Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1531
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGiesel, Gisele Groehler-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0477625994377075por
dc.contributor.advisor1Azevêdo, Adriano Valério dos Santos-
dc.contributor.referee1Camargo, Denise de-
dc.contributor.referee2Freitas, Maria de Fátima Quintal de-
dc.date.accessioned2018-08-10T18:04:38Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.citationGiesel, Gisele Groehler. Práticas de docentes de psicologia sobre a formação e atuação em psicologia social comunitária. 2018. 139 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1531-
dc.description.resumoO presente estudo objetivou identificar e analisar as práticas de docentes de cursos de Psicologia referentes a formação de estudantes para atuação em Psicologia Social Comunitária. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze professores, de cursos de Psicologia, de instituições particulares de ensino superior que ministram disciplinas com o enfoque da Psicologia Social Comunitária na Cidade de Curitiba-Pr. Os resultados mostraram que as disciplinas são ministradas baseando-se nas ementas do curso, os professores selecionam os conteúdos e utilizam uma variedade de recursos didáticos (livros, artigos, jornais, vídeos) e metodologias ativas. As estratégias de avaliação da aprendizagem também são diversificadas (provas, dinâmicas, seminários), o que constitui avaliação processual. Os estágios supervisionados são realizados em distintas instituições da assistência social e da saúde, direcionados para práticas congruentes com os princípios da PSC. Os professores possuem experiência na área da PSC e percebem que representa um campo em expansão, e que as instituições de ensino estão reconhecendo os avanços desta área de atuação, para tanto buscam articular teoria à prática numa perspectiva psicossocial. Diante de tais resultados, destaca-se a importância da formação continuada e qualificação docente, pelo fato de que estes fatores são fundantes no exercício da profissão e formação de futuros profissionais na área da Psicologia Social Comunitária.por
dc.description.abstractThe present study aimed to identify and analyze the practices of teachers of Psychology courses regarding the training of students to work in Community Social Psychology. Semi-structured interviews were carried out with twelve teachers, from Psychology courses, from private higher education institutions that teach disciplines with the focus of Community Social Psychology in the City of Curitiba-Pr. The results showed that the subjects are taught based on the course syllabus, the teachers select the contents and use a variety of didactic resources (books, articles, newspapers, videos) and active methodologies. The learning assessment strategies are also diversified (evidence, dynamics, seminars), which constitutes a procedural evaluation. Supervised internships are conducted at different health and social care institutions, directed toward practices consistent with the principles of CSP. The teachers have experience in the area of the PSC and perceive that it represents an expanding field, and that the educational institutions are recognizing the advances of this area of action, so they seek to articulate theory and practice from a psychosocial perspective. In view of these results, the importance of continuing education and teacher qualification is highlighted, given the fact that these factors are fundamental in the exercise of the profession and training of future professionals in the area of Community Social Psychology.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-08-10T18:04:38Z No. of bitstreams: 1 PRATICAS DE DOCENTES.pdf: 1197443 bytes, checksum: fdfd79bc3102df8bc45dbb866b7acb23 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-10T18:04:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRATICAS DE DOCENTES.pdf: 1197443 bytes, checksum: fdfd79bc3102df8bc45dbb866b7acb23 (MD5) Previous issue date: 2018-06-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação acadêmicapor
dc.subjectPsicologia comunitáriapor
dc.subjectPsicologia social comunitáriapor
dc.subjectAcademic backgroundeng
dc.subjectCommunity psychologyeng
dc.subjectCommunity social psychologyeng
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.titlePráticas de docentes de psicologia sobre a formação e atuação em psicologia social comunitáriapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRATICAS DE DOCENTES.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.