Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVeiga, Adriana Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5039822490254353por
dc.contributor.advisor1Souza, Maria Antônia de-
dc.contributor.referee1Fontana, Maria Iolanda-
dc.contributor.referee2Cartaxo, Simone-
dc.date.accessioned2019-03-18T18:39:31Z-
dc.date.issued2019-02-18-
dc.identifier.citationVeiga, Adriana Almeida. Prática pedagógica na perspectiva do letramento em escola pública no/do campo. 2019. 205 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1620-
dc.description.resumoEsta pesquisa problematiza a contribuição da prática pedagógica na perspectiva do letramento em escola pública no/do campo. Objetiva investigar a prática pedagógica na perspectiva do letramento em escola pública no/do campo, caracterizar a prática, identificar o letramento nessa prática e elencar aproximações entre a prática pedagógica e os princípios da Educação do Campo. Os procedimentos metodológicos são de abordagem qualitativa com trabalho de campo, questionário, entrevistas, análise de documentos como o Projeto Político-Pedagógico, os cadernos dos alunos com as atividades escolhidas pelas professoras entrevistadas da Escola Municipal do Campo Nossa Senhora de Lourdes, localizada em São Bento, município da Lapa, Estado do Paraná. Para embasamento teórico utiliza-se autores como Souza (2016) que trata da Educação do Campo no Brasil construída nos movimentos sociais e na organização da sociedade civil, Soares (2007) que fala sobre letramento, isto é, da habilidade da leitura e escrita em práticas sociais, Caldart (2009) que faz uma análise da trajetória histórica da Educação do Campo nos movimentos sociais, Freire (1987) que trata da educação popular e debate sobre os saberes enraizados dos povos para culminar em aprendizagens em sala de aula, Arroyo (2010) que diz sobre os determinantes da prática pedagógica na escola do campo, o trabalho, a terra, a cultura, a vivência da opressão e os movimentos sociais, Silva (2014) que aborda as práticas pedagógicas na perspectiva da alfabetização e letramento, estudo em uma escola do campo. A prática pedagógica na perspectiva do letramento contribui para o desenvolvimento e emancipação dos sujeitos que vivem e trabalham no campo. Com práticas pedagógicas direcionadas ao desenvolvimento do letramento para sua inserção social e política em seu meio. A organização coletiva em movimentos para buscar e reivindicar direitos. Embora a escola pesquisada não tenha influência de um movimento social ou representatividade do coletivo, ainda assim guarda relação entre a comunidade e a prática pedagógica a partir dos dados coletados nos questionários e nas entrevistas. Porém, para que seja do campo ainda tem um longo processo a percorrer como reestruturação do Projeto Político-Pedagógico, dos projetos desenvolvidos, da prática pedagógica e do vínculo escola e comunidade.por
dc.description.abstractThis research problematizes the contribution of pedagogical practice in the perspective of public school literacy in countryside. Objective is investigate the pedagogical practice from the perspective of public school literacy in/of countryside, characterize the practice, identify the literacy in this practice and to list similarities between pedagogical practice and the principles of Countryside Education. The methodological procedures are qualitative approach with field work, questionnaire, interviews, analysis of documents such as the Political-Pedagogical Project, the students' exercise books with the activities chosen by the interviewed teachers of the school Escola Municipal do Campo Nossa Senhora de Lourdes, located in São Bento, municipality of Lapa, State of Paraná. For theoretical background, were used authors such as Souza (2016) that deals with countryside Education in Brazil, built on social movements and on the organization of civil society, Soares (2007), who talks about literacy, that is, the ability to read and write about social practices, (Caldart, 2009), which analyzes the historical trajectory of countryside education of social movements, Freire (1987), which deals with popular education and debate about the rooted knowledge of peoples to result in classroom learning, Arroyo ( 2010), which says about the determinants of pedagogical practice in the rural school, work, land, culture, the experience of oppression and social movements, Silva (2014), which addresses pedagogical practices in the perspective of literacy, study in a countryside school. The pedagogical practice in the perspective of literacy contributes to the development and emancipation of the people who live and work in countryside. With pedagogical practices directed to the development of literacy for its social and political insertion in its environment. The collective organization in movements to seek and claim rights. Although the researched school does not have influence of a social movement or representativeness of the collective, nevertheless it maintains relation between the community and the pedagogical practice from the data collected in the questionnaires and interviews. However, to be from the countryside there is still a long process to go through as a restructuring of the Political-Pedagogical Project, the projects developed, the pedagogical practice and the relationship of school and community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-03-18T18:39:31Z No. of bitstreams: 1 PRATICA PEDAGOGICA NA PERSPECTIVA.pdf: 4888257 bytes, checksum: fca79d735c05aa69e1d4824b6a787c32 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-18T18:39:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRATICA PEDAGOGICA NA PERSPECTIVA.pdf: 4888257 bytes, checksum: fca79d735c05aa69e1d4824b6a787c32 (MD5) Previous issue date: 2019-02-18eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectField educationeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePrática pedagógica na perspectiva do letramento em escola pública no/do campopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRATICA PEDAGOGICA NA PERSPECTIVA.pdf4.77 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.