Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1298
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPortella, Roseni Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5489649571786722por
dc.contributor.advisor1Camargo , Denise-
dc.contributor.referee1Wanderbroocke, Ana Cláudia Nunes de Souza-
dc.contributor.referee2Ferrarini, Norma da Luz-
dc.date.accessioned2018-05-10T12:55:29Z-
dc.date.issued2016-06-16-
dc.identifier.citationPortella, Roseni Aparecida. Sentidos e significados das práticas educativas de mães de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade(tdah) sob o olhar da psicologia social comunitária. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1298-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivoconheceros sentidos e significados das práticas educativasde mães de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade -TDAH. Oreferencial teórico está fundamentadonas discussões de Vygotsky sobre sentido e significado e na teoria da subjetividade de González-Rey. É uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e analisadas por intermédio de Núcleos de Significação. O conhecimento dessa pesquisa servirá para orientar o planejamento de um grupo de apoio social a essas mães. Osresultados apontamcomo principais sentidos evidenciados pelas mãe, a proteção, uma ansiedade mobilizadora, o reconhecimento da subjetividade e da capacidades dos filhos. As dificuldades, bem como as estratégias de ação e os sentidos e significados das práticas educativas apontados pelas mães são contribuições importantes para pensar a construção de um grupo de apoio social a essas mães. Emergiu da análise das entrevistas alguns temas importantes como: o sentimento de sobrecarga de trabalho e responsabilidades dessas mães, a falta de redes de apoio e a vontade de participar de grupos de mães, as dificuldades do sistema de ensino padronizado, o apelo médico e das escolas quanto à medicalização, e a ansiedade das mães quanto à exclusão social de seus filhos, sendo este um fator gerador de ansiedades quanto ao futuro. Cabe portanto pensar no papel de educadores e de educandos, com um olhar atento às relações estabelecidas na sociedade, na interação pais-filhos/professores-aluno, repensando continuamente as práticas educativas, já que a sociedade não é estática e educação precisa acompanhar seu movimento, suas transformação.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand the meanings of the educational practices of mothers of children diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder - ADHD. The theoretical framework is based on Vygotsky's discussion of sense and meaning and theory of subjectivity González-Rey. It is a qualitative study with semi-structured and analyzed by purporting meaning cores interviews. Knowledge of this research will be used to guide the planning of a group of social support to these mothers. The results indicated that the main way evidenced by the mother, protection, a mobilizing anxiety, recognition of subjectivity and abilities of children. The difficulties and the action strategies and the meanings of educational practices given by the mother are important contributions to addressing the construction of a group of social support to these mothers. Emerged from the analysis of the interviews some important topics such as the feeling of workload and responsibilities of these mothers, lack of support networks and the willingness to participate in groups of mothers, the difficulties of standardized education system, medical appeal and schools as the medicalization and anxiety of mothers and social exclusion of their children, which is a key driver of anxieties about the future. It therefore think of the role of educators and students, with a close eye to the relations established in society, parent-child interaction / teacher-student, continually rethinking the educational practices, since society is not static and education need to track your movement , their transformation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Heloisa Silva (heloisa.silva@utp.br) on 2018-05-10T12:55:29Z No. of bitstreams: 1 SENTIDOS E SIGNIFICADOS.pdf: 809291 bytes, checksum: dd03c4715e1861c8ed144b849bd418d6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-10T12:55:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SENTIDOS E SIGNIFICADOS.pdf: 809291 bytes, checksum: dd03c4715e1861c8ed144b849bd418d6 (MD5) Previous issue date: 2016-06-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção e hiperatividadepor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectSentido e significadopor
dc.subjectAttention deficit hyperactivity disordereng
dc.subjectEducational practiceseng
dc.subjectSense and meaningeng
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpor
dc.titleSentidos e significados das práticas educativas de mães de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade(tdah) sob o olhar da psicologia social comunitáriapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SENTIDOS E SIGNIFICADOS.pdf790.32 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.