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dc.creatorPrado Júnior, Tarcis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3476405057031517por
dc.contributor.advisor1Larangeira, Álvaro Nunes-
dc.contributor.referee1Marquioni, Carlos Eduardo-
dc.contributor.referee2Pieroni, Geraldo-
dc.contributor.referee3Oliveira, Ricardo Costa-
dc.contributor.referee4Silva, Juremir Machado da-
dc.date.accessioned2019-04-05T18:30:09Z-
dc.date.issued2019-03-13-
dc.identifier.citationPrado Júnior, Tarcis. Livrai-nos do mal a tecnologia do imaginário na construção do heroi Moro pela mídia. 2019. 169 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1623-
dc.description.resumoO ano de 2016 marcou a história do país por conta do impeachment da (ex)presidente Dilma Rousseff. Dentre os personagens que se sobressaíram naquele episódio, o juiz Sérgio Moro (responsável por julgar os envolvidos na Operação Lava Jato) foi um dos mais marcantes. Sua atuação foi decisiva para impulsionar as manifestações que culminaram na queda da mandatária da nação, com destaque para a divulgação do áudio entre os ex-presidentes Lula e Dilma. Em diversas dessas manifestações as pessoas evocavam o magistrado como herói e na própria mídia ele era figura sempre presente. Considerando esse contexto partimos do seguinte questionamento: em que medida a mídia brasileira foi capaz de criar o herói Sérgio Moro para uma nação a partir de uma operação narrativa-imagética contida em reportagens e textos opinativos (em particular, com destaque para o da Gazeta do Povo – maior jornal em circulação no Paraná)? A hipótese é que a grande mídia brasileira (por possuir o poder do discurso envolvendo o imaginário materializado por suas tecnologias) tem a capacidade de forjar heróis que façam com que as pessoas possam neles se espelhar e confiar e o juiz Moro é uma dessas criações. Sendo assim, o objetivo principal deste estudo é desvelar a construção do herói Sergio Moro, pela mídia brasileira (utilizando como perspectiva o jornal de maior circulação na capital paranaense em 2016, a Gazeta do Povo), por meio da tecnologia do imaginário. Para isso, utilizamos a Sociologia Compreensiva e as Tecnologias do Imaginário como metodologia com o corpus composto por matérias dos veículos Gazeta do Povo, Brasil 247, Brasil de Fato e Blog do Esmael. Dessa forma, a tese defendida é que a mídia (com destaque para a imprensa escrita) como tecnologia do imaginário, pelo seu poder de sedução, consegue por meio de suas narrativas, constituir heróis (como também vilões) potenciais salvadores da pátria – e nessa pesquisa, em particular, falamos do Brasil. No nosso caso estudado, a mídia construiu o herói Moro, a partir de seu general quarter, a República de Curitiba. Os autores que nos guiaram nessa empreitada foram Michel Maffesoli, Juremir Machado da Silva e Gilbert Durand, entre outros. Nosso estudo considerou que o imaginário do protagonismo de Moro nas ações que sacudiram o país embasou (quase) involuntariamente a disposição da mídia em apresentá-lo como herói para um país inteiro.por
dc.description.abstractThe year 2016 marked the history of the country due to the impeachment of (former) President Dilma Rousseff. Among the characters that stood out in that episode, Judge Sérgio Moro (responsible for judging those involved in Operation Lava Jato) was one of the most outstanding. His performance was decisive to boost the demonstrations that culminated in the fall of the president, especially the announcement of the audio between former presidents Lula and Dilma. In many of these manifestations people evoked the magistrate as a hero and in the media itself he was an ever-present figure. Considering this context we start from the following question: to what extent the Brazilian media was able to create the hero Sergio Moro for a nation from a narrative-imagery operation contained in reports and opinion texts, (in particular, the Gazeta of the People - the largest newspaper in circulation in Paraná)? The hypothesis is that the great Brazilian media (because it has the power of discourse involving the imaginary materialized by its technologies) has the capacity to forge heroes that allow people to mirror and trust them and the Moro judge is one of those creations. Therefore, the main objective of this study is to unveil the construction of the hero Sergio Moro, by the Brazilian media (using as perspective the newspaper with the largest circulation in the capital of Paraná in 2016, Gazeta do Povo), using imaginary technology. For this, we use Comprehensive Sociology and Imaginary Technologies as a methodology with the corpus composed of stories from the midias Gazeta do Povo, Brazil 247, Brazil Fact and Esmael Blog. Thus, the thesis defended is that the media (with emphasis on the written press) as the technology of the imaginary, by its seductive power, can, by means of its narratives, constitute heroes (as well as villains) potential saviors of the motherland - and in that research, in particular, we talk about Brazil. In our case studied, the media constructed the hero Moro, from his general quarter, the Republic of Curitiba.The authors who guided us in this endeavor were Michel Maffesoli, Juremir Machado da Silva and Gilbert Durand, among others. Our study considered that the imagery of Moro's protagonism in the actions that shook the country supported (almost) involuntarily the willingness of the media to present him and as a hero to an entire country.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-04-05T18:30:09Z No. of bitstreams: 1 LIVRAI-NOS DO MAL.pdf: 2648487 bytes, checksum: 45b43d67bc7cf8c6d03aa4828d1ecf5f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-05T18:30:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIVRAI-NOS DO MAL.pdf: 2648487 bytes, checksum: 45b43d67bc7cf8c6d03aa4828d1ecf5f (MD5) Previous issue date: 2019-03-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHeróipor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectTecnologias do imagináriopor
dc.subjectImpeachmentpor
dc.subjectSérgio Moropor
dc.subjectHeroeng
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectImaginary technologieseng
dc.subjectImpeachmenteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleLivrai-nos do mal a tecnologia do imaginário na construção do heroi Moro pela mídiapor
dc.typeTesepor
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