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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uma análise comunicacional das redefinições na experiência de compra: o uso de dispositivos e o supermercado expandido
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Paula Izabela Nogueira Bartkiw 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marquioni, Carlos Eduardo
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa analisa variações recentes na experiência de compras cotidianas em um supermercado em função do uso de tecnologias. Contudo, considerando que compreender o passado é fundamental para entender o presente (o que, no caso deste trabalho envolve as transformações históricas relacionadas ao ato de comprar), são abordadas variações no processo executado pelo consumidor com do uso de tecnologias ‘na duração’ – desde os primórdios do varejo (Juracy Parente) até a hipermodernidade (Gilles Lipovetsky). A partir de 2010, a popularização da Internet e o uso das tecnologias de informação e comunicação nas atividades comerciais promoveram novas adaptações experienciais relativas ao consumo, definindo uma nova configuração comunicacional no setor supermercadista: há mudanças culturais (Raymond Williams) que podem ser observadas no modo como as relações, o trabalho e a comunicação se estruturam (Manuel Castells). A complexificação associada a tal reconfiguração justifica analisar as ações de consumo indo além da simples troca de mercadorias, mas incluindo também a atribuição de significados, além do estabelecimento de relações e afetos no ato de comprar (Daniel Miller), que passa a poder ocorrer em qualquer momento, lugar e hora. Procura-se, assim, compreender em que medida o supermercado redefine essas relações entre as escolhas de consumo, levando em consideração gostos e relações de afeto, cultura, identidades e a experiência de compra. Nesse sentido, o material empírico analisa a estrutura de compra digital. Para isso foram realizadas entrevistas diretas por meio de um questionário estruturado com 18 perguntas junto a consumidores on-line, participantes e seguidores da fan page de alguns dos supermercados presentes na rede social digital Facebook. A análise das respostas permitiu constatar que se estabelece, de fato, o que pode ser definida como uma experiência de compra ampliada pelo uso de dispositivos móveis (como os notebooks, smartphones e tablets), uma redefinição da própria cultura na era da mobilidade, que torna o espaço físico do supermercado uma extensão de casa, do trabalho, do lazer e do próprio indivíduo e que é abordado na dissertação como constituindo o ‘supermercado expandido’ da hipermodernidade.
Abstract: The research analyzes recent variations in the experience of everyday shopping in a supermarket due to the use of technologies. However, considering that understanding the past is fundamental to understanding the present (which in the case of this work involves the historical transformations related to the act of buying), we address variations in the process performed by the consumer with the use of technologies 'in duration' from the beginnings of retail (Juracy Parente) to hypermodernity (Gilles Lipovetsky). As of 2010, the popularization of the Internet and the use of information and communication technologies in commercial activities promoted new experiential adaptations related to consumption, defining a new communication configuration in the supermarket sector: there are cultural changes (Raymond Williams) that can be observed in the relationship, work and communication are structured (Manuel Castells). The complexity associated with such a reconfiguration justifies analyzing consumption actions going beyond of the simple exchange of commodities, but also including the attribution of meanings, as well as the establishment of relations and affections in the act of buying (Daniel Miller) which can occur at any time, place and time. This way, understand to what extent the supermarket redefines these relationships among consumer choices, taking into account tastes and relationships of affection, culture, identities, and the shopping experience. In this sense, the empirical material analyzes the digital purchase structure. For this purpose, direct interviews were conducted through a questionnaire structured with 18 questions with online consumers, participants and followers of the fan page of some of the supermarkets present in the digital social network Facebook. The analysis of the answers showed that what can be defined as an experience of purchase amplified by the use of mobile devices (such as notebooks, smartphones and tablets), a redefinition of the own culture in the age of mobility, which make the physical space of the supermarket an extension of home, work, leisure and the individual itself and which is addressed in the dissertation as constituting the 'expanded supermarket' of hypermodernity.
Keywords: Cultura
Consumo
Experiência de compra
Dispositivos móveis
Supermercado
Culture
Consumption
Shopping experience
Mobile devices
Supermarket
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Rodrigues, Paula Izabela Nogueira Bartkiw. Uma análise comunicacional das redefinições na experiência de compra: o uso de dispositivos e o supermercado expandido. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1227
Issue Date: 28-Apr-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

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