???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1410
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Peixe, Viviane Rodrigues | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6906260180223256 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gatti , José | - |
dc.contributor.referee1 | Nogueira , Juslaine | - |
dc.contributor.referee2 | Sandrini , Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-25T13:17:31Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-20 | - |
dc.identifier.citation | Peixe, Viviane Rodrigues. La petite mort: três sôfregos momentos no cinema. 2015. 214 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1410 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa tem o objetivo de sugerir aspectos da representação do orgasmo na fotografia cinematográfica de três filmes europeus – Êxtase (Êxtase, 1933) de Gustav Machatý, que apresenta um orgasmo feminino; Último Tango em Paris (Ultimo Tango a Parigi 1972) de Bernardo Bertolucci, que enuncia o orgasmo masculino e Azul é a Cor mais Quente (La Vie D´Adèle - Chapitres I et II, 2013) que ilustra o orgasmo lésbico. Em todas as obras: o sexo como experiência social e estética de importância. Os filmes ilustram também momentos historicamente importantes para a arte cinematográfica. Para dar forma a tal intenção escolheu-se tecer relatos sobre o corpo, o orgasmo e o desejo. Na trama que constituiu a pesquisa, foi importante entrelaçar e dimensionar também as diferenças e aproximações do cinema com o erotismo e a pornografia. Escolheu-se também versar sobre as limitações e regras impostas socialmente para que a manifestação fílmica da nudez, e depois da relação sexual, fosse sistematizada e regulamentada, através de uma série de manobras da censura, seus códigos, relatórios e outras estratégias de grupos reacionários variados. Foi importante igualmente ilustrar que a transgressão esteve presente em cada momento de endurecimento da censura, na tentativa de libertar a potência criativa nas ações de construção daquelas (e de outras) narrativas cinematográficas aqui também ilustradas. Para tanto, a direção de fotografia no cinema foi escolhida para enunciar questões de ordem fílmica, sendo que a análise será feita a partir de leituras da imagem e do som das três cenas em questão, levando-se em consideração questões de ordem estética e técnica, ilustrando, por fim, diferenças e semelhanças entre seus contextos. Todas as questões aqui propostas e suas interrelações buscam contextualizar, conceituar e encaminhar aspectos de grande importância para a percepção, primeiramente, de contextos que levam a pensar a pré-produção e a realização da fotografia cinematográfica das obras. Cada uma delas, por sua vez, enunciou a seu tempo, a ousadia de uma ação criativa que traduzia (e traduz) uma dimensão íntima, mas pública, ainda olhada com pudor e conservadorismo: a representação do orgasmo. Lembrando que essa não é apenas uma história da censura, mas também, e principalmente, da transgressão. | por |
dc.description.abstract | The research aims to the representation of orgasm in the cinematography of three European films Êxtase (1933); Último Tango a Parigi (1972) e La Vie D´Adèle – Chapitres I et II (2013) films in which the motor aesthetic experience is sex (and orgasm). It is well known that cinema lived, in its beginnings, a moment of great freedom, but, didn‘t take long for movie industries to impose censorship of all kinds. Both, sex and orgasm, are part of the imagery rhetoric of cinema can be an audiovisual diary of human questions, prospects, fantasies and experiences, as many authors argue. Through the films chosen the dissertation seeks to reflect about the body, eroticism, pornography and orgasm in society considering that, they are treated as a projection of the real, represented (in)faithfully on screen. In all movies: sex as a social experience of aesthetic importance. These films also are historically important for cinematic art. To form such an intention was chosen weave reports on the body, orgasm and desire. In the plot was important interlacing and also scale the differences of film approaches about eroticism and pornography. Also was chosen traverse about the limitations socially imposed to the film manifestations of nudity - and afterwards, sexual intercourse - were systematized and regulated through a series of maneuvers of censorship codes, reports and other strategies of various reactionary groups. It was important also illustrate that the transgression was present in every moment of tightening censorship in an attempt to free the creative power in the construction of actions of those (and other) film narratives here, also, illustrated. Therefore, the direction of photography –and the work done by it - was chosen to articulate issues of filmic order that the analysis made from reading images and sounds of the three scenes in question - taking into consideration aesthetic and technical issues – illustrate, finally, differences and similarities between their contexts and approaches. All the proposed questions and their interrelationships seek to contextualize and conceptualize issues for the perception, at first, from contexts that lead to think about the pre-production and production of cinematographic photography of those works. Each, in turn, stated in its time, daring to a creative action that translate an intimate, but public, dimension, under a conservatism prism: the representation of orgasm. Recalling that this is also a story, not only from censorship, but mainly, from transgression. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-25T13:17:31Z No. of bitstreams: 1 LA PETITE MORT.pdf: 7655046 bytes, checksum: 2c5c4cd70ca612c972704685fc4c3649 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-06-25T13:17:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LA PETITE MORT.pdf: 7655046 bytes, checksum: 2c5c4cd70ca612c972704685fc4c3649 (MD5) Previous issue date: 2015-05-20 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Tuiuti do Parana | por |
dc.publisher.department | Comunicação e Linguagens | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UTP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Comunicação e Linguagens | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Sexo | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Fotografia | por |
dc.subject | Erotismo | por |
dc.subject | Pornografia | por |
dc.subject | Orgasmo | por |
dc.subject | Sex | eng |
dc.subject | Photography | eng |
dc.subject | Erotism | eng |
dc.subject | Pornography | eng |
dc.subject | Orgasm | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | La petite mort: três sôfregos momentos no cinema | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LA PETITE MORT.pdf | 7.48 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.