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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Percepção de acadêmicos de licenciatura a respeito da disciplina de libras
???metadata.dc.creator???: Iachinski, Luci Teixeira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Guarinello, Ana Cristina
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Berberian, Ana Paula
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Daniel Vieira da
???metadata.dc.description.resumo???: A Língua Brasileira de Sinais (Libras) tornou-se oficialmente a segunda língua no Brasil por meio do Decreto nº 5.626/2005, que explicita a obrigatoriedade da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura, Fonoaudiologia e Magistério. Tal medida leva a supor que o principal objetivo desta disciplina seja preparar os discentes para atuar com estudantes surdos no ensino regular. O objetivo deste estudo foi, então, analisar a percepção de acadêmicos de licenciatura a respeito da disciplina de Libras quanto a sua organização, a importância da mesma na sua formação profissional e seu conhecimento com relação à Libras e à surdez. Para tanto, foi realizada uma pesquisa mista com 59 acadêmicos de duas universidades localizadas no sul do Brasil, que cursavam licenciaturas e que já haviam finalizado essa disciplina. A coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação de questionário com questões abertas e fechadas a respeito da disciplina de Libras. Os resultados apontam que a maioria destes estudantes, antes de cursar a disciplina, não conhecia a Libras e nem pessoas surdas, mas após frequentá-la afirmam que esta foi importante para sua formação. Além disso, na visão dos alunos que cursaram a disciplina há uma tendência dos docentes em ensinar o vocabulário e gramática da língua de sinais, em detrimento de questões mais abrangentes acerca da surdez, dos surdos, e da própria inclusão. Também na visão dos discentes são destinadas poucas horas nas ementas desta disciplina, sendo que a maioria percebe que se tivesse uma carga horária maior poderia vir a tornar-se proficiente na língua. Concluiu-se que a disciplina de Libras está ocorrendo nas universidades, mas para que se torne efetiva são necessários investimentos na área da surdez, especialmente na formação de professores, para que os discentes das licenciaturas não tenham contato apenas com a Língua de Sinais enquanto sistema linguístico, mas com discussões abrangentes a respeito da educação de surdos
Abstract: Brazilian Sign Language (Libras) officially became Brazil’s second language through Decree 5,626/2005. This law states that Libras must be part of the curriculum for undergraduate degree courses to train speech and language therapists and teachers. The main objective of this law was to prepare the professionals studying in these courses (even to a basic extent) to work with Deaf students in regular education classrooms. Consequently, the objective of this study was to analyze the perceptions of undergraduate students about Libras, with regard to organization, the importance of this language for their professional training, and their understanding of Libras and deafness. This was accomplished by surveying 59 students in undergraduate teaching courses at two private universities in southern Brazil who had already studied Libras but were still attending university. Data was collected through a questionnaire. The results showed that most participants did not have knowledge on these topics, nor deaf people, but nevertheless stated that Libras was important to their professional training. Furthermore, to these students, lecturers have a tendency to teach vocabulary and grammar in detriment of more comprehensive subjects regarding deafness, deaf people, and inclusion itself. Also, according to the students, Libras subject's course load should be longer, as a majority of them understand that a more extended course load could make them proficient in this language. We conclude that Libras as a subject is present in the universities, but that more investments in the area of deafness are necessary to make it more effective, particularly with regard to Libras as a subject; these would allow undergraduate students to move beyond simple contact with sign language as a linguistic system to broader discussions on educating Deaf students.
Keywords: Disciplina de libras
Licenciaturas
Surdez
Libras course
Degree courses
Deafness
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Distúrbios da Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Distúrbios da Comunicação
Citation: Iachinski, Luci Teixeira. Percepção de acadêmicos de licenciatura a respeito da disciplina de libras. 2017. 100 f.. Dissertação( Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1214
Issue Date: 4-Dec-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

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