Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1365
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Música na escola: o canto coral, possibilidades e limites
???metadata.dc.creator???: Ribeiro, Jucélia Cristina 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Daniel Vieira da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Franco, Adriana de Fátima
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa tem como objeto de estudo a música na escola, especificamente sobre suas manifestações nas práticas de canto coral e sua relação no desenvolvimento humano de crianças e adolescentes. Objetiva-se investigar as possibilidades e limites da educação musical na escola, através da análise dos documentos legais e curriculares que orientam o ensino da música e a formação dos professores. Compreende-se a música como mediadora da prática social e do processo de desenvolvimento humano. A música constitui um atrativo potencial para a atividade humana, a partir da criação musical como produção social culturalmente produzida. Estuda-se o objeto da pesquisa a partir da perspectiva sócio-histórica do desenvolvimento humano da Psicologia, que compreende o homem na sua totalidade concreta, como sujeito histórico e relacional, que sintetiza suas experiências e conhecimentos, fruto de funções superiores psíquicas que lhe permitem apropriar-se da produção humana e integrar a sua consciência numa dinâmica progressiva de reflexão afetiva e cognitiva das próprias experiências. Nessa perspectiva foram analisados criticamente tanto o projeto de VilIa-Lobos e a concepção de Snyders sobre o ensino das alegrias da música. Percebeu-se que o projeto de canto orfeônico de Villa-Lobos, ainda que centrado no ensino da música, serviu como meio de comunicação ideológica do Estado. No caso da proposta de Snyders considera-se que ainda que o autor apresente uma fundamentação teórica sobre as alegrias da música na perspectiva da pedagogia progressista, falta uma análise concreta sobre a realidade e as relações sociais que determinam o processo da atividade musical. Com base nisso, estudaram-se as políticas públicas para o ensino de música nas escolas, das possibilidades materiais e da formação dos professores, frente aos desafios da Lei n° 11.769 de 2008, lei da obrigatoriedade da oferta dos conteúdos de música nas escolas públicas. Assim, a dissertação constitui uma possibilidade de reflexão do movimento educativo-musical na história da educação brasileira, principalmente no que se refere ao ensino de música do canto coral
Abstract: La pesquisa tiene como objeto de estudio Ia música en Ia escuela, especificamente sobre sus manifestaciones en Ias prácticas de canto coral y su relación en el desenvolvimiento humano de nifíos y adolecentes. Se objetivo investigar Ias posibilidades y límites de Ia educación musical en Ia escuela, a partir de una análisis de los documentos legales y curriculares que orientan Ia ensefíanza de Ia música y Ia formación de los profesores. Se comprende Ia música como mediadora de Ia práctica social y dei proceso de desarrolIo humano. La música constituye un atractivo potencial para Ia actividad humana, a partir de Ia criación musical como producción social culturalmente producida. Se estudia el objeto de Ia pesquisa a partir de Ia perspectiva sócio-histórica deI desarrolIo humano de Ia Psicología, que comprende el hombre en su totalidad concreta, como sujeto histórico y relacional, que sintetiza sus experiencias y conocimientos, fruto de funciones superiores psíquicas que le permiten apropriarse de Ia producción humana y integrar su consciencia en una dinâmica progresiva de reflexión afectiva y cognitiva de Ias propias experiencias. En esa perspectiva fueron analisados criticamente tanto el proyecto de Villa-Lobos y Ia concepción de Snyders sobre Ia ensefianza de Ias alegrias de Ia música. Se percibió que el proyecto de canto orfeônico de Vi lIa-Lobos, aunque centralizado en Ia ensefíanza de Ia música, sirvió como medio de comunicación ideológica dei Estado. En el caso de Ia propuesta de Snyders se considera que aunque el autor presente una fundamentación teórica sobre Ias alegrias de Ia música en Ia perspectiva de Ia pedagogia progresista falta un análisis concreto sobre Ia realidad y Ias relaciones sociaIes que determinan el proceso de Ia actividad musical. Con base en eso, se estudiaron Ias políticas públicas para Ia ensefíanza musical en Ias escuelas, de Ias posibilidades materiales y de Ia formación de los profesores, frente a los desafios de Ia da Lei n" 11.769 de 2008, ley de Ia obligatoriedad de Ia oferta de los contenidos de música en Ias escuelas públicas. Así, Ia disertación con tituye una posibiIidad de reflexión deI movimiento educativo-musical em Ia história de Ia educación brasilefía, principalmente a 10 que se refiere a Ia ensefíanza de música deI canto coral. Palavras-chave: Ensefíanza de Música. Canto Coral. Lei n. 11.769/2008.
Keywords: Ensino de Música
Canto Coral
Lei n° 11.769/2008
Ensefíanza de música
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Ribeiro, Jucélia Cristina. Música na escola: o canto coral, possibilidades e limites. 2012. 92 f.. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1365
Issue Date: 28-Feb-2012
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MUSICA NA ESCOLA.pdf46.2 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.