Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1540
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZanocini, Marcia Regina Rezende-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8424822442700780por
dc.contributor.advisor1Silva , Maria Cristina Borges da-
dc.contributor.referee1Cortelazzo, Iolanda Cortelazzo de Camargo-
dc.contributor.referee2Garcia, Joe-
dc.date.accessioned2018-08-16T13:51:04Z-
dc.date.issued2018-05-24-
dc.identifier.citationZanocini, Marcia Regina Rezende. Processos e percursos de aprendizagens: o protagonismo das crianças do ensino fundamental I por meio da Tic. 2018. 200 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1540-
dc.description.resumoO tema desta dissertação envolve o aprofundamento de saberes sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como suporte às práticas pedagógicas, a partir dos processos e percursos de aprendizagens no Ensino Fundamental I, séries iniciais. O cotidiano tão complexo que nos desafia enquanto profissionais da educação, precisa ser observado com cuidado. Desta maneira, questiona-se: Na medida em que as crianças são estimuladas a desfrutarem da autonomia na construção de suas aprendizagens, como este processo de construção acontece com o uso das TIC? Para responder ao questionamento, definiu-se como objetivo geral da pesquisa, analisar o protagonismo e a autoria do aluno em seu percurso de aprendizagem por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Para tanto os objetivos específicos foram: a) averiguar como os professores compreendem as TIC e seus usos em suas práticas pedagógicas; b) identificar facilidades e dificuldades encontradas pelos docentes relacionadas às práticas pedagógicas e as TIC; c) avaliar como os alunos se apropriam de conhecimentos resultantes de práticas pedagógicas, propiciado pelo uso e construção de aprendizagens resultantes da Tecnologia de Informação e Comunicação. Como aporte teórico, procurou-se subsídios em autores como Vygotsky, Kenski, Behrens, Relvas, Cosenza e Guerra, entre outros. A escola definida para a pesquisa foi selecionada mediante a inserção da pesquisadora na Rede Municipal de Curitiba e na escola. A pesquisa constitui-se em um estudo qualitativo, valendo-se de diferentes instrumentos como: roteiro de entrevistas à seis professores, aplicação de questionários a trinta alunos do 4ºano e a aplicação de uma atividade experimental, assim como observações, por meio das quais analisou-se o cotidiano escolar. Os resultados principais apontam para a necessidade de uma redefinição quanto a utilização das TIC nas escolas, a partir de formação continuada aos professores para o trabalho com as TIC, revendo conceitos e redimensionando ações, para que haja uma possível transformação na prática pedagógica. Em relação ao protagonismo e autoria dos alunos, entende-se que ainda precisa ser muito estimulado entre os professores, pois este, permanece pouco presente em sala de aula. É preciso que se entenda, que o adulto/professor é peça chave para o desenvolvimento do percurso, da autoria e do processo de aprendizagem dos alunos, bem como, da construção do diálogo permanente para a construção do conhecimento e dos estímulos, que são essenciais para formação.por
dc.description.abstractThe theme of this dissertation involves the enhancement of knowledge about the use of Information and Communication Technologies (ICT) as a support for pedagogical practices, from the processes and learning pathways in Elementary School I, initial grades. The complex daily life that challenges us as educational professionals requires to be watched with care. In this way, it is questioned: To the extent that the children are stimulated to enjoy the autonomy in the construction of their learning, how this construction process happens with the use of the ICT? To answer the question, it was defined as the main objective of the research, to analyze the protagonism and the authorship of the student in his learning course through the Information and Communication Technologies. The specific goals were: a) to investigate how teachers understand ICT and uses it in their pedagogical practices; b) to identify facilities and difficulties encountered by teachers related to the pedagogical practices and ICT; c) to evaluate how students appropriate knowledge resulting from pedagogical practices, propitiated by the use and construction of learning resulting from the Information and Communication Technology. As a theoretical contribution, it was sought subsidies in authors such as Vygotsky, Kenski, Behrens, Relvas, Cosenza and Guerra, among others. The school defined for the research was selected through the insertion of the researcher in the Municipal Network of Curitiba and in the school. The research consisted of a qualitative study, using different instruments such as: a script of interviews with six teachers, the application of questionnaires to thirty students from the 4th grade and the application of an experimental activity, as well as observations, through which it was analyzed the daily routine of the school. The main results point to the need for a redefinition of the use of ICT in schools, from a continuous development of teachers to work with ICT, reviewing concepts and resizing actions, so that there is a possible transformation in pedagogical practice. In regards to the protagonism and authorship of the students, it is understood that it still needs to be highly stimulated among the teachers, because this one, remains little present in the classroom. It must be understood that the adult / teacher is a key factor in the development of the course, authorship and learning process of students, as well as the construction of permanent dialogue for the build up of knowledge and incentives, which are essential for training.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-08-16T13:51:04Z No. of bitstreams: 1 PROCESSOS E.pdf: 4512562 bytes, checksum: 8df0276ab9e5549b0fb8181cf64e86f6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-16T13:51:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PROCESSOS E.pdf: 4512562 bytes, checksum: 8df0276ab9e5549b0fb8181cf64e86f6 (MD5) Previous issue date: 2018-05-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEnsino fundamental Ipor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDevelopment of teacherseng
dc.subjectInformation and communication technologyeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectElementary school Ieng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProcessos e percursos de aprendizagens: o protagonismo das crianças do ensino fundamental I por meio da Ticpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCESSOS E.pdf4.41 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.