Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1542
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTeixeira, Luiz Gustavo Vilela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7013897278525990por
dc.contributor.advisor1Araujo, Denize-
dc.contributor.referee1Uchôa, Fábio Raddi-
dc.contributor.referee2Veiga, Roberta Oliveira-
dc.date.accessioned2018-08-16T17:35:35Z-
dc.date.issued2017-06-30-
dc.identifier.citationTeixeira, Luiz Gustavo Vilela. Pensar cinema: o sistema crítico no cinema de retomada. 2017. 158 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1542-
dc.description.resumoSe crítica é toda e qualquer reflexão sobre uma obra, partindo desta mesma obra para gerar relações de sentido que interferem na fruição de quem com ela interage, é patente seu impacto e dimensão enquanto promotora de crise. Partindo desta ideia, este trabalho empreende um mergulho na produção crítica produzida sobre o cinema brasileiro contemporâneo, dito de Retomada, para assim analisar como se estrutura a reflexão cinematográfica. Ao eleger três filmes de forte articulação metalinguística será possível notar como o discurso sobre o cinema se manifesta em suas respectivas críticas. Através das análises desses textos, este trabalho busca compreender como o pensamento crítico se manifesta e percebe o cinema. Para isso, me proponho a conceituar a crítica de cinema através de sua constituição teórica em relação à história do cinema partindo de autores como André Bazin, Walter Benjamin e Jean-Claude Bernardet. A crítica é repensada em sua dimensão coletiva, se configurando como sistema crítico, como proposto por José Luís Braga. Procuro também conceituar o cinema contemporâneo brasileiro, inserindo-o em um contexto histórico em relação à crítica, formas de produção e recepção do público através dos relatos histórico-críticos de autores como Paulo Emílio Sales Gomes, Ismail Xavier, Marcelo Ikeda e Laurent Debois. Este referencial será usado como base para analisar os filmes levantados – Lisbela e o Prisioneiro (2003), Guel Arraes; Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), Marcelo Gomes; e Saneamento Básico, O Filme (2007), Jorge Furtado – diante de seu contexto de produção e lançamento, bem como suas respectivas críticas para, por fim, refletir sobre a constituição da crítica de cinema contemporânea e como ela percebe o Cinema de Retomada enquanto formulador de hipóteses sobre o próprio cinema, tanto através de contribuições pontuais, quanto através de sua constituição como sistema.por
dc.description.abstractIf criticism is any reflection on a work, starting from this same work to generate relations of meaning that interfere with the enjoyment of those who interact with it, it is clear its impact and dimension as a promoter of crisis. Starting from this idea, this work undertakes a dip in the critical production produced on contemporary Brazilian cinema, said of Retomada, in order to analyze how the cinematographic reflection is structured. By choosing three films with strong metalinguistic articulation, it will be possible to see how the discourse on cinema manifests itself in their respective criticisms. Through the analysis of these texts, this work seeks to understand how critical thinking manifests itself and perceives cinema. To that end, I propose to conceptualize film criticism through its theoretical constitution in relation to the history of cinema, starting with authors such as André Bazin, Walter Benjamin and Jean-Claude Bernardet. Criticism is rethought in its collective dimension, forming itself as a critical system, as proposed by José Luís Braga. I also seek to conceptualize contemporary Brazilian cinema, inserting it in a historical context in relation to criticism, forms of production and reception of the public through the historical-critical accounts of authors such as Paulo Emílio Sales Gomes, Ismail Xavier, Marcelo Ikeda and Laurent Debois. This reference will be used as a basis to analyze the films raised - Lisbela and Prisioneiro (2003), Guel Arraes; Cinema, Aspirins and Urubus (2005), Marcelo Gomes; and Saneamento Básico, O Filme (2007), Jorge Furtado - in view of its context of production and launching, as well as their respective criticisms, in order to reflect on the constitution of contemporary film criticism and how it perceives Cinema de Resomada formulator of hypotheses about the cinema itself, both through punctual contributions and through its constitution as a system.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-08-16T17:35:35Z No. of bitstreams: 1 PENSAR CINEMA.pdf: 2571989 bytes, checksum: bd4733d6def7556ab767f0765c5325a8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-16T17:35:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PENSAR CINEMA.pdf: 2571989 bytes, checksum: bd4733d6def7556ab767f0765c5325a8 (MD5) Previous issue date: 2017-06-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectCrítica de cinemapor
dc.subjectRetomadapor
dc.subjectMetalinguagempor
dc.subjectMovie theatereng
dc.subjectFilm criticismeng
dc.subjectRetakeeng
dc.subjectMetalanguageeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titlePensar cinema: o sistema crítico no cinema de retomadapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PENSAR CINEMA.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.