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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A travessia do lúdico: modos de presença e regimes de interação dos games na cibercultura
???metadata.dc.creator???: Sousa, Juliana Pereira de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Caetano, Kati
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lemos, Anuschka
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fischer, Sandra
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa investiga os modos como os games se constituem como mediações promotoras de regimes interacionais de comunicação, partilha e produção de sentido no contexto da cibercultura. Identifica, nas potencialidades dos recursos tecnológicos desses ambientes digitais, as práticas desencadeadas pelo seu uso na sociedade contemporânea e propostas consideradas deflagradoras de experiências estético-cognitivas, para além do campo do entretenimento e do lazer, que denominamos de travessias. Norteada pelo problema constituído diante desse cenário - “de que modo(s) os games podem mediar regimes interacionais de comunicação e de produção de sentido?” - a investigação parte das hipóteses de que os ambientes digitais podem ser legitimados como uma prática favorecedora de experiências instituídas por uma retórica com qualidades estéticas (e tecnológicas) próprias; e da possibilidade de deslocamento desses ambientes digitais para outros campos, como formas de intuir a percepção sensível-cognitiva dos sujeitos instaurando regimes de interação, no ato do acontecimento comunicacional, de diferentes ordens. Os recortes teóricos que a delimitam apoiam-se nas teorias da comunicação social (como a estética da comunicação) e nos estudos interdisciplinares da cibercultura, que compreende também a filosofia, através de uma releitura de autores ditos “clássicos”, como Marshall McLuhan, Michael Foucault, Pierre Lévy, Immanuel Kant; autores contemporâneos como Lev Manovich, Ken Hillis, Henry Jenkins; na semiótica sociodiscursiva e da experiência de Algirdas Greimas, Eric Landoswki, Jean-Marie Floch; entre outros. Traz, como recorte empírico para investigação em profundidade, além do universo dos games, o game Minecraft (Mojanga AB), através da metodologia etnográfica e da observação participativa no contexto do jogo.
Abstract: This research investigates the ways in which games are constituted as promoters of interactional mediation schemes of communication, sharing and production of meaning in the context of cyberculture. Identifies the potential of technological features of these digital environments, practices triggered by its use in contemporary society and proposals considered deflagrate aesthetic-cognitive experiences, beyond the field of entertainment and leisure, which we call the crossings. Guided by the problem posed in this scenario - "how (s) may mediate the games interactional regimes communication and production of meaning?" - Part of the research hypotheses that digital environments can be legitimized as a favoring practical experiences instituted by a rhetoric own aesthetic (and technological) qualities; and the possibility of displacement of these digital environments for other fields, such as ways to intuit sensitive cognitive-perception of individuals instituting regimes of interaction, in the act of communication events in different orders. Theorists clippings bounding rely on theories of media (like the aesthetics of communication) and in interdisciplinary studies of cyberculture, which also comprises the philosophy, through a rereading of authors said "classics" as Marshall McLuhan, Michael Foucault, Pierre Lévy, Immanuel Kant; contemporary authors like Lev Manovich, Ken Hillis, Henry Jenkins; sociodiscursive semiotics and of experience of Algirdas Greimas, Eric Landoswki, Jean-Marie Floch; among others. Brings, as empirical cut for in-depth research, beyond the realm of games, the game Minecraft (Mojanga AB), through ethnographic methodology and participant observation in the context of the game.
Keywords: Comunicação
Cibercultura
Games
Regimes de interação
Communication
Cyberculture
Systems of interaction
Minecraft
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Comunicação e Linguagens
Citation: Sousa, Juliana Pereira de. A travessia do lúdico: modos de presença e regimes de interação dos games na cibercultura. 2014. 237 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1496
Issue Date: 15-Dec-2014
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

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