Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPerussolo, Paulo Roberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7636102085175913por
dc.contributor.advisor1Braz, Ana Carolina-
dc.contributor.advisor-co1Gomide, Paula Inez Cunha-
dc.contributor.referee1Priolo Filho, Sidnei Rinaldo-
dc.contributor.referee2Veiga, Dhayana Inthamoussu-
dc.date.accessioned2018-07-25T16:25:20Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.citationPerussolo, Paulo Roberto. Medidas socioeducativas alternativas: avaliação dos efeitos sobre novas ocorrências e habilidades sociais. 2018. 117 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1473-
dc.description.resumoEsta Dissertação de Mestrado aborda a aplicação de medidas socioeducativas alternativas a adolescentes infratores. Dividida em três capítulos, é composta por um ensaio e um artigo empírico, além de uma seção para considerações finais. O primeiro capítulo tem como focos o ato infracional e as medidas socioeducativas, sob o prisma jurídico, inclusive quanto à forma de execução das medidas, além de reflexões sobre a legislação brasileira, indicando os avanços já existentes bem como as lacunas, sobretudo quanto às medidas socioeducativas em meio aberto. No final deste capítulo, há uma discussão da interface entre Direito e Psicologia, nomeadamente sobre fatores de proteção. O segundo capítulo é o relato da intervenção com adolescentes infratores utilizando técnicas alternativas às tradicionais, com oito adolescentes do sexo masculino. Dada a lacuna de estudos sobre esta modalidade de intervenção, foram adotados elementos oriundos de estratégias que já possuem evidências de efetividade, tais como THS (Treinamento de Habilidades Sociais) e Programa de Comportamento Moral, além de elementos de ordem prática, ainda que sem rigor científico, como o desenvolvimento de projeto de vida, especialmente pelo preparo para o ingresso no mercado de trabalho. Neste trabalho a hipótese era que a utilização de técnicas socioeducativas alternativas às tradicionais fortaleceria fatores de proteção, por exemplo o projeto de vida, reduzindo a incidência de ocorrências infracionais. Para avaliação dos resultados, foram calculados (a) a freqüência de descumprimento da medida e de novas ocorrências após o período da intervenção, comparando esta amostra proveniente da mesma Vara de Infância mas que tenha sido alocada, no mesmo período, às medidas socioeducativas tradicionais, (b) o repertório de habilidades sociais por meio do o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette) em dois momentos, pré e pós-intervenção, (c) comportamentos dos participantes durante as sessões, e (d) a satisfação dos participantes na intervenção. A frequência de descumprimento da medida alternativa foi de 14,28%, bem menor do que nas medidas tradicionais (43,47%); não houve novas ocorrências relacionadas aos participantes da pesquisa, já nas medidas tradicionais, foi registrada uma frequência de 13% de novas ocorrências. Quanto às habilidades sociais, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o pré e o pós-teste. A observação individual dos participantes indicou redução, em geral, da timidez, melhora na cooperação para atividades em equipe, além de evolução de um projeto de vida, com planos para o futuro profissional por parte dos adolescentes. De forma geral, os adolescentes avaliaram terem ficado satisfeitos com o treinamento recebido, sugerindo mais atividades práticas e externas. Foram adotadas diferentes formas de avaliação por se tratar de uma intervenção não convencional e inovadora, antevendo-se à possibilidade dos resultados refletirem o aspecto híbrido da intervenção, o que pode explicar a ausência de mudança confiável e clinicamente significativa constatada com a aplicação do método JT. A hipótese de redução de ocorrências êxito é uma primeira evidência de efetividade, já que nenhum dos oito adolescentes que iniciaram a participação na intervenção voltou a ser apreendido em decorrência da prática de ato infracional, embora a amostra seja pequena e não se disponha de dados oficiais. No terceiro capítulo, são discutidas as implicações dos resultados para a prática e a pesquisa, bem como são sugeridos estudos futuros, realizar intervenções com amostras maiores, com a adoção de grupo de intervenção e grupo controle, além do incremento de atividades práticas e externas, em ambientes menos coercitivos aos adolescentes, como espaços esportivos e culturais.por
dc.description.abstractThis dissertation addresses the application of alternative socio-educational measures to young offenders. Divided into three chapters, it consists of an essay and an empirical article, as well as a section for final considerations. The first chapter focuses on the infraction and the socio-educational measures, under the legal prism, including on the form of execution of the measures, as well as reflections on the Brazilian legislation, indicating the existing advances as well as the gaps, especially regarding the socioeducational measures in the open. At the end of this chapter, there is a discussion of the interface between Law and Psychology, namely on protective factors. The second chapter is the report of the intervention with juvenile offenders using alternative techniques to traditional ones, with eight male adolescents. Given the lack of studies on this modality of intervention, elements from strategies that already have evidence of effectiveness, such as THS (Social Skills Training) and Moral Behavior Program, were adopted, besides practical elementsas the development of life project, especially for the preparation for entry into the labor market. In this paper, our hypothesis was that the use of alternative socio-educational techniques would strengthen protection factors, for example, the life project, reducing the incidence of infractions. In order to evaluate the results, (a) the frequency of noncompliance of the measure and of new occurrences after the intervention period were calculated, comparing this sample from the same Children's Court but that were allocated in the same period to the traditional socio-educational measures, (b) the repertoire of social skills through the Social Skills Inventory for Adolescents (IHSA-Del- Prette) in two moments, pre and post intervention, (c) participants' behavior during sessions, and (d) a satisfaction of the participants in the intervention. The non-compliance frequency of the alternative measure was 14.28%, much lower than in traditional measures (43.47%); there were no new occurrences related to the research participants, while in traditional measures, a 13% frequency of new occurrences was registered. Regarding social skills, no statistically significant differences were found between pre and post-test. The individual observation of the participants indicated a reduction in the generality of shyness, improvement in cooperation for team activities, and the evolution of a life project, with plans for the professional future by adolescents. Overall, the adolescents evaluated that they were satisfied with the training received, suggesting more practical and external activities. Different forms of evaluation were adopted because it is an unconventional and innovative intervention, anticipating the possibility of the results reflecting the hybrid aspect of the intervention, which may explain the lack of reliable and clinically significant change observed with the application of the JT method. The hypothesis of reduction of occurrences is a preliminary evidence of effectiveness, since none of the eight adolescents who started participating in the intervention was reapprehended as a result of the practice of an infraction, although the sample is small and there is no official data available. On Chapter 3 we discuss the implications of the results for practice and research, as well as future studies, interventions with larger samples are suggested, with the adoption of intervention group and control group, as well as the increase of practical and external activities in less coercive environments adolescents, as sports and cultural spaces.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-07-25T16:25:20Z No. of bitstreams: 1 MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.pdf: 2087605 bytes, checksum: 16efc14f678de2be45b0d0b630cd6364 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-25T16:25:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.pdf: 2087605 bytes, checksum: 16efc14f678de2be45b0d0b630cd6364 (MD5) Previous issue date: 2018-06-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMedidas socioeducativaspor
dc.subjectHabilidades sociaispor
dc.subjectAdolescentes infratorespor
dc.subjectSocio-educational measureseng
dc.subjectSocial skillseng
dc.subjectYoung offenderseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleMedidas socioeducativas alternativas: avaliação dos efeitos sobre novas ocorrências e habilidades sociaispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.