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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Sensibilização de profissionais da saúde quanto aos aspectos psicossociais das pessoas com anemia falciforme
???metadata.dc.creator???: Denardi, Vanilda de Fátima de Andrade Matos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Wanderbroocke, Ana Claudia Nunes de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Tagliamento, Grazielle
???metadata.dc.contributor.referee2???: Menegatti, Claudia Lucia
???metadata.dc.description.resumo???: A Anemia Falciforme (AF) é uma doença genética, hereditária, grave e incurável, mas o diagnóstico precoce e o tratamento adequado tornam possível um desenvolvimento e crescimento com qualidade às crianças afetadas. Este estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória visou à proposta de sensibilizar os profissionais da saúde para os aspectos psicossociais de pessoas com AF em um hospital público no Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de encontros com um grupo de discussão com profissionais de diferentes áreas da saúde. As participantes da pesquisa foram: 2 enfermeiras, 1 médica, 1 assistente social, 2 técnicas de enfermagem, 2 auxiliares de enfermagem, 1 professora, 1 assistente administrativo, as quais tinham idade entre 31 e 66 anos, e tempo de atuação profissional de 11 a 47 anos. Para a coleta de dados, foram realizados três encontros com duração de 35 minutos tendo por base três questões norteadoras: quais são os significados da AF?; como é (para o profissional) o seu atendimento à pessoa com AF?; como poderia ser o atendimento qualificado às pessoas com AF?, sendo uma pergunta para cada encontro. O grupo de discussão contou com 10 participantes no primeiro encontro, 9 participantes no segundo encontro e no terceiro encontro havia 6 participantes. As discussões foram gravadas em áudio, transcritas e posteriormente analisadas de acordo com os princípios do Construcionismo Social, dado ao fato que o conhecimento não é definitivo, mas sim está em constante renovação devido às interações entre as pessoas (Gergen & Gergen, 2010), bem como comungam Rasera e Japur (2001), o conhecimento é construído das relações entre as pessoas. As análises dos dados foram realizadas com base nos momentos marcantes que indicassem a produção dos sentidos com relação à AF e de modo que correspondessem com as propostas dos objetivos específicos. A intervenção proporcionou um encadeamento de reflexões em torno da AF, tais como: a abordagem na falha de comunicação no momento da notícia do diagnóstico para os pais, como também que as categorias que compõem as equipes de saúde, assim como das escolas, não detêm o conhecimento a respeito da doença; que a responsabilidade e o comprometimento para com a pessoa atendida apontam para as potencialidades como também para as insuficiências da equipe; e, por último, constata-se que a defasagem de conhecimento revela que existe a necessidade de serem capacitadas (as participantes) para o manejo dos aspectos psicossociais.
Abstract: Sickle-Cell Anemia (SCA) is a hereditary, serious and incurable genetic disease, but an early diagnosis and proper treatment make a quality growth and development possible for the affected children. This study – with a qualitative, descriptive and exploratory nature – intended to raise awareness among health professionals of the psychosocial aspects of people with SCA in a public hospital in Southern Brazil. The data collection occurred through meetings with discussion groups composed by professionals of different fields in the health area. The participants of the research were two nurses, one doctor, one social worker, two nursing technicians, two nursing assistants, one teacher, and one administrative assistant. They were all between 31 and 66 years old, with a professional experience time ranging from 11 to 47 years. In order to collect the data, three meetings were performed, lasting 35 minutes each. They were based on three guiding questions: What are the meanings of the SCA? What is the care of the person with SCA like (in the eyes of the professional)? And how could the qualified care of the people with SCA be? Each meeting was based on one of the listed questions. The discussion group was composed by ten participants in the first meeting, nine in the second one, and in the third meeting there were six participants. The discussions were audio recorded, transcribed and later analyzed according to the principles of Social Constructionism, given the fact that knowledge isn’t definitive, but in constant renewal due to the interactions between people (Gergen & Gergen, 2010). As argued by Rasera and Japur (2001), knowledge is built from the interactions between people. The data analysis was performed having as base the relevant moments that indicated the production of meaning regarding the SCA, and in a way that they matched the proposals of the specific goals. The exercise provided a chain of reflections about the SCA, such as the communication flaw when approaching the parents to report the diagnosis; the fact that the personnel that constitute the health staff, as well as the school team, don’t hold the knowledge regarding the disease; the team’s potentials and insufficiencies when it comes to the responsibility and commitment to the cared-for person; and finally, taking the knowledge insufficiency of the participants into account, it’s revealed the need for capacitation in order to better manage psychosocial aspects.
Keywords: Anemia falciforme
Equipe multiprofissional
Aspectos psicossociais
Humanização
Sickle-Cell Anemia
Multiprofessional team
Psychosocial aspects
Humanization
???metadata.dc.subject.cnpq???: PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Psicologia
Citation: Denardi, Vanilda de Fátima de Andrade Matos. Sensibilização de profissionais da saúde quanto aos aspectos psicossociais das pessoas com anemia falciforme. 2016. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1297
Issue Date: 30-Jun-2016
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

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