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dc.creatorSantini, André Luís-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6698373422885243por
dc.contributor.advisor1Marquioni, Carlos Eduardo-
dc.contributor.referee1Pieroni , Geraldo-
dc.contributor.referee2Lima, Marcelo Fernando de-
dc.date.accessioned2018-06-28T12:48:14Z-
dc.date.issued2014-04-28-
dc.identifier.citationSantini, André Luís. A Brand Shop como ferramenta midiática e sua influência na experiência de compra: a loja-conceito da apple na mediação entre marca e consumidor. 2014. 145 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1436-
dc.description.resumoA temática que norteia esta pesquisa está estruturada na relação Comunicação e Consumo e tem como corpus a Brand Shop (ou Loja Conceito), um canal utilizado pelas empresas para o estabelecimento de uma relação experiencial entre suas marcas e os consumidores. O objetivo do estudo é demonstrar o papel midiático da Brand Shop no universo da comunicação mercadológica, diante da relação entre marca e consumidor, mesmo com seu papel ambivalente de agente comercial e comunicacional. A aproximação entre cliente e produto oferecida por este canal durante a experiência de compra propicia reflexões relacionadas ao fato de que bens de consumo também dão visibilidade e ainda carregam consigo uma significação social, pois concentram parte de uma análise cultural em seu uso como comunicadores. O estudo procura comprovar a hipótese de que a Brand Shop pode ser considerada uma ferramenta midiática em analogia a outros meios comunicacionais utilizados para o deslocamento de uma mensagem; e também pela sua capacidade de construção de marca por meio de seu papel mediador, somando-se a um cardápio de ferramentas comunicacionais com foco na maximização dos diferenciais competitivos de empresas e produtos. A pesquisa faz uso da loja Apple como objeto empírico. A metodologia proposta neste projeto envolve uma pesquisa empírica exploratória com entrevistas semiestruturadas, cujo foco é a busca do entendimento do canal e sua influência comunicacional, associada a uma pesquisa bibliográfica cujos referenciais teóricos vão desde Pedro Gomes e Sá Martino para um melhor entendimento dos modelos de comunicação; passam pelo olhar sobre a relação entre sujeito, objeto e consumo, com autores como Silverstone, Miller, Douglas e Bauman; e permeia a mediação como premissa para a persuasão, com França e Barbero. Conceitos e teorias comunicacionais somam-se a referenciais mercadológicos, com autores como Kotler, Shimp, Rosenbloom e Yanaze.por
dc.description.abstractThe theme that guides this research is structured in relation Communication and Consumption and has its corpus the Brand Shop (or Store Concept), a channel used by companies to establish an experiential relationship between brands and consumers . The objective of the study is to demonstrate of media’s role at Brand Shop in the universe of marketing communication, on the relationship between brand and consumer, even with his ambivalent role of business and communication agent. The rapprochement between customer and product offered by this channel during the shopping experience provides reflections related to the fact that consumer goods also give visibility and can still carry a social significance because of a cultural focus of analysis in its use as communicators. The study seeks to prove the hypothesis that Brand Shop can be considered a media tool in analogy to other communication means used for moving a message; and also for its ability to brand building through its mediating role, adding to a menu of communication tools with a focus on maximizing competitive advantages of companies and products. The research makes use of the Apple Store as an empirical object. The methodology proposed in this project involves an exploratory empirical study with semi-structured interviews , whose focus is the search for understanding of the channel and its communicational influence , coupled with a literature whose theoretical frameworks ranging from Pedro Gomes and Sá Martino to a better understanding of the models communication; spend by looking into the relationship between subject, object and consumption with authors such as Silverstone , Miller , and Douglas Bauman and permeates the mediation as a premise for persuasion with France and Barbero . Communication concepts and theories add up to mercantile references to authors like Kotler , Shimp , Rosenbloom and Yanaze .eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-28T12:48:14Z No. of bitstreams: 1 A BRAND SHOP.pdf: 2124059 bytes, checksum: eab55cc4cebb3f2af38b0c135bd5e0d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-28T12:48:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A BRAND SHOP.pdf: 2124059 bytes, checksum: eab55cc4cebb3f2af38b0c135bd5e0d9 (MD5) Previous issue date: 2014-04-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectBrand shoppor
dc.subjectLoja-conceitopor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectMediationeng
dc.subjectConcept storeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA Brand Shop como ferramenta midiática e sua influência na experiência de compra: a loja-conceito da apple na mediação entre marca e consumidorpor
dc.typeDissertaçãopor
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