Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1632
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A formação do professor de matemática para o uso das tecnologias digitais em sala de aula em cursos superiores de tecnologia
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Guilherme Lemermeier 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Viana, Iêda
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Maria Cristina Borges da
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa tem como objeto de estudo a formação dos professores para o uso e aplicações das tecnologias digitais na disciplina de Matemática em Cursos Superiores de Tecnologia em instituições particulares de Curitiba-PR. Para esse estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa qualitativa com base em dados obtidos através de questionários semiestruturados, aplicados em sete professores que ministram a disciplina de Matemática em Cursos Superiores de Tecnologia de três instituições de renome no mercado educacional da cidade de Curitiba (PR). O objetivo geral da pesquisa é investigar a formação do professor de matemática em cursos superiores de tecnologia, em instituições de ensino superior de Curitiba para o uso das tecnologias digitais em sala de aula. Como objetivos específicos da pesquisa se estabelecem: 1) caracterizar a formação inicial e continuada do professor de matemática para o uso da tecnologia; 2) verificar se a formação inicial e continuada do professor de matemática contribui para o uso da tecnologia digital dentro e fora da sala de aula; 3) verificar se há uso das tecnologias digitais, tais como computadores, sites e softwares pelos professores na disciplina de Matemática; 4) analisar se houve melhoria no desempenho geral do docente com o uso da tecnologia digital, se esta ocorreu e em que sentido. Como referenciais teóricos, Castells (2009) e Lévy (2005). O apoio para as leituras no campo de estudo veio dos seguintes autores: Behrens (1996), Bernhein (2008), Brito (2008), Chaui (2002), Coll (1998), Cury (2000), Freire (1996, 2005), Gomes (2013), Masetto (2012), Moran (2010), Morin (2001), Pedra (1997), Perrenoud (2002), Purificação (2008), Saviani (1996), bem como relatórios do MEC-Inep, Comitê Gestor de Internet (CGI -2013) e UNESCO (1999 e 2008), entre outros.
Abstract: The research aims to study the training of teachers in applications and use of digital technologies in Mathematics, in Technological College Courses in private institutions of Curitiba -PR. To this study, a literature review and a qualitative study based on data obtained through interviews with questionnaires, administered to seven teachers who teach Mathematics in Technological College Courses from three important institutions renowned in the educational market of the town of Curitiba (PR). The overall objective of the research is to investigate the formation of mathematics teachers in higher education technology, in Curitiba higher education institutions for the use of digital technologies in the classroom. The specific research objectives are established: 1) characterize the initial and continuing training of mathematics teachers to use technology; 2) verify that the initial and continuing teacher education contributes to the use of digital technology in and out of the classroom; 3) check for use of digital technologies, such as computers, websites and software by teachers in Mathematics; 4) examine whether there was an improvement in the teacher's overall performance with the use of digital technology, whether this occurred and in what sense. As theoretical reference, Castells (2009) e Lévy (2005). The support for the readings in the field of study came from the following authors : Behrens (1996) , Bernhein (2008) , Brito (2008) , Chaui (2002) , Coll (1998) , Cury (2000) , Freire (1996, 2005) Gomes (2013) , Masetto (2012) , Moran (2010) , Morin (2001) , Stone (1997) , Perrenoud (2002) , Purification (2008) , Saviani (1996) , as well as reports of MEC -Inep Internet Management Committee (CGI -2013), and UNESCO (1999 and 2008) , among others.
Keywords: Formação
Professor
Matemática
Tecnologia digital
Centros superiores de tecnologia
Training
Teachear
Mathematics
Digital technologies
Technological college courses
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Rodrigues, Guilherme Lemermeier. A formação do professor de matemática para o uso das tecnologias digitais em sala de aula em cursos superiores de tecnologia. 2014. 150 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1632
Issue Date: 18-Dec-2014
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A FORMACAO DO PROFESSOR.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.