Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1350
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A construção da convivência democrática no ensino fundamental
???metadata.dc.creator???: Medeiros, Viviane Cristina 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Garcia, Joe
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Maria Cristina Borges da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Carrasco, Pablo J. Castro
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta uma investigação qualitativa e exploratória, do tipo etnográfico, sobre a construção da convivência democrática no contexto do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede municipal de Curitiba. O objetivo foi identificar as singularidades das práticas educativas que participam da construção da convivência democrática na escola. A pesquisa foi desenvolvida nas seguintes etapas: elaboração do referencial teórico, realização do trabalho de campo e análise. O referencial teórico foi elaborado a partir de autores como Apple e Beane (2001), Araújo (2002, 2004), Puig et al. (2000), Fierro Evans e Tapia (2013), Fierro Evans (2012, 2015), Fierro Evans, Carbajal Padilha e Martinez-Parente (2010), Fierro Evans e Fortoul Ollivier (2015), Mena e Rodríguez (2003), Mena (2008, 2011), Garcia (2014), Jares (2008), Córdoba; Del Rey e Ortega-Ruiz (2014), Carbajal Padilha (2013), entre outros. Para a coleta de dados em campo, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, tal como sugerem Bogdan e Biklen (1991). Ao todo, foram entrevistados quatorze participantes, entre eles: professores, alunos, funcionários, equipe gestora e pedagógica. O critério de seleção para a escolha dos participantes foi o envolvimento com as práticas educativas democráticas realizadas no cotidiano daquela escola. A seleção seguiu critérios de amostragem intencional por intensidade, encontradas em Patton (1990). Para a leitura interpretativa dos dados foi utilizado o método de Análise de Conteúdo, sob uma perspectiva proposta por Bardin (2011), com o qual elaboramos três categorias, que nos permitiram perceber algumas singularidades na construção da convivência daquela escola. São elas: legitimar as decisões; diálogo aberto e senso de coletividade. Dentre os resultados, podemos destacar que para os entrevistados, as singularidades presentes dentro das práticas educativas democráticas realizadas naquela escola englobam o envolvimento do coletivo nas ações da escola e que, para isso, é preciso compartilhar necessidades e também desejos que sustentem o modo como àquelas pessoas desejam viver juntas.
Abstract: This dissertation presents a qualitative and exploratory research, of the ethnographic type, on the construction of democratic coexistence in the context of Elementary School, in a public school of the municipal network of Curitiba. The objective was to identify the singularities of the educational practices that participate in the construction of democratic coexistence in the school. The research was developed in the following stages: elaboration of the theoretical reference, accomplishment of field work and analysis. The theoretical reference was drawn from authors such as Apple and Beane (2001), Araújo (2002, 2004), Puig et al. (2000), Fierro Evans and Tapia (2013), Fierro Evans (2008, 2012, 2015), Fierro Evans, Carbajal Padilha and Martinez-Parente (2010), Fierro Evans and Fortoul Ollivier (2015), Mena and Rodríguez (2003), Mena (2008, 2011), Garcia (2014), Jares (2008), Córdoba; Del Rey and Ortega-Ruiz (2014), Carbajal Padilha (2013), among others. For the data collected in the field, semi-structured interviews were applied, as suggested by Bogdan and Biklen (1991). In all, fourteen participants were interviewed, among them: teachers, students, employees, management and pedagogical staff. The criterion for the choice of participants was the involvement with the democratic educational practices carried out in the daily life of that school. Selection followed intentional sampling by intensity, found in Patton (1990). For the interpretative reading of the data, the Content Analysis method was used, from a perspective proposed by Bardin (2011), we elaborated three categories, which allowed us to perceive some singularities in the construction of the coexistence of that school. They are: to legitimize decisions; open dialogue and a sense of collectivity. Among the results, we can highlight that for the interviewees, the singularities present within the democratic educational practices carried out at that school include the involvement of the collective in the actions of the school and that, for this, it is necessary to share needs and also desires that sustain the way those people want to live together.
Keywords: Educação
Educação democrática
Convivência
Ensino fundamental
Education
Democratic education
Coexistence
Elementary school
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Medeiros, Viviane Cristina. A construção da convivência democrática no ensino fundamental. 2017. 116 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1350
Issue Date: 22-May-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A CONSTRUCAO.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.