Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1617
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWiedemann, Samuel Carlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3120474406025396por
dc.contributor.advisor1Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.contributor.referee1Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee2Lima Filho, Domingos Leite-
dc.contributor.referee3Colombo, Irineu Mario-
dc.contributor.referee4Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee5Mello, Cleverson Molinari-
dc.date.accessioned2019-02-11T16:14:58Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationWiedemann, Samuel Carlos. A educação profissional no Brasil e os limites e possibilidades da educação integral no ensino médio integrado no IFPR. 2018. 260 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1617-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou discorrer sobre a Educação Profissional no Brasil e investigar os limites e as possibilidades de uma formação integral, politécnica, no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná - IFPR, referenciando-se em dados coletados em documentos institucionais, Projetos Pedagógicos dos Cursos de Eletromecânica e Automação e entrevistas com alunos do Câmpus Campo Largo. Por isso, como método de exposição dessa pesquisa, é apresentado como se constituiu e desenvolveu a formação social brasileira e sua relação no estabelecimento da educação profissional no Brasil, principalmente no que concerne à separação histórica do trabalho manual e intelectual. Tal dualidade está presente na estrutura educacional que constitui uma escola destinada à formação intelectual e outra para a preparação para o trabalho. Como proposta de superação dessa herança, os Institutos Federais, em seus documentos legais, apontam para a educação politécnica. A politecnia é a educação que avança na superação da dualidade do ensino intelectual e manual. Entende-se que as políticas educacionais não podem ser analisadas sem observar sua relação com os aspectos históricos, sociais e econômicos. Contudo, é necessário perceber suas contradições para que seja possível delinear estratégias para a busca de alternativas a essa educação assente nessa dualidade. Considerando essa realidade, essa pesquisa propôs, por meio de análise documental, entrevistas e debate teórico, explorar os avanços e limites da formação integral do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná. Justifica-se esse trabalho na possibilidade de auxiliar na compreensão da realidade do Ensino Médio Integrado e, dessa forma, colaborar para a tomada de decisões quanto às possibilidades da efetivação da Educação Integral. Como resultado da pesquisa, conclui-se que, na prática, ainda há muitos desafios e limites na implantação de uma educação politécnica, que sofre resistência tanto pelos os alunos, que carregam consigo aspectos da formação social brasileira, como pelos professores, que também estão arraigados em concepções tecnicistas, polivalentes e da pedagogia tradicional.por
dc.description.abstractThis research aimed to discuss the professional education in Brazil and to investigate the limits and possibilities of an integral education, polytechnic, in the Integrated Higher Education of the Federal Institute of Paraná - IFPR, referenced in data extracted from the institutional documents, Pedagogical Projects of the Courses of Electromechanics and Automation and interviews with students of Campo Largo Campus. It is understood that educational policies cannot be analyzed without observing their relation with historical, social and economic aspects. Therefore, as a method of exposing this research, it is presented how it was constituted and developed the Brazilian social formation and its relationship with the establishment of professional education in Brazil, especially regarding to the historical separation of manual and intellectual work. Such dichotomy determined the educational structure that is a school destined to the intellectual formation and another one to the preparation for the work. As a proposal to overcome this inheritance, the Federal Institutes, through their legal documents, propose the polytechnic education. Polytechnic is the education that advances in overcoming the duality of intellectual and manual teaching. However, it is necessary to perceive its contradictions so that it is possible to outline strategies for the search of alternatives to the current educational model. Considering this reality, this research proposed, through documentary analysis, interviews and theoretical debate, to explore the advances and limits of the integral formation of the Integrated High School of the Federal Institute of Paraná. This work justifies itself by the possibility of assisting in the understanding of the reality of Integrated Higher Education and, in this way, collaborating to make decisions about the possibilities of the Integral Education realization. As a result of the research, it is concluded that, in the practice, there are still many contradictions in the implementation of a polytechnical education, which is endured both by students, who carry with them aspects of Brazilian social formation, and by teachers, who are also rooted in technicist, polyvalent conceptions and the traditional pedagogy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-02-11T16:14:58Z No. of bitstreams: 1 A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL.pdf: 2309578 bytes, checksum: 4eead564f3f426bc05886b220d1bd04b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-11T16:14:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL.pdf: 2309578 bytes, checksum: 4eead564f3f426bc05886b220d1bd04b (MD5) Previous issue date: 2018-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectEnsino dualpor
dc.subjectPolitecniapor
dc.subjectEnsino médio integradopor
dc.subjectIFPRpor
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectDual educationeng
dc.subjectPolytechniceng
dc.subjectIntegrated higher educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação profissional no Brasil e os limites e possibilidades da educação integral no ensino médio integrado no IFPRpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.