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dc.creatorRotava, Angélica-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9692523855274962por
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Cristina Borges da-
dc.contributor.referee1Filizola, Roberto-
dc.contributor.referee2Amaral Filho, Fasto dos Santos-
dc.date.accessioned2018-09-13T18:30:29Z-
dc.date.issued2018-08-11-
dc.identifier.citationRotava, Angélica. Vivendo as margens: a escola, a comunidade, a educação e o processo de segregação socioespacial na regional da cidade industrial de Curitiba. 2018. 214 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1565-
dc.description.resumoO conhecimento socioespacial é de suma importância para que seja possível compreender as relações cotidianas, sociais, econômicas, políticas e culturais. Esses conhecimentos são fundamentais tanto em áreas rurais quanto nos grandes centros urbanos – nas áreas “mais nobres” e em áreas periféricas. Dados de pesquisas têm apontado que áreas periféricas de Curitiba e Região Metropolitana concentram percentuais maiores de alunos com desempenhos escolares insatisfatórios. Estes dados demonstram ainda que há disparidades socioespaciais marcantes em relação às oportunidades educacionais, indicando desigualdade na oferta e distribuição de escolas. Os índices educacionais conquistados nessas regiões costumam ser menores do que em áreas ou bairros considerados mais centrais ou nobres do município de Curitiba. Dessa maneira questiona-se: Quais são as práticas pedagógicas necessárias para estimular o processo de ensino e aprendizagem de alunos que vivem em cotidianos periféricos, nos quais as moradias são irregulares e, de modo geral, precárias e insalubres? Buscando responder esse questionamento, o objetivo geral deste trabalho visa analisar como se dão as práticas pedagógicas em duas escolas da periferia da Regional CIC (Cidade Industrial de Curitiba). Para fundamentar e discutir conceitos essenciais para o desenvolvimento da pesquisa, busca-se a contribuição de alguns autores como: Bruel et al. (2014), Deschamps (2014), Corrêa (1998, 1995), Firkoswski; Moura (2014), Kaztman (2005), Almeida (2017), Carvalho (2014), Soto (2008), Sobreira (2010), López (2008), Silva (2012, 2016), Franco (2015, 2016), entre outros. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: roteiro de visita às duas instituições escolares, roteiro de entrevista e questionários aplicados a professores das escolas participantes da pesquisa e moradores do entorno, bem como observações que foram realizadas durante o curso de extensão intitulado “Universidade vai à escola: aproximação comunidade-escola” elaborado com anuência e orientação dos gestores, o qual teve duração de quatro meses e desenvolvido nas dependências das referidas escolas – uma da Rede Estadual e outra da Rede Municipal de Educação da Regional CIC. Por meio dos instrumentos de pesquisa, busca-se compreender como se dão as práticas pedagógicas, os processos de ensino e aprendizagem em áreas periféricas e as relações comunidade e escola. Os principais resultados apontam que é necessária uma busca maior dos professores por integração entre a comunidade e a escola, com o intuito de contribuir com discussões e conteúdos que empoderem as comunidades, alunos e professores a reclamar dos direitos básicos relacionados a educação e os direitos à cidade.por
dc.description.abstractSocio-spatial knowledge is a very crucial task developed in order to understand daily, social, economic, political and cultural relations. This knowledge is fundamental in rural areas as well as in large urban centers – in the “nobler” areas and peripheral areas. Research data have indicated that peripheral areas of Curitiba and its Metropolitan Region concentrate higher percentages of students with unsatisfactory school performance. These data also show that there is a huge socio-spatial disparity in relation to educational opportunities, indicating inequality in the supply and distribution of schools. The educational indexes obtained in these regions are usually smaller than in areas, or neighborhoods, considered more central or noble in the city of Curitiba. In this way, the research question emerges: What are the pedagogical practices necessary to stimulate the teaching and learning process of students living in peripheral daily life, in which, generally, the housing is irregular, precarious and unhealthy? Seeking to answer this question, the main goal of this work is to analyze how pedagogical practices are given in two schools in the periphery of the Industrial City of Curitiba (also known as CIC), a neighborhood of Curitiba. In order to justify and discuss essential concepts for developing the research, we seek the contribution of some authors such as Bruel et al. (2014), Deschamps (2014), Corrêa (1998, 1995), Firkoswski; Moura (2014), Kaztman (2005), Almeida (2017), Carvalho (2014), Soto (2008), Sobreira (2010), López (2008), Silva (2012), Franco (2015, 2016), among others. The research instruments used were: a visit script to the two school institutions, interviews’ scripts and questionnaires applied to the teachers and residents, as well as observations that were made during the extension course titled “University goes to the school: community-school approximation approach” elaborated with the consent and guidance of the managers, which lasted four months and it was developed in the schools' dependencies – one being managed by the state government and another by the city government. Through the instruments of research, it is sought to understand how pedagogical practices are given, the processes of teaching and learning in peripheral areas, and the community-school relations. The main results point out that it must have an interest of teachers for integration between the community and the school in order to contribute with discussions and contents that will empower communities, students and teachers for claiming the basic rights related to education and the rights to the city.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-09-13T18:30:28Z No. of bitstreams: 1 VIVENDO AS MARGENS.pdf: 4535932 bytes, checksum: d43a355f73b3c174da2e8120bc79e0e1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-13T18:30:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VIVENDO AS MARGENS.pdf: 4535932 bytes, checksum: d43a355f73b3c174da2e8120bc79e0e1 (MD5) Previous issue date: 2018-08-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectÁreas periféricaspor
dc.subjectEducação da periferiapor
dc.subjectComunidade-escolapor
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectPeripheral areaseng
dc.subjectPeripheral educationeng
dc.subjectCommunity-schooleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleVivendo as margens: a escola, a comunidade, a educação e o processo de segregação socioespacial na regional da cidade industrial de Curitibapor
dc.typeDissertaçãopor
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