Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1521
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEnjiu, Andrea Jully-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0340557576633408por
dc.contributor.advisor1Berberian, Ana Paula-
dc.contributor.referee1Santana, Ana Paula-
dc.contributor.referee2Guarinelo, Ana Cristina-
dc.date.accessioned2018-08-09T12:21:22Z-
dc.date.issued2012-11-30-
dc.identifier.citationEnjiu, Andrea Jully. Biblioteca escolar como espaço de letramento. 2012. 78 f. Dissertação( Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1521-
dc.description.resumoA leitura vem sendo amplamente abordada em nível nacional por meio de políticas públicas, programas e pesquisas que visam, de maneira geral, colaborar com a democratização da informação e do conhecimento e, portanto, estão comprometidos com a promoção do letramento. Considerando que as atividades de leitura desenvolvidas nas instituições escolares são fundamentais nesse processo, destacando-se aquelas implementadas em suas bibliotecas, fica evidente a importância de se analisar as concepções e abordagens utilizadas nesse espaço para a sistematização de atuações fonoaudiológicas no contexto da educação. Dessa maneira, este estudo tem como objetivo investigar como o trabalho com biblioteca vem sendo instituído por um grupo de professores da região metropolitana de Curitiba. A pesquisa de campo foi realizada com 56 docentes do Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano, da rede municipal de Piraquara (PR). Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado questionário composto por 16 perguntas a respeito dos seguintes aspectos: perfil dos sujeitos a partir de identificação e formação acadêmica; pontos de vista dos educadores com relação à biblioteca escolar e às práticas desenvolvidas nesse espaço, além de sua visão acerca de infraestrutura, acervo e uso do local. Com base nas respostas fornecidas, os resultados indicam que a biblioteca no município ainda é um ambiente pouco privilegiado no contexto escolar, dado o número relevante de escolas as quais ainda não a possuem (54%) e pela quantidade de professores que nela não desenvolvem determinadas atividades (37%). A formação acadêmica do professor tem se mostrado pouco impactante, com relação aos conteúdos téoricos/práticos com relação à biblioteca e sua visão restrita acerca das funções da biblioteca escolar, denotando a condição de letramento do professor, não permite que ela seja considerada parte integrante da escola, e sim algo a parte. Consequentemente as práticas que podem ser desenvolvidas na biblioteca não são consideradas práticas pedagógicas capazes de inserir o sujeito no mundo letrado e sim como apoio pedagógico. Dessa forma, a pesquisa evidencia a biblioteca escolar como um lugar de promoção do letramento, o qual deve propiciar práticas significativas de leitura. Diante de tal fato, tal estudo evidencia a biblioteca escolar como espaço de atuação do fonoaudiólogo dentro do contexto educacional, por meio de práticas de posturas colaborativas que contribuam tanto para a constituição de bibliotecas escolares quanto promovendo em parceria com todos os envolvidos no contexto escolar, ações de caráter contínuo que privilegiem a função social e educacional da biblioteca e práticas significativas de leitura.por
dc.description.abstractReading has been widely approached at the national level through public policies, programs and research aimed at, in general, to collaborate with the democratization of information and knowledge and, therefore, are committed to the promotion of literacy. Considering that reading activities developed in school institutions are fundamental in this process, highlighting those implemented in their libraries, it is evident the importance of analyzing the conceptions and approaches used in this space for the systematization of speech-language pathways in the context of education. Thus, this study aims to investigate how library work has been instituted by a group of teachers from the metropolitan region of Curitiba. The field research was carried out with 56 primary school teachers, from 1st to 5th year, from the municipal network of Piraquara (PR). As a data collection instrument, a questionnaire composed of 16 questions was used regarding the following aspects: profile of subjects from identification and academic training; educators' views regarding the school library and the practices developed in that space, as well as their view on infrastructure, collection and use of the site. Based on the answers provided, the results indicate that the library in the municipality is still a poor environment in the school context, given the significant number of schools that do not yet have it (54%) and the number of teachers who do not activities (37%). The academic background of the teacher has shown little impact in relation to theoretical / practical content regarding the library and its restricted view about the functions of the school library, denoting the condition of teacher's literacy, does not allow it to be considered an integral part of the school, something apart. Consequently the practices that can be developed in the library are not considered pedagogical practices capable of inserting the subject in the literate world, but as pedagogical support. In this way, the research evidences the school library as a place of literacy promotion, which should provide meaningful reading practices. Faced with this fact, such study evidences the school library as a place of action of the speech therapist within the educational context, through practices of collaborative positions that contribute both to the constitution of school libraries and promoting in partnership with all involved in the school context, continuous actions that privilege the social and educational function of the library and meaningful reading practices.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-08-09T12:21:22Z No. of bitstreams: 1 BIBLIOTECA ESCOLAR.pdf: 725969 bytes, checksum: f672c382df282321bc30929eba30ca36 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-09T12:21:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BIBLIOTECA ESCOLAR.pdf: 725969 bytes, checksum: f672c382df282321bc30929eba30ca36 (MD5) Previous issue date: 2012-11-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentDistúrbios da Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Distúrbios da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiblioteca escolarpor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectSchool libraryeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectReadingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleBiblioteca escolar como espaço de letramentopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIBLIOTECA ESCOLAR.pdf708.95 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.