Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1479
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorXavier, Jean Paulo Bernardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4068889670208556por
dc.contributor.advisor1Vechia, Ariclê-
dc.contributor.referee1Romanowsky, Joana Paulin-
dc.contributor.referee2Geminari, Geyso Dongley-
dc.date.accessioned2018-07-26T18:20:14Z-
dc.date.issued2011-09-26-
dc.identifier.citationXavier, Jean Paulo Bernardo. Formação do professor de língua inglesa no curso de licenciatura: novos rumos. 2011. 179 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1479-
dc.description.resumoEste trabalho discute a formação do professor de Língua Inglesa no curso de Licenciatura. A trajetória profissional na qual encontro-me inserido e os questionamentos dos próprios alunos, no que se refere a prática pedagógica aplicada ao ensino de Língua Inglesa nos níveis de ensino fundamental e médio, levou-se a questionar a formação recebida pelo futuro professor em seu de graduação. O objetivo geral é investigar o processo de formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Letras – Anglo e respectivas literaturas em uma instituição de ensino superior localizada no Litoral do Estado do Paraná, no período de 2000 a 2008, tomando-se como base de análise as alterações ocorridas nas duas últimas matrizes curriculares do referido curso, sendo que a primeira norteou o curso no período de 1997 a 2004 e a última, autorizada no ano de 2005, norteia o curso até os dias de atuais. A pesquisa investigou qual o impacto das disciplinas de conteúdo específico e das disciplinas de formação pedagógica para a formação do futuro professor de Língua Inglesa segundo a ótica dos ex-alunos da instituição no período em estudo e que atualmente lecionam a Língua Inglesa. O instrumento de coleta de dados foram questionários aplicados em 18 ex-alunos da instituição.O estudo apresentou como objetivos específicos: verificar as mudanças ocorridas nas duas matrizes curriculares a estudadas no que se refere a carga horária e a exclusão ou inserção de novas disciplinas; analisar qual a contribuição dos conhecimentos recebidos durante a formação para a prática pedagógica do professor. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa. Como procedimentos metodológicos utilizaram-se entrevistas gravadas a um grupo de dezoito professores de Língua Inglesa que graduaram-se na instituição pesquisada e que relataram suas opiniões quanto a formação recebida. Após a análise dos conteúdos das entrevistas, selecionaram-se as categorias que foram norteadas pelo roteiro utilizado para as entrevistas. A análise das narrativas e das matrizes curriculares permitem verificar que ocorreram poucas melhorias no curso de Licenciatura em Letras e que, essas alterações, ainda não permitem que se forme um profissional preparado para enfrentar a realidade do dia a dia em uma sala de aula. Somos conscientes de que apenas o curso de formação não dará conta do complexo processo que é a formação do professor. Porém, fica claro que, novas mudanças podem vir a ser realizadas para que, no futuro, tenhamos, uma maior qualidade no ensino de Língua Inglesa em nossa comunidade.por
dc.description.abstractThis research argues about the English Teacher formation at the Letter graduation course at college. My professional trajectory and the students´questions about the pedagogical practice used by their English teachers, lead me to question the formation the future teachers get at the graduation course at college. The main objective of the research is to investigate the formation process the students get at the English and Literature course. The study will be held in a public college located in the seashore of Paraná State, from 2000 to 2008. They study will analise the changes occurred in the two last curricular board used in the graduation course. The first from 1997 and the second from 2005. The research will investigate the impact of the Especific Content Disciplines and the Pedagogical Formation Disciplines on the formation of the English teacher, according to the view of the ex-students of the institution in the period studied and nowadays teach English in regular schools. The study will also try to point the following objectives: verify the changes related to the amount of hours study and the insertion of new disciplines in the curricular boards, analyse what was the contribution of the knowledge the students get during their graduation course for their formation and their pedagogical practice. The study presents a qualitative approach. We used as methodological procedures: recorded interviews for a group of eighteen English teachers who graduated at the institution studies and stated their opinions about their formation. After carrying out the interviews analyses, we selected the categories based on the questions used for the interviews. The analyses show that few changes occurred in the course and the alterations implanted didn´t allow to form a competent and more prepared English teacher to face the reality of a teaching class. Of course, we are aware that not only the graduation course is responsible for this formation, but we learned that new changes may be made, so that we can have a better English teaching quality in our community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-07-26T18:20:14Z No. of bitstreams: 1 FORMACAO DO PROFESSOR DE LINGUA INGLESA.pdf: 838456 bytes, checksum: 21214e83f7de870a550c3cfe83961bf7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-26T18:20:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FORMACAO DO PROFESSOR DE LINGUA INGLESA.pdf: 838456 bytes, checksum: 21214e83f7de870a550c3cfe83961bf7 (MD5) Previous issue date: 2011-09-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectFormação do professorpor
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectTeacher formationeng
dc.subjectEnglish language teachingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação do professor de língua inglesa no curso de licenciatura: novos rumospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMACAO DO PROFESSOR DE LINGUA INGLESA.pdf818.8 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.