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dc.creatorAndrade, Marcia Maria Razera de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/863098066271385por
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Cristina Borges da-
dc.contributor.referee1Boneti, Lindomar Wessler-
dc.contributor.referee2Ferreira, Naura Syria Carapeto-
dc.date.accessioned2018-05-08T13:56:41Z-
dc.date.issued2017-05-09-
dc.identifier.citationAndrade, Marcia Maria Razera de. Produção de sentido das práticas pedagógicas na socioeducação. 2017. 300 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1270-
dc.description.resumoA pesquisa tem como objeto o estudo das práticas pedagógicas desenvolvidas em duas unidades socioeducativas: O Centro de Socioeducação (CENSE) São Francisco, situado no município de Piraquara-PR e Centro de Socioeducação Curitiba, localizado no município de Curitiba-PR. A pesquisa visa analisar a produção de sentido na socioeducação por meio das práticas pedagógicas nas instituições socioeducativas selecionadas. Para tanto elencamos os seguintes objetivos específicos: identificar quais as finalidades da educação nas instituições socioeducativas de acordo com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos; definir o perfil dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem nas unidades de socioeducação estudadas: alunos e professores; analisar a concepção de escola relatada pelos adolescentes pesquisados; verificar quais as práticas pedagógicas desenvolvidas nestas unidades socioeducativas. Para a efetivação destes objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com levantamento de informações junto às instituições para elaboração do perfil dos jovens infratores e dos profissionais que os atendem. Foi realizada também uma análise documental e instrumentos de pesquisa destinados a alunos e profissionais das unidades, visando a apreensão das finalidades da instituição e especificidades da dinâmica interna das unidades socioeducativas, focando especialmente nas práticas pedagógicas. A pesquisa se justifica, uma vez que seus resultados poderão contribuir para a formação dos adolescentes durante o período de internação e para suprir a escassez de produção de trabalhos sob o tema. O problema de investigação se orienta para a reflexão sobre os limites e possibilidades de uma unidade socioeducativa para o cumprimento de sua finalidade fundamental, conforme prevê a legislação, ou seja, a formação dos jovens infratores durante seu processo de internamento. Entre as principais referências teóricas estão Adorno (1999), Altoé (2009), Bauman (2012), Dias (2011), Franco (2015), Spink (2013) e Veiga (2000). A pesquisa apresenta abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio de fonte documental e pesquisa de campo. A partir da análise dos dados coletados conclui-se que dependendo de como se conduz a prática pedagógica o resultado corresponde a produção de sentido na escolarização. Sabendo que as práticas direcionam os conteúdos ensinados e determinam o grau de envolvimento dos alunos, a pesquisa analisou estas práticas de acordo com a perspectiva da produção de sentidos.por
dc.description.abstractThe aim of this research is to study the educational practices developed in two socio-educational units: The São Francisco Socio-Education Centre (CENSE), located in the city of Piraquara-PR and the Socio-Education Centre Curitiba, located in the city of Curitiba-PR. This research aims to analyse the production of meaning in the social education through pedagogical practices in the selected socio-educational institutions. In order to do so, we set out the following specific objectives: to identify the purposes of education in socio-educational institutions according to the modality of Youth and Adult Education; Define the profile of the subjects involved in the teaching and learning process in the social education units studied: students and teachers; analyse the conception of school reported by the adolescents surveyed; to verify the educational practices developed in these socio-educational units. To achieve these objectives, a survey was carried out with the institutions to elaborate the profile of young offenders and the professionals who serve them. A documentary analysis and the production of research instruments were also carried out, such as questionnaires aimed at students and professionals of the studied units, aiming at the apprehension of the purposes of the institution and specificities of the internal dynamics of the socio-educational units, focusing especially on educational practices. The research is justified, since its results may contribute to the training of adolescents during the period of hospitalization and to fill the shortage of output of works under the theme. The research problem is oriented to the reflection on the limits and possibilities of a socio-educational unit for the fulfilment of its fundamental purpose, as foreseen by the legislation, that is, the training of young offenders during their internment process. Among the main theoretical references are Adorno (1999), Altoé (2009), Bauman (2012), Dias (2011), Franco (2015), Spink (1999) and Veiga (1989). The research presents a qualitative approach and as it is being done through documentary and field research, it is expected that the research contributes to indicate advances and challenges related to educational practices in the socio education and the production of meanings of a meaningful education for the life of teenagers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Heloisa Silva (heloisa.silva@utp.br) on 2018-05-08T13:56:41Z No. of bitstreams: 1 PRODUÇÃO DE SENTIDO.pdf: 6390147 bytes, checksum: 44b0c105424f4f092848ba564eccb933 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-08T13:56:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRODUÇÃO DE SENTIDO.pdf: 6390147 bytes, checksum: 44b0c105424f4f092848ba564eccb933 (MD5) Previous issue date: 2017-05-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectSocioeducaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectAdolescentes infratorespor
dc.subjectProdução de sentidopor
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectSocio educationeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectTeenage offenderseng
dc.subjectProduction of meaningeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProdução de sentido das práticas pedagógicas na socioeducaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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