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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A educação popular para além do capital social: a conscientização como possibilidade de desreificação do ser social
???metadata.dc.creator???: Contreras, Humberto Silvano Herrera 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Sidney Reinaldo da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pereira, Maria de Fátima
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mesquida, Peri
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta dissertação é estudar, a necessidade, as possibilidades e os limites de uma Educação Popular para além do Capital Social como um movimento para a desreificação humana frente a uma forma de educar as pessoas para se adequarem às instituições sociais do capitalismo. A atualidade do objeto de estudo da pesquisa, Educação Popular e Capital Social, é tão concreta por estas apresentarem-se na conjuntura atual como processos de formação humana, que ao mesmo tempo que contraditórios imiscuem-se no cenário contemporâneo. Daí o questionamento central da pesquisa: Até que ponto a concepção de educação popular de tradição freiriana possibilita analisar e criticar a formação do capital social? Para isso, discutem-se, os conceitos de empoderamento e conscientização, oriundos do Capital Social e da Educação Popular respectivamente, como duas lógicas abstratas de formação humana, mas como práticas ligadas às condições materiais e humanas de reprodução social. Este estudo de fundamentação histórico-ontológica concebe a dialética entre humanização e alienação, como possibilidade de compreensão de que a humanização se da pelo trabalho, entendido aqui, como ‘auto-construção histórica’ do ser humano, como processo evolutivo de ontologização do ser social. O estudo mostra que a Educação Popular se consolidou como uma prática pedagógica no Brasil e na América Latina, que propõe um modo de formação humana, de conscientização e politização. Paralelamente, mostrou-se de como a concepção de Capital Social tende-se a impor como uma nova forma de politização ou participação cívica e que, nas últimas décadas, tem avançado cada vez mais em termos das políticas públicas apropriando-se do discurso da Educação Popular e disseminando-se como um produto de resultados eficientes, uma forma de garantir eficiência e eficácia das instituições existentes. O Capital Social, ainda que polissêmico, tem, neste texto, a compreensão dos Estados Unidos e divulgada no Brasil por certos grupos que objetivam um novo modelo de formação humana que vincula a necessidade de perpetuação política das instituições liberais com a proposta de formação cívica dos grupos considerados marginalizados e excluídos. No estágio atual do capitalismo é compreensível o avanço das propostas de formação do Capital Social, porque elas articulam mercado-democracia como valores centrais da realização humana comunitária, reificando as instituições e a formação humana. Este estudo aponta críticas ao capital social retomando a educação popular para além do capital.
Abstract: El objetivo de esta disertación es estudiar, la necesidad, las posibilidades y los límites de una Educación Popular más allá del Capital Social como un movimiento para la desreificación humana frente a una forma de educar las personas para adecuarse a las instituciones sociales del capitalismo. La actualidad del objeto de estudio de la pesquisa, Educación Popular y Capital Social, es tan concreta por éstas se presentaren en el contexto actual como procesos de formación humana, que al mismo tiempo en que contradictorios se inmiscuyen en el escenario contemporáneo. De ahí el cuestionamiento central de la pesquisa: Hasta qué punto la concepción de Educación Popular de tradición freiriana posibilita analizar y criticar la formación del Capital Social? Para eso, se discuten, los conceptos de empoderamiento y concientización, oriundos del Capital Social y de la Educación Popular respectivamente, como dos lógicas abstractas de formación humana, mas como prácticas ligadas a las condiciones materiales y humanas de reproducción social. Este estudio de fundamentación histórico-ontológica concibe la dialéctica entre humanización y alienación, como posibilidad de comprensión de que la humanización se da por el trabajo, entendido aquí, como ‘auto-construcción histórica’ del ser humano, como proceso evolutivo de ontologización del ser social. El estudio muestra que la Educación Popular se consolidó como una práctica pedagógica en Brasil y en la América Latina, que propone un modo de formación humana, de concientización y politización. Paralelamente, se mostró de cómo la concepción de Capital Social tiende a imponerse como una nueva forma de politización o participación cívica y que, en las últimas décadas, ha avanzado cada vez más en termos de las políticas públicas apropiándose del discurso de la Educación Popular y diseminándose como un producto de resultados eficientes, una forma de garantir eficiencia y eficacia de las instituciones existentes. El Capital Social, aunque polisémico, posee, en este texto, la comprensión de los Estados Unidos y divulgada en Brasil por ciertos grupos que objetivan un nuevo modelo de formación humana que vincula la necesidad de perpetuación política de las instituciones liberales con la propuesta de formación cívica de los grupos considerados marginalizados y excluidos. En el nivel actual del capitalismo es comprensible el avanzo de las propuestas de formación del Capital Social, porque ellas articulan mercado-democracia como valores centrales de la realización humana comunitaria, reificando las instituciones y la formación humana. Este estudio apunta críticas al Capital Social retomando la Educación Popular más allá del capital.
Keywords: Educação popular
Capital social
Ontologia do ser social
Educación popular
Ontologia del ser social
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Contreras, Humberto Silvano Herrera. A educação popular para além do capital social: a conscientização como possibilidade de desreificação do ser social. 2011. 170 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1358
Issue Date: 28-Mar-2011
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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