Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1501
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Convergência, participação e experiência midiática na publicidade: reconfigurações encontradas no festival Cannes Lions
???metadata.dc.creator???: Lima, Letícia Salem Herrmann 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Caetano , Kati
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fort , Mônica
???metadata.dc.contributor.referee2???: Quadros , Claudia
???metadata.dc.contributor.referee3???: Marquioni , Carlos Eduardo
???metadata.dc.contributor.referee4???: Bianchi, Graziela
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese tem por finalidade investigar as práticas da publicidade contemporânea construídas a partir de transformações decorrentes das dinâmicas sociais que incorporaram a participação do público em sua concepção, considerando os processos criativos que idealizam formatos híbridos na construção de suas mídias. O encorajamento ao envolvimento do indivíduo nos processos comunicacionais, em tempos de convergência, originou mudanças estruturais na publicidade tradicional, cujo remodelamento partiu para dinâmicas mais colaborativas, ofertadas de forma aberta aos consumidores, explorando recursos de entretenimento propiciadores de experiências. Observa-se a pulverização da mídia publicitária com base na construção dos consumidores voltada à exposição de suas “identidades”, mediada pelo digital. Por sua vez, a circulação de mídia é intensificada por fenômenos coparticipativos no qual o consumidor se apropria da mídia original criando um diferente conteúdo com a finalidade de se integrar socialmente, intensificando a visibilidade do seu “eu” midiático, definido pelo retrato de um “self” digital. Como objeto do estudo empírico analisaram-se as categorias publicitárias do “Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions”, concentrando 11 anos, a fim de identificar as mudanças na concepção criativa das campanhas. Buscou-se observar o desempenho das principais campanhas premiadas em 2013 e 2014 nos quesitos de hibridação dos formatos de cross mídia e transmídia, cocriação, visibilidade e circulação de mídia pela apropriação ou participação dos consumidores nos conteúdos. A base teórica do estudo apoia-se na convergência cultural e midiática (JENKINS, 2008) pela necessidade de a publicidade acompanhar a dinâmica estabelecida pelas práticas cotidianas. Têm-se como principais discussões a propagação e a propagabilidade das mídias (JENKINS, FORD, GREEN, 2013), a narrativa transmídia, storytelling e o hibridismo publicitário (PHILLIPS, 2012), as ideologias da publicidade e os regimes de sentido (FLOCH, 1993), a experiência (QUÉRÉ, 2010; SCHMITT, 2002) e a construção do “self” no ambiente digital (TURKLE; 2011). Como resultado de pesquisa apresentam-se indícios de ativação publicitária por meio da incitação de “propósitos” nos consumidores, gerados por estímulos experienciais publicitários e pela identificação com a proposta comunicacional oferecida. A publicidade contemporânea mostrou-se constituída por elementos fortalecedores de seus discursos a partir de formatos que estimulam a retrocirculação e propagação midiática, a participação construtiva e o envolvimento do público em sua propagação; cuja proposta central constituiu-se pela dinâmica processual de uma “publicidade experiencial midiática”.
Abstract: This doctoral dissertation aims to investigate the practices of the contemporary advertising, constructed from changes in the social dynamics that incorporate public participation in its conception, considering the creative processes that idealize hybrid formats in building their media. In an era of convergence, encouraging the involvement of the consumer in the communication processes caused structural changes in the traditional advertising, which was remodeled to fit more collaborative dynamics, offered openly to consumers, exploring entertainment resources that offer new experiences. It’s possible to observe the spreading of the advertising media from building consumer oriented exposure of their “identities”, mediated by the digital medium. The media circulation is intensified by the co-participation phenomena in which the consumer appropriates the original media, creating different content in order to integrate socially, increasing the visibility of their mediatic “self”, defined by the portrait of a digital “self”. This empirical study has analyzed the advertising categories of the “Cannes Lion International Festival of Creativity” of 11 years, in order to identify the changes in the creative design of the campaigns. An observation of the performance of the main awarded campaigns from 2013 and 2014 was made in terms of hybridization of cross-media and transmedia formats, co-creation, visibility, and circulation of media through appropriation or consumer participation in the contents. The theoretical basis of this study is supported by the cultural and media convergence (JENKINS, 2008) by the need to monitor the advertising momentum established by the daily practices. The main discussion of this study is the spreadable and spreadability of media (JENKINS, FORD, GREEN, 2013), the transmedia narrative, storytelling and the advertising hybridism (PHILLIPS, 2012), advertising ideologies and the sense schemes (FLOCH, 1993), the experience (QUÉRÉ, 2010; SCHMITT, 2002), and the construction of the “self” in the digital environment (TURKLE, 2011). As a result of this research I present indications of advertising activation via consumer “goal” stimulation, created by experiential stimuli ads, and via identification with the communicational proposal offered. Contemporary advertising proved to be made of empowering elements in its discourse, coming from formats that stimulate the retro-circulation and the spreadable media, the constructive participation, and public involvement in its spreadability, in which the central proposal is constituted of procedural dynamic of an “experiential advertising media”.
Keywords: Publicidade experiencial midiática
Convergência participativa
Cocriação publicitária
Retrocirculação midiática
Exposição do “self”
Experiential advertising media
Participatory convergence
Advertising co-creation
Media retro-circulation
"Self" exposure
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Comunicação e Linguagens
Citation: Lima, Letícia Salem Herrmann. Convergência, participação e experiência midiática na publicidade: reconfigurações encontradas no festival Cannes Lions. 2015. 300 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1501
Issue Date: 17-Aug-2015
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONVERGENCIA.pdf4.75 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.