Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1229
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Olhar e ser olhado: desejo e prazer na sala escura de A Rosa Púrpura do Cairo
???metadata.dc.creator???: Pinto, Vinícius Soares 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fischer, Sandra
???metadata.dc.contributor.referee1???: Guimarães, Denise Azevedo Duarte
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mendes, Maria Cristina
???metadata.dc.description.resumo???: As comparações entre a projeção fílmica na sala escura do cinema com o ato de fechar os olhos e começar a sonhar aproximaram as relações entre os estudos de cinema e da psicanálise. Duas áreas criadas quase que simultaneamente, no fim do século XIX, e que lidam com sujeitos, prazeres, desejos e imagem. Partindo deste cenário, surge o problema: será possível por meio de uma obra fílmica identificar e investigar as motivações que despertam prazeres e desejos no espectador na sala escura do cinema? A presente pesquisa, a partir de um recorte na obra do diretor norte-americano Woody Allen, selecionou como corpus o filme A Rosa Púrpura do Cairo (1985), pressupondo que a narrativa e a estética escolhidas pelo diretor contribuem na compreensão das associações entre o mundo do cinema e da psique. Portanto, a partir das análises fílmica e bibliográfica, esta dissertação tem como objetivo geral a busca em compreender como o filme de Allen funciona em termos de representação dos prazeres e desejos envolvidos na experiência espectatorial de quem frequenta a sala escura do cinema. Como objetivos específicos, busca-se contextualizar A Rosa Púrpura do Cairo na obra cinematográfica de Woody Allen, apresentar outros filmes que dialogam com a temática abordada, identificar o jogo de olhares entre os sujeitos na experiência de assistir a um filme, além de aprofundar a reflexão sobre os desejos do espectador ao transitar entre os ambientes de ficção e não-ficção. Para cumprir estes objetivos, a dissertação é dividida em três capítulos: o primeiro dedicado à apresentação e leitura crítica do filme de Allen, à comparação entre os ambientes de ficção e não-ficção, além de tratar de outras obras cinematográficas que se relacionam com a temática apresentada em A Rosa Púrpura do Cairo. No segundo capítulo, o foco é na experiência espectatorial na sala escura, aprofundando as motivações possíveis de atraem pessoas para a escuridão, os prazeres envolvidos no ato de olhar e as relações tecidas entre imagens fílmica e onírica. Por fim, no último capítulo, especula-se a respeito dos desejos vivenciados pelo espectador ao assistir a um filme na sala escura do cinema.
Abstract: The comparisons between the filmic projection in the dark room of the movie theater and the act of closing the eyes and beginning to dream approximated the relations between cinema studies and psychoanalysis. Two areas created almost simultaneously, at the end of the nineteenth century, both dealing with subjects, pleasures, desires and image. Starting from this scenario, the problem arises: will it be possible, through a film work, to identify and investigate the motivations that excite the pleasures and desires of the spectator in the dark room of the theater? The present research, using a cut in the work of American director Woody Allen, selected as corpus the film The Purple Rose of Cairo (1985), assuming that the narrative and aesthetics chosen by the director contribute to understanding the associations amidst the world of cinema and the psyche. Therefore, through the film and bibliographical analyzes, this dissertation has as its general objective the search to understand if Allen’s film is able to represent the pleasures and possible desires involved in the spectatorial experience of those who frequent the dark room of the movie theater. Having as specific objectives, the aim to contextualize The Purple Rose of Cairo in Woody Allen’s work, to present other films that dialogue with the subject, to identify the game of gazes between the subjects in the experience of watching a film, and also to deepen the reflection on the possible desires of the spectator when walking through fiction and non-fiction environments. To accomplish these objectives, the dissertation is divided into three chapters: the first devoted to the presentation and critical reading of Allen's film, the comparison between fiction and non-fiction environments, as well as showing other cinematographic works that converse with the theme presented in The Purple Rose of Cairo. In the second chapter, the focus is on the spectatorial experience in the dark room, deepening the possible motivations that draw people into the darkness, the pleasures involved in the act of looking at something or someone and the relationships built between filmic and dreamlike images. Finally, in the last chapter, one speculates on the possible desires of the viewer by experiencing a movie in the dark room of the cinema.
Keywords: Cinema e sala escura
Desejo
A Rosa Púrpura do Cairo
Cinema and dark room
Desire
The Purple Rose of Cairo
Woody Allen
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Pinto, Vinícius Soares. Olhar e ser olhado: desejo e prazer na sala escura de A Rosa Púrpura do Cairo. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1229
Issue Date: 17-Apr-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLHAR E SER OLHADO.pdf37.51 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.