam ao questionário reconhecem que sua formação inicial não os preparou para o desenvolvimento complexo da relação entre trabalho e educação e questionam políticas institucionais de formação profissional e tecnológica que defendem uma formação politécnica.por
dc.description.abstractThe purpose of this thesis was to investigate teacher training politics for vocational and technological education. The research sought to answer the policies that have been competing for the training of teachers working in vocational and technological education, in view of the interests of capital and / or labor in the context of productive restructuring. Thus, the core issue of this thesis is: what training has attended the politics of teacher training in the professional and technological education of the Federal Institute of Paraná, in the context of disputes for a polyvalent and polytechnic education? The research was treated according to the theoretical-methodological assumptions of historical-dialectical materialism and procedures of bibliographic research, documentary and quiz. To elucidate the problematic and the objectives, we made an incursion for the academic productions; (1998), Lula (5,154 / 2004) and Dilma (nº 8.268 / 2014), pointing out their dilemmas for vocational and technological education as well as institutional Ministry of Education (MEC) and the Secretariat of Professional and Technological Education (SETEC), as well as the internal documents of the Federal Institute of Paraná to capture the policies determined in this arena. We work on the analysis of public examinations for teaching, published by IFPR (2010-2016), and analyzed the profile of teachers approved in these edicts. Because of the research, it is evident that the legal-institutional frameworks point to the possibility of Professional and Technological Education, in the assumptions of Politecnia, safeguarding the disputes and possible consensus that these documents express in the relation capital and labor, which make them often ambiguous. The calls for tenders were closely related to the development policies of the federal government in the country, namely with the Industrial Policy (FHC, Lula and Dilma), which imposed the concept of Local Productive Arrangements (APLs), that is, the productive chains. The study made it possible to point out that the thesis that is defended is: The policies of teacher education for professional and technological education have attended the polyvalence and ambiguously pointed to the possibility of polytechnics, announced but not implemented, and that teachers who responded to the questionnaire recognize that their initial training did not prepare them for the complex development of the relation Work and Education and question institutional policies of professional and technological training and that they defend a polytechnic formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-05-08T17:18:34Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS DE FORMACAO.pdf: 3943018 bytes, checksum: 3314ec53ea7b39a77db9aa28087c5a42 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-08T17:18:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS DE FORMACAO.pdf: 3943018 bytes, checksum: 3314ec53ea7b39a77db9aa28087c5a42 (MD5) Previous issue date: 2019-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas de formação de professorespor
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectInstituto federal do Paranápor
dc.subjectReestruturação produtivapor
dc.subjectCadeias produtivaspor
dc.subjectPolitecniapor
dc.subjectTeacher training politicseng
dc.subjectProfessional and technological educationeng
dc.subjectFederal institute of Paranáeng
dc.subjectProductive restructuringeng
dc.subjectProduction chains and politecniaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica do instituto federal do Paraná (2008-2018): cadeias produtivas e politecniapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS DE FORMACAO.pdf3.85 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.