Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1599
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGunther, Simone Maren-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7201033120749098por
dc.contributor.advisor1Viana, Ieda-
dc.contributor.referee1Germinari, Geyso Dongley-
dc.contributor.referee2Silva, Maria Cristina Borges da-
dc.date.accessioned2018-10-22T13:15:10Z-
dc.date.issued2016-04-01-
dc.identifier.citationGunther, Simone Maren. A matemática nos cursos superiores de engenharia mecânica em universidades paranaenses. 2016. 102 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1599-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objeto a disciplina de matemática no ensino superior com foco nos cursos de Engenharia Mecânica de duas universidades paranaenses. O interesse pelo tema veio do misto da vivência como estudante de engenharia e da prática de professora de matemática, em busca do sentido das disciplinas matemáticas no futuro escolar e profissional. O estudo objetivou avaliar a problemática da prática escolar cotidiana nestes cursos e possibilitou identificar e analisar as dificuldades enfrentadas por professores e alunos para lidar com os conceitos matemáticos. Utilizou-se de uma reflexão teórica com base em pesquisa bibliográfica caracterizada pela análise e síntese da informação disponibilizada por estudos relevantes publicados sobre o tema. Foi realizada uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário não identificado para os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica nas duas universidades escolhidas como local da pesquisa. A análise dos resultados permitiu verificar a forma como os professores de matemática do ensino superior de Engenharia Mecânica relacionam o conteúdo ministrado aos assuntos específicos das disciplinas profissionalizantes.por
dc.description.abstractThe present study had, as main object, the discipline of mathematic in graduation courses, with a focus in Mechanical Engineering of two Universities in State of Paraná. The interest in the theme came from the joint experience, as an engineering student and as a math teacher, in search of the meaning of mathematical disciplines in school and professional future. The study was made to evaluate the problems of everyday school practice in these courses, and made possible to identify and analyse the difficulties faced by teachers and students to deal with the mathematical concepts. Was used a theoretical reflection based on bibliographical research characterized by analysis and synthesis of information provided by relevant studies published on the subject. A field research was made using an unidentified questionnaire for students of the Mechanical Engineering course at the both Universities. The analysis of the results has shown how the mechanical engineering math‟s teachers relates the content to the specific issues of vocational disciplines.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-10-22T13:15:10Z No. of bitstreams: 1 A MATEMATICA NOS.pdf: 1214952 bytes, checksum: c66f62e6779e8d4c7a7c5b5aa297b142 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-22T13:15:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A MATEMATICA NOS.pdf: 1214952 bytes, checksum: c66f62e6779e8d4c7a7c5b5aa297b142 (MD5) Previous issue date: 2016-04-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEngenharia mecânicapor
dc.subjectMathematiceng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectMechanical engineeringeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA matemática nos cursos superiores de engenharia mecânica em universidades paranaensespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MATEMATICA NOS.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.