???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1369
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Kowalski, Beatriz Micaloski | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1615436139862869 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Daniel Vieira da | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Maria de Fátima Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2 | Franco, Adriana de Fátima | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-18T18:58:57Z | - |
dc.date.issued | 2011-09-13 | - |
dc.identifier.citation | Kowalski, Beatriz Micaloski. Políticas públicas para a educação inclusiva: análise das diretrizes curriculares no município de Curitiba (2000-2009). 2011.123 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1369 | - |
dc.description.resumo | Nesta dissertação, estudam-se as políticas públicas educacionais brasileiras, tendo como foco a Educação Inclusiva, as declarações internacionais e a influência delas na Educação Inclusiva brasileira nas Diretrizes Curriculares de Curitiba, nos anos de 2000 a 2009. O estudo contempla uma trajetória histórica da constituição do processo educativo brasileiro e concretiza-se nas políticas educacionais inclusivas no ano de 2009 no Município de Curitiba. As análises possibilitam perceber o modo como as relações políticas, sociais e econômicas estão estabelecidas. E, para não se incorrer no equívoco de uma visão fragmentada do objeto estudado, o método dialético materialista histórico fundamenta este trabalho. Compõe-se este estudo de seis capítulos. No primeiro capítulo, apresenta-se um histórico do processo educativo brasileiro. No segundo, discutem-se as políticas públicas que fundamentam a Educação Inclusiva da pessoa com deficiência, no período entre 1990 e 2010. No terceiro capítulo, aprofunda-se a Educação Inclusiva nas Políticas Públicas brasileiras. No quarto capítulo, discute-se a Educação Inclusiva no contexto do neoliberalismo. O quinto capítulo trata da análise documental do Currículo Básico de 1996 às Diretrizes Curriculares de 2009 de Curitiba, Estado do Paraná. | por |
dc.description.abstract | This research aims to study the Brazilian educational public policies, focusing the Inclusive Education, some international statements, and their influences on the Brazilian Inclusive Education found in Guiding Curricula of Curitiba from year 2000 up to 2009. Besides, this study intends to focus the story of either the Brazilian educational process, or those inclusive educational policies during the year of 2009 in Curitiba. These analyzes are important for the establishment of the perception of different ways of social, political, and economic relations due to the educational issues. This work is produced by the use of the historical dialectic materialism so that one shall not deviate from the main point. This study consists of six parts. The first chapter tells about the Brazilian educational process. In chapter two, public policies on the Inclusive Education for the handicapped between the years of 1990 up to 2010 are deepened. In chapter three, the Inclusive Education in the Brazilian Public Policies is analyzed. In chapter four, a discussion on the Inclusive Education inside the neo-liberalism context is provided. The chapter five deals with the 1996 Basic Curriculum to the 2009 Guiding Curricula in Brazil. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-18T18:58:57Z No. of bitstreams: 1 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A.pdf: 606726 bytes, checksum: cc920ecba9efe8deac6ef17b2460003c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-06-18T18:58:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A.pdf: 606726 bytes, checksum: cc920ecba9efe8deac6ef17b2460003c (MD5) Previous issue date: 2011-09-13 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Tuiuti do Parana | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UTP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Diretrizes curriculares. | por |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Guiding curricula | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Políticas públicas para a educação inclusiva: análise das diretrizes curriculares no município de Curitiba (2000-2009) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A.pdf | 592.51 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.