Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1629
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKlaczek, Júlio Cezar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7023731862037322por
dc.contributor.advisor1Viana , Iêda-
dc.contributor.referee1Germinari, Geyso Dongley-
dc.contributor.referee2Vechia, Ariclê-
dc.date.accessioned2019-04-12T13:54:43Z-
dc.date.issued2015-06-19-
dc.identifier.citationKlaczek, Júlio Cezar. A educação física escolar no CEEBJA professor Odair Pasqualini: perspectivas de uma prática intramuros. 2015. 159 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1629-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de investigação a Educação Física escolar no CEEBJA Professor Odair Pasqualini, instituição escolar que atende presos da peni-tenciária Estadual de Ponta Grossa. O objetivo geral é analisar as concepções de Educação Física nas práticas pedagógicas, naquela instituição. Como condição para esta análise, considerou-se a necessidade de analisar primeiramente as concepções de Educação Física presentes nos documentos oficiais que norteiam as ações peda-gógicas da rede de Educação Pública do Estado do Paraná. A pesquisa tem caráter bibliográfico, documental e empírico, realizado através de entrevista com um grupo focal de alunos da referida instituição escolar. Após esta pesquisa, constatou-se a presença de concepções conservadoras e concepções críticas de Educação Física, transitando juntas, com as suas diferentes propostas, tanto no PPP da escola, quanto na prática pedagógica, configurando-se com isso um ecletismo teórico, que exige do(a) professor(a) conhecimento, compreensão e consciência para posicionar-se e agir de forma coerente com as necessidades dos alunos presos, em sua prática pe-dagógica. Espera-se que este estudo sirva de base para reflexões futuras sobre a disciplina de Educação Física escolar no ambiente prisional, especificamente no CEEBJA Professor Odair Pasqualini, para se vislumbrar novas perspectivas de práti-cas pedagógicas intramuros.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates Physical Education practices at the Professor Odair Pasqualini Youth and Adult Basic Education Center (CEEBJA in the Portuguese acronym), an institution that assists the inmates of the state correctional facility in Ponta Grossa. The main aim of the investigation is to analyze the conceptions of Physical Education that support the pedagogical practices at that institution. In order to carry out the analysis it was necessary to consider the conceptions of Physical Education present in the official documents that guide the pedagogical practices of mainstream public schools in the state of Paraná. The research included bibliographical, document and empirical studies as well as a focus group interview with students of the institution studied. The research demonstrated there are conservative and critical conceptions of Physical Education as well as different proposals in the school Political Pedagogical Project (PPP) as well as in the pedagogical practices; this theoretical ecletism demands knowledge, comprehension and awareness so that teachers can act according to the needs of the inmate students. It is expected that this study supports future reflections about Physical Education in correction facilities, in particular at the Professor Odair Pasqualini Youth and Adult Basic Education Center, so that new pedagogical perspectives within the walls of correctional facilities are foreseen.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-04-12T13:54:43Z No. of bitstreams: 1 A EDUCACAO FISICA ESCOLAR.pdf: 1869908 bytes, checksum: 49efd91772721dbbac46cb0f1401340c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-12T13:54:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A EDUCACAO FISICA ESCOLAR.pdf: 1869908 bytes, checksum: 49efd91772721dbbac46cb0f1401340c (MD5) Previous issue date: 2015-06-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConcepções de educação física escolarpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEJApor
dc.subjectInstituição penalpor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectConceptions of physical educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectPenal institutioneng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação física escolar no CEEBJA professor Odair Pasqualini: perspectivas de uma prática intramurospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A EDUCACAO FISICA ESCOLAR.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.