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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Análise dos níveis de letramento de ingressantes e concluintes do ensino superior: estudo de caso
???metadata.dc.creator???: Lustosa, Sandra Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Guarinello, Ana Cristina
???metadata.dc.contributor.referee1???: Berberian, Ana Paula
???metadata.dc.contributor.referee2???: Finau, Rossana
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Daniel Vieira da
???metadata.dc.contributor.referee4???: Massi, Gisele Aparecida de Athayde
???metadata.dc.description.resumo???: Tendo em vista que nos últimos anos, no Brasil, estudos têm evidenciado uma preocupação em relação à leitura e à escrita dos alunos que ingressam na universidade, o presente estudo de caso, de caráter transversal, teve como objetivo caracterizar e analisar práticas de letramento presentes no cotidiano de estudantes ingressantes e concluintes de cursos universitários, bem como suas possibilidades de ler e compreender textos usados cotidianamente pela população brasileira. A amostra foi constituída por 392 participantes, sendo 218 alunos do primeiro ano e 174 alunos concluintes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura de uma Universidade particular do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com questões abertas e objetivas as quais continham perguntas a respeito de informações pessoais e da vida escolar, além de dados sobre o uso da leitura no cotidiano e um teste prático de leitura elaborado e adaptado a partir do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF, 2001), composto por questões que envolvem a leitura e a interpretação de textos do cotidiano, tais como: bilhetes, notícias, cartaz, sinopse de filmes na TV e fábula. O teste exigia a realização de tarefas simples como a localização de um único item de informação visivelmente identificável no texto, até tarefas mais complexas que exigiam a localização, a comparação e a realização de inferências a partir das informações contidas no texto. Para a análise dos dados, adotou-se uma abordagem quantitativa, em função de aplicar um instrumento estatístico da pesquisa empírica. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes é do sexo feminino, possuem idade entre 18 a 24 anos, estudam no período noturno, a maioria é proveniente de instituições de ensino público e a principal forma de ingresso no ensino superior foi por meio do vestibular. Além disso, percebeu-se que boa parte dos participantes trabalha nas mais diferentes atividades, e apenas 33,87% dos ingressantes e 11,39% dos concluintes possuem em seu trabalho funções relacionadas ao ensino e à docência. A maioria aprendeu a ler e a escrever na escola tradicional, sendo que alguns participantes referiram apresentar dificuldades para ler e escrever inclusive no contexto universitário Com relação aos testes de leitura, este estudo demonstra não haver diferenças significativas entre os acadêmicos ingressantes e concluintes. Pôde-se observar que embora os textos apresentados refiram-se a gêneros primários, ou seja, textos considerados do cotidiano, nos quais não se exige inferências complexas ou raciocínio crítico mais aprofundado por parte do leitor, ainda foram observadas dificuldades em gêneros os quais se esperava um domínio neste nível de escolaridade. Sendo assim, este estudo revela que, no caso desses sujeitos, a maioria tanto de ingressantes como de concluintes apresenta o nível 2 de alfabetismo e que a universidade não foi capaz de suprir as defasagens oriundas da educação básica com relação especialmente as práticas de letramento. Assim, faz-se importante para uma mudança no panorama educacional, a qualidade da formação docente e o trabalho com os múltiplos letramentos ideológicos e vernaculares, nos vários níveis do ensino.
Abstract: Having in mind that in the last years, in Brazil, studies have shown some concern about freshmen students‟ reading and writing, this case stud, the cross-sectional nature research aimed to characterize and analyze literacy practice present in everyday life of freshmen and senior students in Higher Education, as well as their ability to read and write texts produced by Brazilian citizens every day. The sample consisted of 392 participants; 218 freshman and 174 senior students from Bachelor and College Degree from a private university in the state of São Paulo. The data collection was conducted through an open and objective questionnaire which contained questions regarding personal and school life information as well as data about the use of reading and writing in their everyday life. Practical reading and writing tests were applied, all of them developed and adapted from the “National Indicator of Functional Literacy”, comprised of questions involving reading and interpretation of everyday life texts, such as: notes, news, poster, synopsis of films on TV, and fables. The test required to perform simple tasks such as locating a single visibly identifiable information item in the text, or even more difficult tasks that required location, comparison and making inferences from the information in the text. For data analysis, it was adopted a quantitative approach, since these ones apply a statistical tool for empirical research. The results showed that most of the participants are female, aged 18 to 24 years old, they study in the evening, they are from the public education institutions, and the main way of accessing Higher Education was through the entrance exam. Moreover, it was noticed that most participants have different kinds of job, and only 33,87% of the freshmen and 11,39% of the seniors have a job related to teaching or educational area. Most of them learned how to read and write in a traditional school, and some participants reported to have difficulties to read and write even in the university context. Regarding the reading tests, this study does not show any significant differences between freshmen and senior students. It might be noted that although the texts presented refer to primary genres, considered everyday texts, which is not required complex inferences or deeper critical thinking from the reader, still sorts difficulties were observed for which one perfect domain at that level of teaching expected. Thus, this study reveals that, in the case of these individuals, the majority freshmen and senior students shows the level literacy and that university is not able to overcome the discrepancies derived from the basic education regarding especially the literacy practices. Thus, it is important for a change in the educational landscape, the quality of teacher training and work with multiple ideological and vernacular literacies in all levels of education.
Keywords: Leitura e escrita
Letramento
Educação superior
Reading and writing
Literacy
Higher education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Distúrbios da Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Distúrbios da Comunicação
Citation: Lustosa, Sandra Silva. Análise dos níveis de letramento de ingressantes e concluintes do ensino superior: estudo de caso. 2014. 145 f. Tese( Doutorado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1503
Issue Date: 19-Sep-2014
Appears in Collections:DOUTORADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

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