Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1243
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desenvolvimento de audição e linguagem em crianças surdas implantadas: Análise de resultados a partir do edal-2
???metadata.dc.creator???: Martins Filho, Renato Riesemberg Gabriel 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ribas, Ângela
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gonçalves, Cláudia Giglio de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Conto, Juliana de
???metadata.dc.description.resumo???: O advento da obrigatoriedade do teste da orelhinha a partir de agosto de 2010 facilitou o acesso ao diagnóstico, a indicação e a intervenção precoce para as crianças com perda auditiva. Avanços na tecnologia das próteses auditivas e o crescente reconhecimento da eficácia do implante coclear tanto para adultos como para crianças, aliados a política do Sistema Único de Saúde com o fornecimento gratuito destas próteses, levou a um aumento do número de crianças implantadas nos serviços de saúde auditiva públicos e privados. Avaliar e monitorar o perfil audiológico destas crianças é fundamental para o sucesso da terapia fonoaudiológica com vistas ao desenvolvimento da audição e da linguagem oral. Em Curitiba, o Hospital Pequeno Príncipe, que trabalha com a população pediátrica, faz implantes desde 2010, onde devido a esta necessidade, sua equipe de fonoaudiólogos desenvolveu a Escala de Desenvolvimento da Audição e Linguagem, protocolo composto por 4 provas, que avalia os benefícios do implante coclear nos primeiros anos após a implantação. Objetivo: Analisar os resultados do desenvolvimento de audição e linguagem em crianças surdas implantadas, com idade auditiva entre dois e cinco anos, através da Escala de Desenvolvimento da Audição e Linguagem. Método: Revisão sistemática de literatura para determinar os protocolos utilizados para avaliação de audição e linguagem da população pediátrica na rotina dos serviços de implantes cocleares brasileiros; Aplicação da Escala de Desenvolvimento da Audição e Linguagem - parte 2, em crianças normouvintes, com idade entre dois e cinco anos, para estabelecer a curva de normalidade do teste; Aplicação da Escala de Desenvolvimento da Audição e Linguagem - parte 2, em crianças implantadas com idade auditiva entre dois e cinco anos, para caracterizar o desempenho auditivo e de linguagem comparando com o grupo de crianças normouvintes. Trata-se de um estudo experimental de caráter descritivo. Participaram da pesquisa 126 crianças divididas em dois grupos: controle com 102 crianças normouvintes, e estudo com 24 crianças surdas implantadas. Resultados: Constatou-se que no cenário brasileiro há grande heterogeneidade de protocolos sendo utilizados para avaliação de audição e linguagem na rotina dos serviços brasileiros de implante coclear, em especial com a população pediátrica, sendo a grande maioria deles de origem estrangeira. Foi possível determinar a curva de normalidade da Escala de Desenvolvimento da Audição e Linguagem - parte 2, em crianças ouvintes, e comparar resultados de crianças surdas implantadas. O protocolo mostrou-se eficaz no que se refere à verificação rápida de desenvolvimento de audição e linguagem oral. Conclusão: O estudo permitiu verificar que as crianças implantadas possuem respostas inferiores se comparadas com seus pares ouvintes, porém seu desenvolvimento é ascendente na medida em que aumenta a idade e a experiência auditiva.
Abstract: The advent of compulsory newborn hearing screening of August 2010 facilitated access to diagnosis, indication and early intervention for children with hearing loss. Advances in the technology of hearing aids and the growing recognition of the effectiveness of cochlear implants for both adults and children, allied to the policy of the Brazilian Unified Health System with the free supply of these prostheses, has led to an increase in the number of children implanted in the public and private hearing health services. Evaluating and monitoring the audiological profile of these children is fundamental for the success of speech therapy for the development of hearing and oral language. In Curitiba, the Pequeno Príncipe Hospital, which works with the pediatric population, perform implants since 2010, where due to this necessity, its team of speech therapists developed the Scale of Hearing and Language Development, a protocol composed of 4 tests, which evaluates the benefits of the cochlear implant in the first years after implantation. Objective: To analyze the results of hearing and language development in implanted deaf children, with hearing age between two and five years, through the Scale of Hearing and Language Development. Method: Three studies were carried out to achieve this objective: 1- Systematic review of literature to determine the protocols used to evaluate hearing and language of the pediatric population in the routine of Brazilian cochlear implant services; 2 - Application of the Scale of Hearing and Language Development - part 2, in normal hearing children, aged between two and five years, to establish the normality curve of the test; 3 - Application of the Scale of Hearing and Language Development - part 2, in implanted children with hearing age between two and five years, to characterize the hearing and language performance compared to the group of normal hearing children. This is an experimental study of a descriptive nature. The study included 126 children divided into two groups: control with 102 normal hearing children, and study with 24 deaf implanted children. Results: It was found that in the Brazilian scenario there is a great heterogeneity of protocols being used to evaluate hearing and language in the routine of Brazilian cochlear implant services, especially with the pediatric population, most of them being of foreign origin. It was possible to determine the normality curve of the Scale of Hearing and Language Development - part 2, on hearing children, and to compare the results of deaf implanted children. The protocol proved to be effective with regard to a rapid verification of hearing and oral language development. Conclusion: The study allowed verifying that implanted children have lower responses when compared to their hearing peers, but their development is increasing as their age and hearing experience increase.
Keywords: Audição
Criança
Implante coclear
Linguagem oral
Protocolo de avaliação
Surdez.
Child
Cochlear implant
Deafness
Evaluation protocol
Hearing
Oral language
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Distúrbios da Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Distúrbios da Comunicação
Citation: Martins Filho, Renato Riesemberg Gabriel. Desenvolvimento de audição e linguagem em crianças surdas implantadas: Análise de resultados a partir do edal-2. 2017.81 f. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1243
Issue Date: 18-Aug-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESENVOLVIMENTO DE AUDIÇÃO.pdf4.42 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.