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dc.creatorMendes, Juliana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2723594713320213por
dc.contributor.advisor1Massi , Giselle Aparecida de Athayde-
dc.contributor.advisor-co1Willig, Mariluci Hautsch-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Cláudia Giglio de Oliveira-
dc.contributor.referee2Seima, Márcia Daniele-
dc.contributor.referee3Mantovani , Maria de Fátima-
dc.contributor.referee4Ribas, Angela-
dc.date.accessioned2018-08-03T12:03:39Z-
dc.date.issued2015-11-27-
dc.identifier.citationMendes, Juliana. As representações sociais dos acadêmicos de enfermagem e fonoaudiologia sobre o processo de envelhecimento e a formação para o cuidado ao idoso. 2015. 133 f. Tese( Doutorado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1505-
dc.description.resumoIntrodução. O aumento progressivo da longevidade no contexto global mostra a relevância do desenvolvimento de estudos para aprofundar o entendimento sobre o processo de envelhecimento humano, bem como o incremento na formação dos profissionais para atuar na atenção à saúde da população idosa. O cuidado ao idoso demanda o engajamento de profissionais capacitados de diferentes áreas de conhecimento, dentre esses os enfermeiros e fonoaudiólogos, que constituem o foco deste estudo. Objetivo. Analisar as representações sociais dos acadêmicos de enfermagem e fonoaudiologia sobre o processo de envelhecimento e a formação para o cuidado ao idoso. Trajetória metodológica. Pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Participaram do estudo vinte e cinco acadêmicos de enfermagem e fonoaudiologia pertencentes a duas universidades públicas e duas privadas, situadas na capital e interior do Estado do Paraná. Destes, quinze pertenciam ao curso de Enfermagem e dez ao de Fonoaudiologia. O critério de inclusão dos alunos foi o de estarem devidamente matriculados no 8° período do curso de Enfermagem ou Fonoaudiologia. Para a coleta das informações utilizou-se de entrevista com roteiro temático, composto por questões abertas que foram gravadas em mídia digital. As entrevistas foram realizadas nas universidades, obedecendo ao cronograma estabelecido juntamente com as professoras responsáveis pelos acadêmicos do 8º período. Em cada um dos cenários da investigação, foi reservada uma sala de aula adequada que permitiu a realização das entrevistas num ambiente de privacidade, envolvendo apenas o pesquisador e o pesquisado. A coleta das informações ocorreu no período de 15 de junho de 2012 a 15 de janeiro de 2013, sendo organizadas segundo a proposta do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefèvre e Lefèvre. O discurso do sujeito coletivo é uma técnica de organização e análise de dados qualitativos, de natureza verbal, obtidos por meio de depoimentos. Para a construção do Discurso do Sujeito Coletivo são utilizadas quatro figuras metodológicas: ancoragem, ideia central, expressões chave e a elaboração do discurso do sujeito coletivo. Os princípios legais e éticos foram contemplados neste estudo por meio da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade responsável pelo projeto, sob o protocolo nº 04130612.2.0000.0096. Resultados. Os 25 acadêmicos participantes do estudo apresentam uma média da idade de 27,8, sendo que 24 são do sexo feminino. As representações sociais que emergiram nas entrevistas dos acadêmicos em questão possibilitaram a organização de dois temas, seis ideias centrais e seis ancoragens: Tema 1 - O conhecimento sobre o envelhecimento na graduação. Ideia central A: o contato com o tema envelhecimento na graduação. Ancoragem: o tema envelhecimento é tratado superficialmente nos currículos de graduação. Ideia central B: as abordagens teóricas sobre o envelhecimento no decorrer da graduação. Ancoragem: o conhecimento teórico prioriza o envelhecimento biologicista. Tema 2 - A prática do cuidado ao idoso na graduação. Ideia central A: as vivências no estágio prático do cuidado ao idoso. Ancoragem: os idosos precisam de cuidados voltados ao declínio físico. Ideia central B: a percepção que os estudantes têm do idoso na prática acadêmica. Ancoragem: O idoso é destituído do seu poder de decisão. Ideia central C: sentimentos negativos que envolvem o cuidado ao idoso. Ancoragem: A infantilização da velhice. Ideia central D: sentimentos positivos que envolvem o cuidado ao idoso. Ancoragem: A reciprocidade na relação cuidador e sujeito cuidado. Considerações Finais. Percebe-se que o ensino do cuidado aos idosos na graduação dos dois cursos investigados é incipiente. Os conteúdos curriculares das disciplinas embasados no modelo cartesiano tendem a fragmentar o cuidado. Em consequência deste fato, as práticas assistenciais voltam-se ao declínio físico. Também, é evidenciado cotidianamente, a infantilização do idoso e o cerceamento do seu poder de decisão. Ressalta-se que parte dos acadêmicos percebe, em função de atividades práticas vivenciadas na graduação, uma relação de reciprocidade entre o sujeito que cuida e aquele que é cuidado. É imperiosa a necessidade da inclusão de disciplinas específicas para o cuidado humanizado do idoso na área da saúde, pois somente a formação de recursos humanos qualificados poderá atender e acolher a população que envelhece, proporcionando-lhe atendimento integralizado.por
dc.description.abstractIntroduction. The progressive increase of longevity in the global context shows the relevance for the development of studies to deepen the understanding on the process of human aging, as well as the improvement in professionals’ qualification to work in the elderly population’s healthcare. Elderly healthcare demands the engagement of qualified professionals from different areas of knowledge, among those, nurses and speech language pathologists, who are the focus on this study. Objective. To analyze nursing and speech language pathology undergraduates’ social representations on the aging process and education for elderly healthcare. Methodological trajectory. Qualitative research grounded in Moscovici’s Social Representation Theory. Twenty- five nursing and speech language pathology undergraduates from two public universities and two private ones, located in the capital city and interior of Paraná State, participated in the study. Students’ inclusion criterion was to be attending the 8th period of Nursing or Speech Language Pathology courses. For data collection, thematic interview was used, comprising digitally-recorded open questions. The interviews were held in the universities, complying with a schedule set up with the responsible professors for the 8th period undergraduates. In each of the investigation settings, a proper classroom was reserved, which provided the private environment for carrying out the interviews, involving only the researcher and the participant. Data collection was held between June 15th, 2012 and January 15th, 2013, being organized according to Lefèvre and Lefèvre’s Discourse of the Collective Subject. The discourse of the collective subject is a technique of organization and analysis for qualitative data, verbal in nature, obtained by means of accounts. For the construction of the Discourse of the Collective Subject, four methodological figures are used: anchoring, central idea, key-expressions and the elaboration of the discourse of the collective subject. Legal and ethical principles were complied in this study by means of the approval for the Ethics Research Committee of the University responsible for the project, protocol n. 04130612.2.0000.0096. Results. The twenty-five participants in the study feature mean age of 27.8, with 24 being female. The social representations which emerged from the undergraduates’ interviews enabled the organization of two themes, six central ideas and six anchors: Theme 1 – knowledge on aging in graduation. Anchoring: aging theme is superficially addressed in graduation curricula. Central idea B: theoretical approaches on aging during graduation. Anchoring: theoretical knowledge prioritizes biologicist aging. Theme 2 - Elderly healthcare practice in graduation. Central idea A: lived experiences in elderly healthcare academic training. Anchoring: older people need physical decay-related healthcare. Central idea B: undergraduates’ perception on the elderly in the academic practice. Anchoring: Elderly people are denied their power of decision. Central idea C: negative feelings involving elderly healthcare. Anchoring: infantilization of old age. Central idea D: positive feelings involving elderly health care. Anchoring: reciprocity in caregiver and cared subject’s relation. Final Considerations: It is perceived that the two investigated graduation teaching, on elderly healthcare is incipient. Discipline content founded on the Cartesian model tends to fragment care. Consequently, healthcare practices turn to physical decay. Elderly infantilization and constraints to their power of decision are also daily evidenced. It is pointed out that undergraduates perceive, due to their practical activities experienced in graduation, a reciprocity relation between the caregiver and the subject being cared. The need to include specific disciplines for the elderly humanized care is imperative, because only the education of qualified human resources may care and assist the aging population providing them whole healthcare.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-08-03T12:03:39Z No. of bitstreams: 1 AS REPRESENTACOES.pdf: 1614805 bytes, checksum: 9037c6e30f1232680112a0e18090f5db (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-03T12:03:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AS REPRESENTACOES.pdf: 1614805 bytes, checksum: 9037c6e30f1232680112a0e18090f5db (MD5) Previous issue date: 2015-11-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentDistúrbios da Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Distúrbios da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdosospor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectElderlyeng
dc.subjectAgingeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectNursingeng
dc.subjectSpeech language pathologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleAs representações sociais dos acadêmicos de enfermagem e fonoaudiologia sobre o processo de envelhecimento e a formação para o cuidado ao idosopor
dc.typeTesepor
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