Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1329
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Coaching de carreira: análise de uma intervenção em um grupo de alunos de graduação
???metadata.dc.creator???: Stachiu, Mariana 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Tagliamento, Grazielle
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo analisar uma intervenção de coaching de carreira em um grupo de alunos de cursos de graduação de uma faculdade particular, na cidade de Curitiba/PR. Buscou-se averiguar uma diferente forma de trabalho voltado para conscientização, o planejamento de carreira e a empregabilidade dos participantes, utilizando-se das ferramentas do coaching. Teve como abordagem epistemológica a psicologia social comunitária, que compreende o homem em suas relações, com o intuito de conscientizar e facilitar a relação das pessoas em um contexto grupal. Para buscar compreender e analisar a intervenção do coaching de carreira em grupo, foram realizadas oito sessões de coaching de carreira com os alunos e entrevistas individuais antes e depois da intervenção, assim como a observação da mesma, caracterizando esta pesquisa como qualitativa. Participaram desta pesquisa-ação 12 alunos nas entrevistas iniciais e 6 nas sessões de coaching e entrevistas finais, sendo que estes são dos cursos de administração, ciências contábeis, psicologia e fisioterapia de diferentes períodos e idades, de ambos os sexos e que se dispuserem voluntariamente a participar da pesquisa. Os dados dos relatos dos participantes e das observações cursivas foram tratados por meio da análise de conteúdo. Com este estudo, buscou-se contribuir para o incentivo de uma nova metodologia, que se utiliza de ferramentas de coaching e pode contribuir para uma maior conscientização e aperfeiçoamento da empregabilidade dos participantes. Serão apresentados nesta dissertação de mestrado dois artigos, com os títulos Empregabilidade e Planejamento de Carreira: uma Análise da Perspectiva de Alunos de Graduação e Coaching de Carreira: Desenvolvimento e Análise de uma Intervenção em um Grupo de Alunos de Graduação. O primeiro artigo foca nas perspectivas que os alunos têm a respeito da sua empregabilidade e de sua carreira, a partir da análise da primeira entrevista individual realizada com eles. Já o segundo artigo aborda o processo e os resultados do coaching de carreira realizado com os alunos participantes desta pesquisa.
Abstract: This article presents the analysis of the initial interviews with a group of students of a private higher education institution, located in Curitiba / PR . The analysis focused on the issues of perspective that students have regarding their employability and professional career. These interviews prior an intervention group in which some of the students who participated answered interviews. The intervention occurred through the use of coaching methodology and epistemology of community social psychology . Twelve students participated in the interviews, the courses of administration, accounting, psychology and physiotherapy from different periods and ages, who volunteered to participate on. The interviews were conducted, consisting of 19 questions. The responses from the interviews were transcribed and linked to the categories: (a) vocational choice, (b) perceptions of the labor market, (c) employability, (d) life project , and (e) preparation for the job market. Content analysis was used as a form of assessment. It was observed that students know 9 little about the subject employability and seek to develop their career through studies, contact with other people, languages and professional courses, practical experiences, such as internships, and seek to improve their personal skills and competencies. Thinking about career and professional future generates contradictions in students. Some feel anxiety and anguish and others have feelings of happiness and achievement. The professional future is now thought, however inarticulate with reality and concrete plans.
Keywords: Coaching
Carreira
Empregabilidade
Grupo
Psicologia social comunitária
Employability
Career planning
Undergraduates
Community social psychology
???metadata.dc.subject.cnpq???: PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Psicologia
Citation: Stachiu, Mariana. Coaching de carreira: análise de uma intervenção em um grupo de alunos de graduação. 2013. 85 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1329
Issue Date: 9-Dec-2013
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COACHING DE CARREIRA.pdf819.95 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.