Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1507
???metadata.dc.type???: Tese
Title: O documentário poético performático e a voz do corpo dançante como inter(trans)texto de si mesma: Pas de Deux Wenders-Bausch
???metadata.dc.creator???: Wosniak, Cristiane do Rocio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Guimarães, Denise Azevedo Duarte
???metadata.dc.contributor.referee1???: Araújo, Denize Correa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fischer, Sandra
???metadata.dc.contributor.referee3???: Salgado, Luiz Antonio Zahdi
???metadata.dc.contributor.referee4???: Corrêa, Ronaldo de Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta tese intitulada O documentário poético performático e a voz do corpo dançante como inter(trans)texto de si mesma: pas de deux Wenders-Bausch problematizo uma imbricação entre as signagens dança e cinema, por meio de procedimentos de análise fílmica de cunho semiótico. O objetivo central da tese é suscitar reflexões acerca do problema de pesquisa que norteia a investigação: de que forma e com que meios as vozes icônicas cinéticas do corpo dançante em Pina (2011), documentário de Wim Wenders, que se constitui em uma homenagem poética e performática à artista da dança Pina Bausch, transformam-se em inter(trans)textos de si mesmas, abertas a significados polissêmicos? A partir de hipóteses argumentativas que se empenham em atestar a existência de variados hipotextos – citados ou aludidos – no hipertexto Pina como aglomerados de vozes que se inter(trans)textualizam no(pelo) dizer-fazer dança, utilizo-me da análise da tipologia de relações transtextuais genettianas e da explicitação dos modos e dos meios pelos quais elas se manifestam no corpus selecionado para a pesquisa, procurando demonstrar – com o recurso da decupagem de excertos do texto não verbal – o caráter de vozes múltiplas, presentes no objeto empírico em questão. Parto do princípio de que na transposição de um texto ou de vozes hipotextuais (preexistentes) em outro texto – hipertextualizado – ocorre o trânsito, o movimento semiósico incessante da passagem de um sistema significante a um outro, e, nesse processo dinâmico de análise, procuro alicerçar a tese e o argumento de que ocorrem diferentes relações inter(trans)textuais, cujas vozes corporalizadas/dançantes, constituem uma rede ou mosaico na formação do hipertexto em questão. Os aportes teóricos que norteiam a investigação recaem sobre Charles Sanders Peirce, sobretudo a sua Gramática Especulativa, além de Gilles Deleuze e Gérard Genette. Para elucidar a questão da voz icônica fisicalizada/corporalizada, convoco também, os subsídios conceituais de Bill Nichols, que divide o palco teórico desse território, com o pesquisador Fernão Pessoa Ramos. No capítulo 1 o documentário poético e performático é apresentado enquanto texto e o teórico Genette alicerça a noção de transtextualidade aplicada ao corpus da investigação. No capítulo 2 estabeleço o conceito de voz e elucido as tipologias modais poética e performática atribuídas ao texto documental. No capítulo 3 as signagens dança e cinema são cotejadas e sobrepostas à ontologia da imagem-tempo deleuzeana, na proposição de situações óticas – opsignos – e sonoras – sonsignos – puras, ao pensar o cinema como pensamento e como criação da diferença.
Abstract: In this thesis, which is titled as O documentário poético performático e a voz do corpo dançante como inter(trans)texto de si mesma: pas de deux Wenders-Bausch [The poetic and performative documentary and the voice of the dancing body as an inter(trans)text of itself: pas de deux Wenders-Bausch], I discuss an overlap between dance and cinema through use of a semiotic process of film analysis. The main goal of this paper is to ponder upon the question that generated this research: how and by use of which elements the kinetic iconic voices of the dancing body presented in the documentary ‘Pina’ directed by Wim Wenders in 2011 (which in itself is a poetic and performative tribute to the choreographer Pina Bausch) are inter(trans)texts of themselves and are opened to polysemic meanings? Using the examples drawn from hypotexts presented or indicated in the hypertext ‘Pina’ as a gathering of voices that act as an inter(trans)text in/by the process of saying/performing dance, I apply the Gérard Gennette’s theory of transtextuality and the explicitness of ways and means by which they appear in the corpus chosen for this study, intending to present - through use of decoupage of excerpts of the nonverbal text – the nature of the multiple voices presented in the empirical object in analysis. This thesis follows the idea that in the transposition of a text or of hypotextuals (pre-existing) voices into another text (hypertextualised) there is an exchange, the unceasing semiosic movement of the transit from one signifying system to another, and, in this dynamic process of analysis is based the argument sustained in this study that happen different inter(trans)textuals interfaces, which embodied/dancing voices comprise a net or mosaic in the definition of the hypertext taken in consideration. This study was developed based on the theories of Charles Sanders Peirce (mainly in his Speculative Grammar), Gilles Deleuze and Gérard Gennette. Also, to clarify the concept of the iconic voice presented by/in the body it was used the theoretical discussions of Bill Nichols and Fernão Pessoa Ramos. In Chapter 1 the poetic and performative documentary is presented as a text and the theories of Gennette based the understanding of transtextuality that are applied to the corpus of this investigation. In Chapter 2 is established the concept of voice and clarified the poetic and performative modal types assigned to the documentary. In the final chapter dance and cinema are compared and overlap the Deleuze’s ontology of time-image for proposing pure conditions of vision and sound (opsigns and sonsigns) and for comprehending cinema as an idea as well as a result of the difference.
Keywords: Comunicação
Documentário poético
Inter(trans)textualidade
Voz
Corpo
Communication
Poetic documentary
Inter(trans)textuality
Voice
Body
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Comunicação e Linguagens
Citation: Wosniak, Cristiane do Rocio. O documentário poético performático e a voz do corpo dançante como inter(trans)texto de si mesma: Pas de Deux Wenders-Bausch. 2015. 236 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1507
Issue Date: 25-Mar-2015
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O DOCUMENTARIO.pdf6.41 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.