Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1372
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosa, Daniele Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782533455552034por
dc.contributor.advisor1Garcia, Joe Assis-
dc.contributor.referee1Souza, Maria Antonia de-
dc.contributor.referee2Lüders, Valéria-
dc.date.accessioned2018-06-19T12:44:13Z-
dc.date.issued2014-11-26-
dc.identifier.citationRosa, Daniele Cristina. A construção da identidade racial de crianças negras na educação infantil. 2014. 103 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1372-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma investigação teórica sobre a visão de um grupo de professoras da Educação Infantil, que atuam no município de Curitiba, Paraná, sobre a construção da identidade racial entre crianças negras. De forma a compor o referencial teórico, realizaram-se leituras avançadas sobre os conceitos de identidade e identidade racial, por meio da exploração de textos de um grupo de teóricos que investigam a formação de identidade e questões sobre identidade negra, tais como: Woodward (2009), Hall (2009, 2001), Silva (2009, 2005) e Austin (1998). O referencial teórico apresenta, inicialmente, um breve histórico sobre o atendimento à infância, no contexto brasileiro, que considera proposições de teóricos como Merisse (1997), Marcílio (2006), Kuhlmann Junior (2006, 2005, 1999, 1998), Rosemberg (2005), Civiletti (1991), Kramer (1995), Didonet (2001), Haddad (1991) e Leite Filho qualitativa, de caráter exploratório, que utiliza o método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) para interpretar a visão das professoras sobre como participam na construção da identidade racial de crianças negras, na Educação Infantil. Por meio de desse método, foram elaboradas quatro categorias que permitiram interpretar o conteúdo das falas das professoras. Destaca-se, entre as contribuições teóricas desta pesquisa, a percepção de que a construção da identidade negra na Educação Infantil apresenta uma relação direta com as ações de cuidado praticadas pelas professoras quando atuam com as crianças. Por meio de do cuidado afetivo, na Educação Infantil, se exerce uma forma de ação educativa que ensina às crianças a se relacionarem com outros seres humanos, bem como se produz marcas na construção de suas identidades raciais.por
dc.description.abstractThis dissertation presents a theoretical investigation about the vision of a group of early childhood education teachers, who work in the city of Curitiba, Parana, on the formation of racial identity in black children. In order to compose the theoretical framework, we perform advanced readings on the concepts of identity and racial identity through exploration of texts of a group of theorists who investigate the construction of identity and issues of black identity, such as: Woodward (2009), Hall (2009, 2001), Silva (2009, 2005) and Austin (1998). The theoretical framework initially presents a brief history about the care of children in the Brazilian context, which considers the writings of theorists as Merisse (1997), Marcílio (2006), Kuhlmann Junior (2006, 2005, 1999, 1998), Rosemberg (2005), Civiletti (1991), Kramer (1995), Didonet (2001), Haddad (1991) e Leite Filho (2001). In terms of methodology, this research presents a qualitative and exploratory nature, using the method of Content Analysis (BARDIN, 2011) to interpret the vision of the teachers on how they participate in the formation of racial identity of black children in kindergarten. Through this method we developed four categories which allowed to interpreting the content of the teachers‟ viewpoints. We emphasize, among the theoretical contributions of this research, the perception that the construction of black identity in early childhood education has a direct relation to the actions of caring practiced by teachers when they work with children. Through affective caring, in kindergarten, teachers exert a form of educational activity that teaches children to relate to other human beings, as well as affect the construction of their racial identities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-19T12:44:13Z No. of bitstreams: 1 A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE.pdf: 943346 bytes, checksum: 2ac434eac81b0e798323c33845a98c3c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-19T12:44:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE.pdf: 943346 bytes, checksum: 2ac434eac81b0e798323c33845a98c3c (MD5) Previous issue date: 2014-11-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectRelações raciaispor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectRacial relationseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA construção da identidade racial de crianças negras na educação infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE.pdf921.24 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.