Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1456
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBittencourt, Alessandra Torres-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8732224546749782por
dc.contributor.advisor1Vechia, Ariclê-
dc.contributor.referee1Santos, Ademir Valdir dos-
dc.contributor.referee2Wosniak, Cristiane-
dc.contributor.referee3Salomé, Josélia-
dc.contributor.referee4Viana, Ieda-
dc.date.accessioned2018-07-03T18:05:55Z-
dc.date.issued2018-05-07-
dc.identifier.citationBittencourt, Alessandra Torres. Escola de dança do Teatro Guaíra: do curso de danças clássicas à criação do curso superior de dança – 1956-1984. 2018. 343 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1456-
dc.description.resumoA necessidade humana de dançar está presente desde os primórdios da humanidade para a caça, para a guerra, para as cerimônias quer sejam espirituais e/ou religiosas além de outras. Esta atividade espontânea, primária começa a ser institucionalizada para poder-se compreender seus elementos constitutivos: o corpo, o movimento, o espaço, o tempo e suas relações, especialmente, a partir do século XV através dos primeiros tratados de dança. A Escola de Dança do Teatro Guaíra, criada em 1956, em Curitiba aparece para institucionalizar a dança no Estado do Paraná de forma pública e gratuita, com a finalidade de profissionalizar a atividade primeira: dançar. Apesar de ser a pioneira em possibilitar uma educação profissional na área da dança, a organização de uma estrutura pedagógica escolar só é observada a partir dos anos 1970. Cabe ressaltar que a criação do Curso Superior de Dança no Paraná, em 1984, o segundo do Brasil, não abalou a continuidade da Escola de Dança do Teatro Guaíra. O objetivo desta tese consistiu em analisar a trajetória da Escola de Dança do Teatro Guaíra, entre 1956 e 1984. Os objetivos específicos constituíram-se em: conhecer as singularidades do ballet clássico; identificar quais as concepções pedagógicas de dança estiveram presentes em cada momento histórico; resgatar aspectos do contexto social e do ensino da dança em Curitiba, antes da criação da instituição escolar pesquisada; e analisar as práticas pedagógicas adotadas pela Escola de Dança do Teatro Guaíra. Foram analisadas obras pertinentes ao assunto, documentos referentes à prática pedagógica escolar, encontradas no Arquivo Público do Estado, na Sala alocada ao Teatro Guaíra e no Setor de Memória da Escola, tais como: imprensa curitibana no período entre 1950 a 1980 e entrevistas com alunas, professores e ex-professores da escola. Trata-se de um estudo de História da Educação, filiada à História Cultural na vertente da História das Instituições Escolares. A metodologia prima pela busca, coleta e análise de fontes através da interdisicplinaridade, ou a uma convergência de disciplinas e áreas de conhecimento. As fontes coletadas foram analisadas através da linguagem do ensino da dança (MARQUES, 1999) e da História das Instituições Escolares (NOSELLA; BUFFA, 2008, 2013) no seu contexto social, político, econômico e cultural para melhor compreensão da instituição escolar escolhida. As categorias analisadas de acordo com Nosella e Buffa (2013) foram: o contexto histórico, o processo evolutivo, os alunos, os professores e administradores, os saberes, as práticas pedagógicas e os eventos. Para compreender a história desta escola foi necessário voltar no tempo e no espaço, conhecer aspectos do ensino da dança em Curitiba, antes da criação desta instituição, além de conhecer as singularidades do ballet clássico, seu surgimento, sua história e os conteúdos específicos desta formação. Nessa tese, assume-se a encenação, isto é, o espetáculo como a culminância das práticas pedagógicas adotadas e de fundamental valor para o processo de ensino e de aprendizagem de uma escola de dança. Considera-se a experimentação da expressividade corporal em diversos espaços para públicos diferentes um dos pilares para formação do aluno-artista-bailarino.por
dc.description.abstractThe human need to dance has been present since the beginnings of humanity for hunting and fighting in war, for spiritual and/or religious ceremonies, and for other reasons. This primary spontaneous activity starts to be institutionalized so that its constituent elements are understood: the body, the movement, the space, time and their relationships, especially from the 15th century by means of the first dance treats. Guaíra Theater Dance School, created in 1956 in Curitiba, institutionalizes the dancing activity in the State of Paraná as a public and complimentary service aiming at professionalizing the primary activity: dancing. Even though it pioneers the possibility of offering professional education in the field of dancing, the organization of a pedagogical education system is only observed from the 1970‟s onwards. It is important to emphasize that the creation of the Undergraduate Dance Course in Paraná in 1984, the second one in Brazil, did not weaken the continuity of activities at Guaíra Theater Dance School. The aim of this thesis consists in analyzing the path of Guaíra Theater Dance School from 1956 to 1984. The specific objectives were constituted by the following: to know the singularities of the classic ballet; to identify which pedagogical conceptions were present in each historical moment; to restore aspects of the social context and of the dance education in Curitiba before the creation of the school institution into research; and to analyze the pedagogical dance practices adopted by Guaíra Theater Dance School. Works related to the topic were analyzed; documents showing the pedagogical education practice were found in the Public Archive of the State in the room allocated to Guaíra Theater, and also in the School Memory Sector as, for example, printing press in Curitiba from 1950 to 1980, and interviews with students, teachers and former teachers of the school. This work is a study of History of Education linked to Cultural History in the strand of the History of Educational Institutions. The methodology aims at searching, collecting and analyzing the sources through interdisciplinarity or a convergence of subjects and fields of knowledge. The collected sources were analyzed according to the dance education language (MARQUES, 1999) and the History of Educational Institutions (NOSELLA; BUFFA, 2008, 2013) in their social, political, economical and cultural contexts to provide a better understanding of the chosen educational institution. The categories analyzed according to Nosella and Buffa (2013) were the historical context, the evolutional process, the students, the teachers and administrators, the knowledge, the pedagogical practices, and the events. In order to understand the history of this school it was necessary to go back in time and space, to know the aspects of the teaching of dance in Curitiba before the creation of this institution, besides getting to know the singularities of the classic ballet, its beginning, its history and the specific contents of this education. This thesis accepts staging, that is, the show as the peak of the pedagogical practices adopted, which are of fundamental value for the teaching and learning process of a dance school. The experiment in body expressiveness in diverse spaces for different kinds of public is considered one of the pillars for the education of the student-artist-dancer.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-07-03T18:05:55Z No. of bitstreams: 1 ESCOLA DE DANCA.pdf: 11791494 bytes, checksum: 087dcf5c22a0d9facdd637d061267b99 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-03T18:05:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESCOLA DE DANCA.pdf: 11791494 bytes, checksum: 087dcf5c22a0d9facdd637d061267b99 (MD5) Previous issue date: 2018-05-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstituição escolarpor
dc.subjectEducação da dançapor
dc.subjectEscolas de balletpor
dc.subjectEscola de dança do Teatro Guaírapor
dc.subjectSchool institutioneng
dc.subjectDance educationeng
dc.subjectBallet schoolseng
dc.subjectGuaíra Theater dance schooleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEscola de dança do Teatro Guaíra: do curso de danças clássicas à criação do curso superior de dança – 1956-1984por
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESCOLA DE DANCA.pdf11.52 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.