Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1601
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Formação continuada de professores das escolas rurais: cursos de especialização a distância e contrapontos com a educação do campo
???metadata.dc.creator???: Faria, Adriano Antonio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Maria Antônia de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Márcia Barbosa da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pereira, Maria de Fátima Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee4???: Fontana, Maria Iolanda
???metadata.dc.contributor.referee5???: Romanowski, Joana Paulin
???metadata.dc.description.resumo???: A formação continuada de professores tem estado na pauta das organizações da sociedade civil e na pauta governamental, em particular, nos últimos 20 anos. Esta pesquisa trata da formação continuada de professores, em particular à frente dos cursos de especialização lato sensu, ofertada na modalidade EaD, colocando em cena a política educacional direcionada à formação continuada, em primeiro plano e, em segundo plano, a política da educação a distância no Brasil. A investigação retrata um segmento que tem sido pouco analisado no país: o conjunto de professores que trabalha nas escolas localizadas no campo, nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Questiona-se quais contribuições, avanços, limites, lacunas e retrocessos a formação continuada na modalidade EaD tem apresentado para os professores dessas escolas. Analisa a formação continuada, especialização, a que os professores do campo têm tido acesso, em sistema EaD; caracteriza as políticas públicas voltadas para a formação continuada de professores, na modalidade EaD; analisa as contribuições trazidas pela formação continuada na modalidade EaD aos professores dessas escolas; e, identifica as suas motivações para a busca de formação continuada em EaD. Na pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, realiza entrevista com 217 professores da RMC que atuam em escolas localizadas no campo, de 20 de maio a 05 de outubro de 2015. As análises dos dados coletados indicam que a educação, em sua formação continuada para professores que atuam em escolas localizadas no campo, caminha em retrocesso na especificidade de uma população a qual exibe, desde a década de 1980, características próprias de luta pela permanência no campo, na formação de sua identidade, de seus militantes e de seu movimento como princípio educativo. Confirmam os avanços na disposição do aluno em dedicar-se, cumprir as regras da instituição e do curso EaD; permitem constatar que a comunicação virtual, em muitos casos, é difícil ou ineficiente, mostrando claramente os limites que os pressupostos do Estado contêm; exibem concretamente a lacuna na formação continuada na modalidade EaD para os professores da educação de escolas localizadas no campo, quando essa formação não comporta disciplinas e metas para o campo, em suas especificidades. Confirmam as contribuições da formação continuada na modalidade em EaD com as afirmações sobre a busca e a obtenção de aperfeiçoamento profissional, aperfeiçoamento pessoal, como objetivos cumpridos em sua profissionalização. Entretanto, a pesquisa evidencia que a concepção da educação do campo ainda não constitui fundamento dos cursos de pós-graduação lato sensu. Denuncia a ausência, ou precariedade, do poder público na oferta da formação continuada aos professores do campo.
Abstract: Teachers continuing education has been in the agenda of both government and civil society organizations, in particular in the last twenty years. This research deals with teachers continuing education, in particular distance learning post-graduation lato sensu courses, highlighting educational policies related to continuing education and the distance learning policies in Brazil. The study presents a segment that has been understudied in Brazil: the set of teachers that work in rural schools in the municipalities of the metropolitan region of Curitiba. Questions to which contributions, advances, limitations, shortcomings and setbacks in continuing education in distance education mode has presented to the teachers of these schools. The thesis discusses the contributions, advances, limitations, gaps and setbacks that continuing education in the distance learning modality presents to teachers in these schools. In addition to this, the study analyses continuing education, specialization, that rural teachers have access to in the distance learning modality; characterizes public policies for distance learning teachers continuing education; analyses the contributions distance learning provides for rural teachers continuing education; and identifies teachers′ motivations for engaging in distance learning continuing education. This exploratory qualitative research included interviews from the 20th May to the 5th October 2015 with 217 teachers who work in rural schools. The data analysis indicates that continuing education for teachers who work in rural schools presents a number of setbacks for this population, which since the 1980s, presents specific characteristics in terms of their fight for remaining in the field, their identity formation, their militants and their movement as an educational principle. Confirm progress in the disposal of the student in to dedicate itself to comply with the rules of the institution and distance education course; help determine that virtual communication, in many cases it is difficult or inefficient, clearly showing the limits that state contain assumptions; concretely show the gap in continuing education in distance education mode of education for teachers of schools located in the country where such training does not include courses and goals for the field, in their specificities. Confirms the contributions of distance learning continuing education in terms of search and achievement of both professional and personal development as aims accomplished in teachers professionalization. However, research shows that design education field still does not constitute grounds of sensu post-graduation courses. Denounces the absence or insufficiency of government in the provision of continuing education to teachers of the field.
Keywords: Educação
Formação continuada
Educação a distância
Educação do campo
Education
Continuing education
Distance learning
Countryside education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Faria, Adriano Antonio. Formação continuada de professores das escolas rurais: cursos de especialização a distância e contrapontos com a educação do campo. 2015. 256 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1601
Issue Date: 16-Nov-2015
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMACAO CONTINUADA.pdf5.14 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.