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dc.creatorDel-Vechio , Roberta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8046438283815543por
dc.contributor.advisor1Fischer, Sandra-
dc.contributor.referee1Araujo, Denize-
dc.contributor.referee2Fort, Monica-
dc.contributor.referee3Mendes, Maria Cristina-
dc.contributor.referee4Vivan, Luiz Alberto-
dc.date.accessioned2018-05-17T13:24:18Z-
dc.date.issued2018-03-26-
dc.identifier.citationDel-Vechio , Roberta. Arranjos estéticos e produção de moda nos figurinos em cinema como formato de publicidade das marcas de luxo. 2018. 294 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1317-
dc.description.resumoModa e figurino em cinema conseguem construir relações e intersecções. Quando a narrativa estabelece essas relações, em alguns contextos, o Figurinista compõe o figurino com marcas de luxo. Trabalhar o universo do luxo já é por si só investigar a produção de visualidade, a articulação do design com a imagem de marca, a produção de um mundo de desejo, a construção de predicados sociais. O luxo incorporado ao figurino amplia o poder de enunciação, uma enunciação publicitária, pois ao utilizar marcas de luxo nas vestimentas das personagens, propaga-se a imagem das marcas com suas respectivas propostas identitárias. Mesmo que na produção de moda o nome da marca não esteja declarado como na mensagem comercializada em espaço de mídia (como ações de product placement), certamente, a propagação da identidade das marcas de luxo pelo figurino traz identidade para personagens, visibilidade para as marcas e para a produção cinematográfica. A tese que se defende é que o figurino em cinema, quando composto por arranjos estéticos e produção de moda, utilizando marcas de luxo, produz uma determinada imagem de moda, tem potencialidade enunciativa e se revela, nesse contexto, em um formato de publicidade com características diferentes, em que a marca de luxo na composição do figurino é reconhecida pelo seu design, por seu atributo identitário, concebendo-se desta forma o termo Luxury brand costume placement. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória, com a utilização de múltiplos estudos de casos e tem como objetivo suscitar a concepção que ao articular marcas luxo nos arranjos estéticos e na produção de moda dos figurinos em cinema, os mesmos se configuram como publicidade. Para atingir o objetivo da pesquisa, o corpus empírico compreende a investigação de um recorte realizado na produção cinematográfica (filmes produzidos de 2013 a 2017), cujos figurinos apresentam arranjos estéticos e a produção de moda com marcas de luxo – não caracterizados como product placement. O fio norteador são as teorias que estudam a produção de sentido (Eric Landowsky) a Enunciação (José Luiz Fiorin) e a Enunciação Midiática Publicitária (Ivan Barbosa e Eneus Trindade). Contudo, ao abordar o Figurino em Cinema (que imbrica roupa e corpo), a tese relaciona dois campos distintos, A Publicidade e a Moda de Luxo – as teorias que contribuem para refletir a respeito dessas duas instâncias também são abordadas para fortalecer as bases das argumentações da tese proposta. Com os resultados, constatou-se que o figurino em cinema articulado com as marcas de luxo, com o corpo e com a performance, cria um discurso híbrido, sincrético em um formato de publicidade com características peculiares, cuja estetização e estilos de vida das personagens são projetados por uma performance encenada (não posada) em que a imagem de moda gerada pelo figurino enuncia um discurso que tem suas marcas, suas astúcias, ligadas a códigos de reconhecimento das marcas de luxo e, portanto, tem-se um Placement, uma aparição da marca de luxo articulada ao figurino.por
dc.description.abstractFashion and costume in cinema can build relations and intersections. When the narrative establishes these relations, in some contexts, the Costume Designer composes the costume with luxury brands. Working the luxury universe is by itself investigate the production of visuality, the design articulation with the brand image, the production of a desire world, the construction of social predicates. The luxury incorporated into the costume increases the power of enunciation, an advertising enunciation, because when using luxury brands in the characters costume, the image of the brands with their respective identity proposals is spread. Even though in fashion production the name of the brand is not declared as in the marketed message in media space (as product placement actions), certainly, the propagation of the luxury brands identity by the costume brings identity to characters, visibility for the brands and for cinematographic production. The thesis that is defended is that the costume in cinema, when composed by aesthetic arrangements and fashion production, using luxury brands, produces a certain fashion image, has enunciative potentiality and is revealed, in this context, in an advertising format with different characteristics, in which the luxury brand in the costume composition is recognized by its design, by its identity attribute, thus conceiving the term Luxury brand costume placement. The research is characterized as qualitative, exploratory, with the use of multiple cases studies and aims to arouse the conception that when articulating luxury brands in the aesthetic arrangements and fashion production of the costumes in movies, they are configured as advertising. In order to reach the study objective, the empirical corpus contains the investigation of a selection made in cinematographic production (movies produced from 2013 to 2017), whose costumes present esthetic arrangements and fashion production with luxury brands - not characterized as product placement. The guiding thread is the theories that study the production of meaning (Eric Landowsky) the Enunciation (José Luiz Fiorin) and the Advertising Mediatic Enunciation (Ivan Barbosa and Eneus Trindade). However, in approaching the Costume in Cinema (which includes clothing and body), the thesis relates two distinct fields, Advertising and Luxury Fashion - the theories that contribute to reflect about these two instances are also approached to strengthen the arguments bases of the proposed thesis. With the results, it was verified that the cinema costume articulated with the luxury brands, with the body and with the performance, creates a hybrid, syncretic discourse in an advertising format with peculiar characteristics, whose aesthetics and lifestyles of the characters are projected by a performance staged (not posed) in which the fashion image generated by the costume enunciates a discourse that has its marks, its wiles, linked to recognition codes of the luxury brands and, consequently, there is a Placement, a appearance of the luxury brand articulated to the costume.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-05-17T13:24:18Z No. of bitstreams: 1 ARRANJOS ESTETICOS.pdf: 11946299 bytes, checksum: a0b3356123619cd70ac2db1e0a14868f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-17T13:24:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARRANJOS ESTETICOS.pdf: 11946299 bytes, checksum: a0b3356123619cd70ac2db1e0a14868f (MD5) Previous issue date: 2018-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArranjos estéticospor
dc.subjectProdução de modapor
dc.subjectFigurino em cinemapor
dc.subjectMarcas de luxopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectAesthetic arrangementseng
dc.subjectFashion productioneng
dc.subjectCinema costumeeng
dc.subjectLuxury brandseng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subject.cnpqCOMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpor
dc.titleArranjos estéticos e produção de moda nos figurinos em cinema como formato de publicidade das marcas de luxopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

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