Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1304
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBatista, Iracema Dimaria Evangelista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9713673919859986por
dc.contributor.advisor1Kafrouni, Roberta-
dc.contributor.referee1Moura Junior, James Ferreira-
dc.contributor.referee2Polli, Gislei Mocelin-
dc.date.accessioned2018-05-10T14:38:59Z-
dc.date.issued2016-06-29-
dc.identifier.citationBatista, Iracema Dimaria Evangelista. O ensino da psicologia social comunitária nos cursos de graduação em psicologia nas instituições de educação superior do sul do Brasil: concepções teóricas. 2016.107 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1304-
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de uma pesquisa que teve como finalidade conhecer o panorama atual da disciplina Psicologia Social Comunitária (PSC) nos cursos de Psicologia das Instituições de Educação Superior (IES) do Sul do Brasil. Busca-se com esta pesquisa analisar o marco teórico conceitual das disciplinas PSC e/ou similares, nos cursos de graduação em Psicologia das IES do Sul do Brasil. Para o desenvolvimento dessa discussão abordou-se o contexto histórico da disciplina de Psicologia Social, o contexto histórico em que a Psicologia se efetiva como curso de graduação no Brasil, o seu reconhecimento e a inserção da disciplina PSC. A metodologia incide no levantamento bibliográfico e documental junto as IES analisadas, sendo a pesquisa de caráter descritivo, e dividida em duas etapas. Na primeira etapa identificaram-se as IES do Sul do Brasil, que ofertam os cursos de graduação em Psicologia. A segunda etapa tratou da coleta e análise dos dados, compreendendo as seguintes dimensões: Matrizes curriculares, ementas e bibliografias (quando disponibilizadas) utilizadas nas disciplinas. Constatou-se que um número reduzido de IES ofertam a disciplina. No entanto, embora esse número seja pequeno, salienta-se que quando a oferta ocorre, a disciplina é geralmente obrigatória. Observou-se uma sobreposição da disciplina Psicologia Social em relação à disciplina Psicologia Social Comunitária e/ou similares, tanto na dimensão das ementas quanto das bibliografias. Esta constatação sugere pouca compreensão da especificidade da disciplina por parte das instituições formadoras, o que pode acarretar prejuízo à formação do (a) psicólogo (a) no que concerne à PSC.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a survey that aimed to know the current situation of the Community Social Psychology (PSC) discipline in Psychology courses of Higher Education Institutions (HEIs) in Southern Brazil. This research intents to analyze the conceptual and theoretical framework of disciplines PSC and/or similar, in graduation courses in Psychology (HEI) in southern Brazil. For the development of this discussion we address the historical context of the discipline of Social Psychology, the historical context in which Psychology is effective as graduation course in Brazil, its recognition and inclusion of the discipline PSC. The methodology focuses on bibliographical and documentary survey along the analyzed HEIs, being a descriptive research, and divided in two stages. In the first stage were identified the HEI in Southern Brazil that offer graduation courses in Psychology. The second stage dealt with the data collection and analysis , including the following dimensions: curriculum matrices, contents and bibliographies (when available) used in the disciplines. It was found that a small number of HEI offer the discipline. However, although this number is small, it is noted that when the offer takes place, discipline is usually mandatory. There was an overlap of Social Psychology discipline in relation to the discipline PSC and / or similar, both in the size of the contents as bibliographies. This finding suggests little understanding of the specificity of the subject by the educational institutions, which might be prejudicial to the formation of the psychologist regarding the PSC.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2018-05-10T14:38:59Z No. of bitstreams: 1 O ENSINO DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITARIA.pdf: 1139073 bytes, checksum: 6b103c3f5d0eb95906b32131f494cb52 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-10T14:38:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O ENSINO DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITARIA.pdf: 1139073 bytes, checksum: 6b103c3f5d0eb95906b32131f494cb52 (MD5) Previous issue date: 2016-06-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectPsicologia social comunitáriapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectPsychologyeng
dc.subjectCommunity social psychologyeng
dc.subjectFormationeng
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.titleO ensino da psicologia social comunitária nos cursos de graduação em psicologia nas instituições de educação superior do sul do Brasil: concepções teóricaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.