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dc.creatorMarkowicz, Daniel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2671987308027693por
dc.contributor.advisor1Silva, Sidney Reinaldo da-
dc.contributor.referee1Mesquida, Peri-
dc.contributor.referee2Pansardi, Marcos Vinicius-
dc.date.accessioned2018-07-26T18:47:44Z-
dc.date.issued2010-05-17-
dc.identifier.citationMarkowicz, Daniel. Democracia e gestão da educação: uma abordagem do poder na escola. 2010. 157 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1480-
dc.description.resumoO objeto deste trabalho é pesquisar o poder na gestão da educação numa escola estadual situada na região metropolitana de Curitiba. A investigação é concebida por meio da análise dos discursos, das relações de poder e dos documentos da instituição. Pretende-se examinar os discursos que se entrecruzam em todos os segmentos da gestão da educação nas práticas do cotidiano escolar e a sua lógica própria para pensar como funcionam os mecanismos e os efeitos de poder na gestão da escola pública. O estudo é apresentado na perspectiva foucaultiana. Estuda as relações de poder na gestão democrática da educação. O problema da pesquisa refere-se a como compreender o funcionamento dos mecanismos de poder na gestão da educação, em especial na escola pública de educação básica. Algumas políticas públicas voltadas à educação são aqui analisadas como sendo discursos e documentos que mostram o deslocamento do poder e sua ação insidiosa, de maneira que apontam novas perspectivas para a educação e, ou, no mínimo, a necessidade de aceitar ou realizar mudanças rumo à emancipação. A gestão da educação é tomada como palco para a discussão das relações de poder e dos mecanismos de dominação e resistência no trabalho educacional. A análise se desenvolveu por meio de investigação bibliográfica e documental sobre a gestão democrática da educação, do estudo do plano municipal de educação e estudo de caso referente a um Colégio Estadual da Região Metropolitana de Curitiba. A partir de uma abordagem sobre discurso e poder em Foucault, são abordados documentos sobre a educação, com ênfase no estudo do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar, bem como de eventos do cotidiano escolar. O trabalho revela que na escola há um entrecruzamento de discursos afetando a prática do que se denomina gestão democrática da educação.por
dc.description.abstractThe object of this work is to research about the power of education management in a public school located in the metropolitan area of Curitiba. The investigation is conceived by speech analysis, power relations, and institution’s documents. Intend to examine the speeches that cross themselves in all the segments of public school’s management in the scholarship quotidian and your own logic to think how the mechanisms and the effects of the power of management in the public school work. The study is presenting in the foucaultiana perspective. Study the power relations of democratic education management. The research problem refers of how to comprehend the mechanisms of management education’s power functioning, in special basic education of public education. Some publics politics returned to the education are analysis in here as speeches and documents that show the power’s dislocating and your insidious action, in the way that to point new perspectives for the education and, or, the least, the needy to accept or realize changes in direction to emancipation. The education management is returned as a stage to the discussion that comprises the power relations and the social relations in fight and resistance in the educational work, as a debate’s space. In the field’s study, the analysis developed by means of bibliographic investigation and documental about the education democratic management, in the study the municipal plan of education and the study the case of Anita Canet’s school. In synthesis, it’s an approaching about the speech and the power in Foucault analyzing documents about education with emphasis in the study of Political Pedagogic Project and the Scholarship Guide Rule. So, the work reveal in the school there is a crossing speeches affecting the practical, over all denominates the democratic management.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-07-26T18:47:44Z No. of bitstreams: 1 DEMOCRACIA E GESTAO.pdf: 667292 bytes, checksum: cf28a1954080a9b2baa8bd74a547a52a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-26T18:47:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEMOCRACIA E GESTAO.pdf: 667292 bytes, checksum: cf28a1954080a9b2baa8bd74a547a52a (MD5) Previous issue date: 2010-05-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectRelações de poderpor
dc.subjectGestão democrática da educaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectPower relationseng
dc.subjectEducation democratic managementeng
dc.subjectPublics politicseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDemocracia e gestão da educação: uma abordagem do poder na escolapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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