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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Organização do trabalho pedagógico na educação prisional
???metadata.dc.creator???: Salvalaggio, Lucia Regina 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Viana, Iêda
???metadata.dc.contributor.referee1???: Velozo, Emerson Luís
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fontana, Maria Iolanda
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa apresenta uma análise sobre a organização do trabalho pedagógico na educação prisional, tomando como agentes da pesquisa os pedagogos que atuam no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos - CEEBJA Dr. Mário Faraco, instituição escolar que se encontra dentro do Sistema Penitenciário do Estado do Paraná, em Piraquara, que realiza atendimento escolar em parceria com SEJU/SESP, desde 1982. Como objetivo geral foi proposto analisar como acontece a organização do trabalho pedagógico na educação prisional frente às diversas atribuições assumidas pelos pedagogos, e como objetivos específicos definiu-se: discutir a educação prisional; identificar o perfil do sujeito privado de liberdade que se encontra no processo de escolarização no CEEBJA Dr. Mário Faraco; relacionar alguns fatores limitadores na educação prisional; discutir como se articula a organização do trabalho pedagógico na educação prisional. Desta forma, foram elencadas as principais atribuições do pedagogo no interior do CEEBJA e do sistema prisional, analisando-se sua prática e estabelecendo alguns critérios que norteiam a prática dos pedagogos que trabalham no sistema prisional, assim como as diversas atribuições assumidas pelos pedagogos que se sobrepõem às principais questões pedagógicas. Na primeira parte do trabalho, discutiu-se a educação prisional, caracterizando, inicialmente, a educação de jovens e adultos – EJA e a seguir a EJA na prisão; e, posteriormente, apresentando um breve histórico do CEEBJA Dr. Mário Faraco com base em teóricos como: Arroyo (2007), Freire (2013), Gadotti (2011), Julião (2007), Onofre (2014), Saviani (2010, 2013). Na segunda parte, apresentou-se a função social do pedagogo, analisando-se o conceito de pedagogia e destacando as principais atribuições para posterior análise neste trabalho investigativo sobre a organização do trabalho pedagógico. Foram utilizados como referencial bibliográfico nesta etapa: Bruno (2009), Placco (2009), Garrido (2009), Pimenta (2012), Vasconcellos (2013). Na sequência, apresentou-se o trabalho de campo realizado sob um enfoque qualitativo, do tipo exploratório, com a combinação de análise teórica e trabalho empírico, usando o recurso da entrevista. Para a exploração dos materiais analisados, recorreu-se ao método de Análise de Conteúdo, com base em Bardin (2011). Pretende-se, com esta pesquisa, oferecer análise e subsídios sobre a organização do trabalho pedagógico e a formação continuada na educação prisional, para pedagogos, educadores e pessoas que tenham interesse em conhecer e/ou trabalhar no contexto da educação no sistema prisional. Este tema ainda é pouco explorado, por isso torna-se importante enfatizar a importância desta modalidade de educação voltada para a essência da formação humana, dando visibilidade à educação prisional, aos educadores e pedagogos, significando, também, desvelar o trabalho realizado para a sociedade apesar dos limites e contradições existentes para a efetivação de uma educação de qualidade.
Abstract: This research presents an analysis of the organization of pedagogical work in prison education, wherein research agents were the pedagogues who work in State Center for Basic Education for Youths and Adults –CEEBJA Dr. Mário Faraco. This educational institution is located inside the Penitentiary system of Parana State, in Piraquara town, which conducts school attendance in partnership with SEJU/SESP, since 1982. It was proposed, as a general objective, to analyze how the organization of educational work in prison education is carried, considering various assignments assumed by pedagogues that overlap the main pedagogical issues. It was defined as specific objectives: to discuss prison education; to identify the profile of people deprived of freedom who are through schooling process in CEEBJA Dr. Mário Faraco; to list some limiting factors in prison education; and to discuss how to coordinate the organization of pedagogical work in prison education. Thus, the main assignments of pedagogue inside CEEBJA and prison system were listed, analyzing their practice and establishing some criteria that guide the practice of teachers who work in the prison system, as well as the various tasks assumed by pedagogues that overlap the main pedagogical issues. In the first part of this work, prison education was discussed, characterizing, initially, the Education for Youths and Adults – EJA and further Education for Youths and Adults in prision; and afterward it was presented a brief history of CEEBJA Dr. Mário Faraco, based on writers as: Arroyo (2007), Freire (2013), Gadotti (2011), Julião (2007), Onofre (2014), Saviani (2010, 2013). In the second part, the social function of pedagogue was presented, analyzing the concept of pedagogy and highlighting the main tasks for further analysis in this investigative work. In this part, the bibliographic reference was: Bruno (2009), Placco (2009), Garrido (2009), Pimenta (2012), Vasconcellos (2013). Following, it was presented the fieldwork carried out under a qualitative and exploratory approach, combining theoretical analysis and empirical work, through interview. Collected data were analyzed using the Content Analysis method, based on Bardin (2011). It is expected that, with this research, an analysis and a contribution on the organization of educational work and continuing formation in prison education may be offered for pedagogues, educators and other people who are interested in knowing and / or working in the context of education in the prison system. This subject is still poorly investigated, therefore it is important to emphasize the importance of this modality of education focused on the essence of human formation, giving visibility to prison education, educators and pedagogues, which also leads to unveil the work carried out for society despite the limits and contradictions for the realization of a quality education.
Keywords: Educação
Educação de Jovens e Adultos
Sistema prisional
Formação continuada
Organização do trabalho pedagógico
Education
Education for youths and adults
Prison system
Continuing education
Pedagogical work organization
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Salvalaggio, Lucia Regina. Organização do trabalho pedagógico na educação prisional. 2016. 111 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1574
Issue Date: 8-Apr-2016
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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