???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1394
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | O colégio Padre Cláudio Morelli: um lócus de educação e formação de identidade “umbaraense” de 1912 a 1970 |
???metadata.dc.creator???: | Siqueira, Osvaldo Luís Meza |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Vechia., Ariclê |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Germinari , Geyso Dongley |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Viana, Ieda |
???metadata.dc.description.resumo???: | O bairro de Umbará, localizado num dos extremos mais distantes da cidade de Curitiba, foi, à princípio, uma colônia de imigrantes italianos formada no ano de 1887. Isolado por conta da distância e do acesso extremamente difícil por razão das péssimas estradas e pelo barro, o bairro se desenvolveu a parte da cidade criando um jeito de ser, agir e pensar que definiu seus moradores com uma identidade muito própria e singular. Fundado em 1912, como uma escola paroquial das Irmãs Zeladoras do Sagrado Coração de Jesus, o colégio Padre Cláudio Morelli passou a representar através de sua cultura escolar um lugar de formação e manutenção dessa identidade chamada umbaraense. Uma instituição escolar reflete não só as leis, as normas, as teorias pedagógicas em voga, mas também, representa uma cultura escolar própria, diretamente relacionada com o meio em que está inserida e do qual faz parte. |
Abstract: | The neighborhood of Umbará, located in one of the most distant ends of the city of Curitiba, was at first a colony of Italian immigrants formed in the year 1887. Isolated because of the distance and the extremely difficult access because of the bad roads and the mud , the neighborhood developed the part of the city creating a way of being, acting and thinking that defined its residents with a very unique and unique identity. Founded in 1912, as a parochial school of the Sisters of the Sacred Heart of Jesus, the Padre Claudio Morelli School came to represent through its school culture a place of formation and maintenance of this identity called Umbaraense. A school institution reflects not only the laws, norms, pedagogical theories in vogue, but also, it represents a school culture of its own, directly related to the environment in which it is inserted and of which it is part. |
Keywords: | Educação Cultura escolar Estudo das instituições escolares Identidade Education School Culture Study of school Institutions, Identity |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Tuiuti do Parana |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UTP |
???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Mestrado em Educação |
Citation: | Siqueira, Osvaldo Luís Meza. O colégio Padre Cláudio Morelli: um lócus de educação e formação de identidade “umbaraense” de 1912 a 1970. 2014. 115 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1394 |
Issue Date: | 19-Dec-2014 |
Appears in Collections: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
COLEGIO PADRE.pdf | 3.57 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.