Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1296
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Contribuições para a construção de políticas públicas de orientação profissional no Brasil a partir de programas modelo
???metadata.dc.creator???: Suzuki, Egypcialinda Camargo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Polli, Gislei Mocelin
???metadata.dc.contributor.referee1???: Tagliamento, Grazielle
???metadata.dc.contributor.referee2???: Dias, Maria Sara de Lima
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho buscou identificar modelos que possam contribuir para que políticas públicas de orientação profissional possam ser pensadas, levando em conta Leis em vigor e projetos de lei em análise. Pesquisou-se na legislação vigente diretrizes que promovam ou regulamentem a orientação profissional, buscou-se ainda identificar projetos de Lei que visem a implantação de programas de orientação profissional no Brasil. O presente estudo foi dividido em duas etapas. A primeira, de pesquisa documental, em que foram analisadas Leis e Projetos de Leis Federais que versam a implantação da orientação profissional para estudantes. A segunda bibliográfica, em que foram encontrados na literatura artigos que apresentam programas de orientação profissional que podem ser utilizados como modelo e que possam contribuir na elaboração de Políticas Públicas de Orientação Profissional. Esta pesquisa identificou que a Legislação Brasileira não privilegia a orientação profissional como prática para alunos da escola pública. Na ausência de Políticas Públicas de Orientação Profissional este trabalho se propôs a analisar 8 modelos de Programas de Orientação Profissional que possibilitem a articulação de Políticas Públicas de Oirentação Profissional.
Abstract: This study aimed to identify models that can contribute to public policy professional guidance can be designed, taking into account laws in force and bills under consideration. We searched the legislation guidelines that promote or regulate the professional guidance, we sought to further identify Act projects aimed at the implementation of vocational guidance programs in Brazil. This study was divided into two stages. The first of desk research, which were analyzed and Laws Project Federal Laws that deal with the implementation of vocational guidance for students. The second literature, they were found in the literature articles that present vocational guidance programs that can be used as a model and that can contribute to the development of public policies of vocational guidance. This research identified that the Brazilian legislation does not favor the vocational guidance as practice for public school students. In the absence of public policies of vocational guidance this work aimed to analyze 8 Career Guidance Program models that enable the articulation of Public Professional Oirentação Policies.
Keywords: Jovens
Orientação profissional
Políticas públicas
Young
Professional orientation
Public policy
???metadata.dc.subject.cnpq???: PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Psicologia
Citation: Suzuki, Egypcialinda Camargo. Contribuições para a construção de políticas públicas de orientação profissional no Brasil a partir de programas modelo. 2016. 69 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1296
Issue Date: 22-Jun-2016
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONTRIBUICOES PARA A CONSTRUCAO.pdf686.21 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.