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dc.creatorMoretti, Claudia Andriguetto Maoski-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7340055943972048por
dc.contributor.advisor1Ribas, Angela-
dc.contributor.referee1Guarinello, Ana Cristina-
dc.contributor.referee2Rosa, Marine Raquel Diniz da-
dc.date.accessioned2018-05-07T19:08:22Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.citationMoretti, Claudia Andriguetto Maoski. Avaliação longitudinal de audição e linguagem em crianças de 0 a 2 anos de idade auditiva, usuárias de implante coclear. 2016. 66 f.. Dissertação( Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1258-
dc.description.resumoO implante coclear configura-se, atualmente, como um grande aliado da reabilitação auditiva de surdos com perdas severas e profundas, tanto é que muitos países já adotaram esta terapêutica e investem cada vez mais no diagnóstico precoce da surdez em crianças e intervenção clínica antes de um ano de idade. No Brasil, o implante coclear é realidade nos serviços público e privado, e no Paraná o Hospital Pequeno Príncipe implanta o dispositivo na população pediátrica desde 2010. Avaliar o perfil audiológico e monitorar adequadamente os avanços em linguagem oral e percepção auditiva é essencial para o sucesso do procedimento em crianças pequenas, e foi em função desta necessidade que foi elaborada a Escala de Desenvolvimento de Audição e Linguagem – EDAL, protocolo que tem por finalidade verificar os benefícios alcançados junto aos pais das crianças implantadas, durante os dois primeiros anos após ativação do implante. Objetivo: Caracterizar o desempenho auditivo e de linguagem oral em crianças implantadas com menos de dois anos de idade auditiva por meio do EDAL-1. Método: Para atingir o objetivo proposto foram desenhados três estudos: a) revisão de literatura para descrever o desenvolvimento de linguagem de crianças pequenas frente à perda auditiva e sua avaliação; b) aplicação do teste em crianças normouvintes para estabelecer a curva de normalidade do teste; c) aplicação do teste para caracterizar o desempenho auditivo e de linguagem em crianças implantadas com menos de dois anos de idade auditiva. Trata-se de um estudo experimental de caráter descritivo. Participaram da pesquisa 141 crianças divididas em dois grupos: o controle com 92 crianças normoouvintes, e o experimental com 49 crianças surdas acompanhadas audiologicamente durante os dois primeiros anos após a ativação do implante. As crianças normo-ouvintes passaram por avaliação auditiva e os pais responderam ao EDAL-1. As crianças implantadas passaram por avaliação otorrinolaringológica e fonoaudiológica a cada três meses e os pais responderam ao EDAL-1 em cada sessão. Resultados: Foi possível verificar que existem diversos protocolos destinados à avaliação de crianças surdas, porém, todos de origem internacional e adaptados à realidade brasileira. O EDAL-1 mostrou-se de fácil aplicação pelo pesquisador e de fácil compreensão pelos pais. A média das respostas encontradas no grupo controle mostra uma escala crescente acompanhando a evolução da idade cronológica: 3 meses - 34 pontos, 6 meses – 54 pontos, 9 meses - 73 pontos, 12 meses - 82 pontos, 15 meses - 87 pontos, 18 meses - 91 pontos, 21 meses - 92 pontos e 24 meses - 95 pontos. No grupo experimental os resultados são piores, porém também possuem configuração ascendente: 3 meses - 29 pontos, 6 meses – 43 pontos, 9 meses - 42 pontos, 12 meses - 44 pontos, 15 meses - 61 pontos, 18 meses - 66 pontos, 21 meses - 72 pontos e 24 meses - 87 pontos. Conclusão: O estudo descreveu o impacto negativo que a perda auditiva tem sobre o desenvolvimento da linguagem oral em crianças. Estabeleceu a curva de normalidade para o EDAL-1. Determinou as médias e desvios que podem ser considerados como padrão de normalidade do EDAL-1. Descreveu resultados do EDAL -1 de crianças surdas implantadas e comparou-os com a curva de normalidade. Verificou que as crianças surdas implantadas tiveram resultados piores que as crianças ouvintes com o mesmo período de experiência auditiva.por
dc.description.abstractCochlear implant sets up currently as a great ally of hearing rehabilitation of deaf people with severe and profound losses, so that many countries have already adopted this treatment and are increasingly investing in early diagnosis of deafness in children and clinical intervention before one year of age. In Brazil, the cochlear implant is reality in the public and private services and, in Paraná State Little Prince Hospital implanted the device in children since 2010. To evaluate the audiological profile and adequately monitor the progress in oral language and auditory perception is essential for the success of the procedure in young children, and because of this need was drawn hearing and Language Development Scale - EDAL, protocol which aims to verify the benefits achieved with the parents of the children implanted during the first two years after activation implant. Objective: To characterize the auditory performance and oral language in children implanted under two years of age hearing through EDAL-1. Method: To achieve this purpose were designed three studies: a) review of the literature to describe the development of language in small children in front of hearing loss and its evaluation; b) test application in normal hearing children to establish the normal test curve; c) application of the test to characterize the auditory and language performance in implanted children under two years of age hearing. This is an experimental study of a descriptive nature. The participants were 141 children divided into two groups: control group with 92 children with normal hearing and the trial group with 49 deaf children followed audiologically during the first two years after the activation of the implant. The normal hearing children underwent auditory evaluation and parents responded to EDAL-1. Implanted children underwent ENT (ear, nose, and throat) and speech therapy evaluation every three months and parents responded to EDAL-1 in each session. Results: It was possible to verify that there are several protocols for the assessment of deaf children, however, all of them from international origin and adapted to the Brazilian reality. The EDAL-1 was shown to be easily applied by the researcher and easily understood by parents. The average of the responses found in the control group shows an increasing scale following the evolution of chronological age: 3 months - 34 points, 6 months - 54 points, 9 months - 73 points, 12 months - 82 points, 15 months - 87 points, 18 months - 91 points, 21 months - 92 points and 24 months - 95 points. In the experimental group the results are worse, but also have an ascendant configuration: 3 months - 29 points, 6 months - 43 points, 9 months – 42 points, 12 months - 44 points, 15 months - 61 points, 18 months - 66 points, 21 months - 72 points and 24 months - 87 points. Conclusion: The study described the negative impact that hearing loss has on the development of oral language in children. Normal curve for EDAL-1 was established. It was determined the average and deviations that can be considered as the normal standard for EDAL-1. It was described the results of EDAL -1 in implanted deaf children and compared them with normal curve. It was found that the implanted deaf children had worse results than hearing children with the same period of listening experience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by maria oliveira (maria.oliveira@utp.br) on 2018-05-07T19:08:22Z No. of bitstreams: 1 AVALIACAO LONGITUDINAL.pdf: 887021 bytes, checksum: a08c301001801397ed3ca5fed43c2ab7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-07T19:08:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AVALIACAO LONGITUDINAL.pdf: 887021 bytes, checksum: a08c301001801397ed3ca5fed43c2ab7 (MD5) Previous issue date: 2016-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranapor
dc.publisher.departmentDistúrbios da Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Distúrbios da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAudiçãopor
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectImplante coclearpor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectProtocolos clínicospor
dc.subjectHearingeng
dc.subjectSpeech therapyeng
dc.subjectCochlear implantseng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectClinical protocolseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleAvaliação longitudinal de audição e linguagem em crianças de 0 a 2 anos de idade auditiva, usuárias de implante coclearpor
dc.typeDissertaçãopor
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