Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1357
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFalchetti, Shani-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3321352664260551por
dc.contributor.advisor1Prado, Eliane Mimesse-
dc.contributor.referee1Franco, Adriana de Fátima-
dc.contributor.referee2Lüders, Valéria-
dc.date.accessioned2018-06-15T12:40:00Z-
dc.date.issued2009-12-08-
dc.identifier.citationFalchetti, Shani. Formação do professor em educação inclusiva: um estudo da relação teórico/prática. 2009. 194 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1357-
dc.description.resumoTem-se claro que a formação do professor é o elemento basilar na construção e reconstrução do conhecimento por meio das práticas pedagógicas. O objeto de pesquisa é a Formação do Professor para a Educação Inclusiva - critério ditado pelo Estado – tendo em vista a necessidade premente de se trabalhar a mesma mais detalhadamente nas licenciaturas para a formação de professores. Objetiva-se investigar nos Cursos de Licenciatura nas Universidades da Cidade de Curitiba, a formação teórico/prática sobre a educação inclusiva; identificar a formação acadêmica dos professores que atuam na disciplina de educação inclusiva e o conteúdo que é ministrado nessa disciplina; conhecer como são elaborados os conteúdos mínimos da educação inclusiva; verificar quais são as perspectivas futuras sobre o aluno em formação com base no ensino curricular que insere a educação inclusiva na prática docente e apontar como é construída a formação docente nesses cursos. Para tanto serão utilizados documentos legais provindos da ONU (2006); da legislação brasileira e da UNESCO (1994). Teóricos como Mantoan (2006), Nóvoa (2002) e Rodrigues (2003), são também estudados. Realizou-se pesquisa qualitativa com coordenadores e professores dos Cursos de Licenciatura referidos por meio de entrevistas e análise documental da matriz curricular das quatro Universidades selecionadas. Os resultados indicam que a disciplina de educação inclusiva está presente em alguns dos cursos analisados, fato que atende de forma parcial às disposições das políticas educacionais brasileiras de formação docente para a educação inclusiva.por
dc.description.abstractIt is clear that teacher education is the basic element in the construction and reconstruction of knowledge through teaching. The object of research is the Teacher Education for Inclusive Education - a criterion established by the state - in view of the urgent need to work on it further to the undergraduate teacher education. It aims to investigate the degree courses at universities in the city of Curitiba, the theoretical training and practice of inclusive education, to identify the academic background of teachers who work in the discipline of inclusive education and content that is taught in this discipline, know how they are prepared the minimum levels of inclusive education, to verify what the future prospects of the student in training based on curricular issuing the inclusive education in teaching practice and indicate how it is built teacher training in these courses. To be used as legal documents emanating from the UN (2006), the Brazilian legislation and UNESCO (1994). Theorists such as Mantoan (2006), new (2002) and Roberts (2003) are also be studied. Carried out qualitative research coordinators and teachers of Degree Courses mentioned in interviews and documentary analysis of the curricular framework of the four universities selected. The results indicate that the discipline of inclusive education is present in some of the courses analyzed, a fact that partially meets the provisions of the Brazilian educational policy of training teachers for inclusive education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-06-15T12:40:00Z No. of bitstreams: 1 FORMACAO DO PROFESSOR.pdf: 847310 bytes, checksum: 5ecbf50ed0ab157c9cb3f795643dcb85 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-15T12:40:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FORMACAO DO PROFESSOR.pdf: 847310 bytes, checksum: 5ecbf50ed0ab157c9cb3f795643dcb85 (MD5) Previous issue date: 2009-12-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectIncludingeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação do professor em educação inclusiva: um estudo da relação teórico/práticapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMACAO DO PROFESSOR.pdf827.45 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.