Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1542
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Pensar cinema: o sistema crítico no cinema de retomada
???metadata.dc.creator???: Teixeira, Luiz Gustavo Vilela 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Araujo, Denize
???metadata.dc.contributor.referee1???: Uchôa, Fábio Raddi
???metadata.dc.contributor.referee2???: Veiga, Roberta Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: Se crítica é toda e qualquer reflexão sobre uma obra, partindo desta mesma obra para gerar relações de sentido que interferem na fruição de quem com ela interage, é patente seu impacto e dimensão enquanto promotora de crise. Partindo desta ideia, este trabalho empreende um mergulho na produção crítica produzida sobre o cinema brasileiro contemporâneo, dito de Retomada, para assim analisar como se estrutura a reflexão cinematográfica. Ao eleger três filmes de forte articulação metalinguística será possível notar como o discurso sobre o cinema se manifesta em suas respectivas críticas. Através das análises desses textos, este trabalho busca compreender como o pensamento crítico se manifesta e percebe o cinema. Para isso, me proponho a conceituar a crítica de cinema através de sua constituição teórica em relação à história do cinema partindo de autores como André Bazin, Walter Benjamin e Jean-Claude Bernardet. A crítica é repensada em sua dimensão coletiva, se configurando como sistema crítico, como proposto por José Luís Braga. Procuro também conceituar o cinema contemporâneo brasileiro, inserindo-o em um contexto histórico em relação à crítica, formas de produção e recepção do público através dos relatos histórico-críticos de autores como Paulo Emílio Sales Gomes, Ismail Xavier, Marcelo Ikeda e Laurent Debois. Este referencial será usado como base para analisar os filmes levantados – Lisbela e o Prisioneiro (2003), Guel Arraes; Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), Marcelo Gomes; e Saneamento Básico, O Filme (2007), Jorge Furtado – diante de seu contexto de produção e lançamento, bem como suas respectivas críticas para, por fim, refletir sobre a constituição da crítica de cinema contemporânea e como ela percebe o Cinema de Retomada enquanto formulador de hipóteses sobre o próprio cinema, tanto através de contribuições pontuais, quanto através de sua constituição como sistema.
Abstract: If criticism is any reflection on a work, starting from this same work to generate relations of meaning that interfere with the enjoyment of those who interact with it, it is clear its impact and dimension as a promoter of crisis. Starting from this idea, this work undertakes a dip in the critical production produced on contemporary Brazilian cinema, said of Retomada, in order to analyze how the cinematographic reflection is structured. By choosing three films with strong metalinguistic articulation, it will be possible to see how the discourse on cinema manifests itself in their respective criticisms. Through the analysis of these texts, this work seeks to understand how critical thinking manifests itself and perceives cinema. To that end, I propose to conceptualize film criticism through its theoretical constitution in relation to the history of cinema, starting with authors such as André Bazin, Walter Benjamin and Jean-Claude Bernardet. Criticism is rethought in its collective dimension, forming itself as a critical system, as proposed by José Luís Braga. I also seek to conceptualize contemporary Brazilian cinema, inserting it in a historical context in relation to criticism, forms of production and reception of the public through the historical-critical accounts of authors such as Paulo Emílio Sales Gomes, Ismail Xavier, Marcelo Ikeda and Laurent Debois. This reference will be used as a basis to analyze the films raised - Lisbela and Prisioneiro (2003), Guel Arraes; Cinema, Aspirins and Urubus (2005), Marcelo Gomes; and Saneamento Básico, O Filme (2007), Jorge Furtado - in view of its context of production and launching, as well as their respective criticisms, in order to reflect on the constitution of contemporary film criticism and how it perceives Cinema de Resomada formulator of hypotheses about the cinema itself, both through punctual contributions and through its constitution as a system.
Keywords: Cinema
Crítica de cinema
Retomada
Metalinguagem
Movie theater
Film criticism
Retake
Metalanguage
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Teixeira, Luiz Gustavo Vilela. Pensar cinema: o sistema crítico no cinema de retomada. 2017. 158 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1542
Issue Date: 30-Jun-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PENSAR CINEMA.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.