Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1496
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Juliana Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4554640373009725por
dc.contributor.advisor1Caetano, Kati-
dc.contributor.referee1Lemos, Anuschka-
dc.contributor.referee2Fischer, Sandra-
dc.date.accessioned2018-08-01T16:48:13Z-
dc.date.issued2014-12-15-
dc.identifier.citationSousa, Juliana Pereira de. A travessia do lúdico: modos de presença e regimes de interação dos games na cibercultura. 2014. 237 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1496-
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga os modos como os games se constituem como mediações promotoras de regimes interacionais de comunicação, partilha e produção de sentido no contexto da cibercultura. Identifica, nas potencialidades dos recursos tecnológicos desses ambientes digitais, as práticas desencadeadas pelo seu uso na sociedade contemporânea e propostas consideradas deflagradoras de experiências estético-cognitivas, para além do campo do entretenimento e do lazer, que denominamos de travessias. Norteada pelo problema constituído diante desse cenário - “de que modo(s) os games podem mediar regimes interacionais de comunicação e de produção de sentido?” - a investigação parte das hipóteses de que os ambientes digitais podem ser legitimados como uma prática favorecedora de experiências instituídas por uma retórica com qualidades estéticas (e tecnológicas) próprias; e da possibilidade de deslocamento desses ambientes digitais para outros campos, como formas de intuir a percepção sensível-cognitiva dos sujeitos instaurando regimes de interação, no ato do acontecimento comunicacional, de diferentes ordens. Os recortes teóricos que a delimitam apoiam-se nas teorias da comunicação social (como a estética da comunicação) e nos estudos interdisciplinares da cibercultura, que compreende também a filosofia, através de uma releitura de autores ditos “clássicos”, como Marshall McLuhan, Michael Foucault, Pierre Lévy, Immanuel Kant; autores contemporâneos como Lev Manovich, Ken Hillis, Henry Jenkins; na semiótica sociodiscursiva e da experiência de Algirdas Greimas, Eric Landoswki, Jean-Marie Floch; entre outros. Traz, como recorte empírico para investigação em profundidade, além do universo dos games, o game Minecraft (Mojanga AB), através da metodologia etnográfica e da observação participativa no contexto do jogo.por
dc.description.abstractThis research investigates the ways in which games are constituted as promoters of interactional mediation schemes of communication, sharing and production of meaning in the context of cyberculture. Identifies the potential of technological features of these digital environments, practices triggered by its use in contemporary society and proposals considered deflagrate aesthetic-cognitive experiences, beyond the field of entertainment and leisure, which we call the crossings. Guided by the problem posed in this scenario - "how (s) may mediate the games interactional regimes communication and production of meaning?" - Part of the research hypotheses that digital environments can be legitimized as a favoring practical experiences instituted by a rhetoric own aesthetic (and technological) qualities; and the possibility of displacement of these digital environments for other fields, such as ways to intuit sensitive cognitive-perception of individuals instituting regimes of interaction, in the act of communication events in different orders. Theorists clippings bounding rely on theories of media (like the aesthetics of communication) and in interdisciplinary studies of cyberculture, which also comprises the philosophy, through a rereading of authors said "classics" as Marshall McLuhan, Michael Foucault, Pierre Lévy, Immanuel Kant; contemporary authors like Lev Manovich, Ken Hillis, Henry Jenkins; sociodiscursive semiotics and of experience of Algirdas Greimas, Eric Landoswki, Jean-Marie Floch; among others. Brings, as empirical cut for in-depth research, beyond the realm of games, the game Minecraft (Mojanga AB), through ethnographic methodology and participant observation in the context of the game.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-08-01T16:48:13Z No. of bitstreams: 1 A TRAVESSIA DO.pdf: 7474173 bytes, checksum: 388578c87063e16b24ac35abce48f03b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T16:48:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A TRAVESSIA DO.pdf: 7474173 bytes, checksum: 388578c87063e16b24ac35abce48f03b (MD5) Previous issue date: 2014-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectGamespor
dc.subjectRegimes de interaçãopor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectCybercultureeng
dc.subjectSystems of interactioneng
dc.subjectMinecrafteng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA travessia do lúdico: modos de presença e regimes de interação dos games na ciberculturapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A TRAVESSIA DO.pdf7.3 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.